New here? Register. ×
×

Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

Escrito por Gilson Monteiro às 16:03 do dia 25 de abril de 2021
Sobre: Sem radicalizar
  • Pilotos de voo livre no Parque da Cidade / Foto: Alaor Filho
25abr

Pilotos de voo livre no Parque da Cidade / Foto: Alaor FilhoAo chegar ao Parque da Cidade para um protesto no alto do morro da Viração, neste domingo (25/4), um grupo de 35 pilotos de voo livre encontrou doze guardas municipais e seis PMs a postos para impedirem, mais uma vez, que saltassem da rampa que tem uma das vistas mais bonitas de Niterói. No sábado, já haviam sido proibidos de praticar o esporte. Marcaram a manifestação para hoje, mas não radicalizaram. O argumento dos guardas era de que o esporte fora proibido por decreto do prefeito Axel Grael, para combater a Covid.

Um representante dos pilotos leu em voz alta para os agentes de segurança todos os artigos do decreto. Em nenhum item está proibido o voo livre, assim como são permitidas a canoa havaiana e as regatas na Baía de Guanabara.

Com a mente arejada pelo vento, os pilotos solicitaram, ainda, aos agentes a ordem da proibição que estavam lhes impondo. Um dos agentes disse terem recebido “uma ordem verbal para proibir a prática desse esporte”.

Lido o decreto, como não havia restrição à prática de esportes individuais (à exceção do futebol de areia), os guardas liberaram a pista do Parque da Cidade.

O chefe do destacamento municipal dispensou o reforço da PM. Os pilotos posaram à sombra de um parapente amarelo e azul. Estavam satisfeitos por terem cometido uma boa ação: evitaram que os agentes incorressem no crime de abuso de autoridade.

Apesar de o bom senso ter prevalecido, o final somente não foi mais feliz para os pilotos.  Hoje o vento não estava soprando a favor deles e nenhum parapente decolou neste domingo de céu azul.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

  1. Às vezes a G C M quer fazer um trabalho de prevenção, mas, se não houver um documento escrito para se embasar, passa vergonha, ou entra no abuso de autoridade. Pelo menos os praticantes foram gentis, e não expulsaram os guardas de lé.

Comments are closed.