New here? Register. ×
×

Policiais proíbem voo livre no Parque da Cidade, mas decreto não cita atividade

Escrito por Gilson Monteiro às 14:38 do dia 24 de abril de 2021
Sobre: Voo proibido
  • voo proibido
24abr

voo proibidoA prática do voo livre foi proibida nesta sábado (24/4) no Parque da Cidade, que fica no Morro da Viração, em Niterói. Doze PMs e guardas municipais, agentes do Niterói Presente, ameaçaram apreender equipamentos dos pilotos depois que um deles, conhecido como Ceará, desafiou a ordem e saltou da rampa (veja o vídeo). Os esportistas disseram que haviam consultado o vice-prefeito, Paulo Bagueira, sobre a prática do voo livre. Ele teria dito que a atividade estaria incluída na lista de esportes individuais, permitida pelo decreto de restrições para enfrentamento da Covid.

Bagueira confirmou que teve uma reunião com representantes do voo livre, esta semana, mas disse à Coluna que “em momento algum houve autorização da retomada,  mesmo porque isso não é uma decisão que cabe ao vice-prefeito, mas ao comitê científico”. Acrescentou que foi agendada reunião dos esportistas com o secretário Executivo de Niterói, Bira Marques, para depois o assunto ser levado ao comitê.

Leia mais: Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

O  decreto 13.994/2021, que institui o “Novo Plano de Transição Gradual para o Novo Normal”, publicado no dia 17 de abril,  ocupou mais de 20 páginas do Diário Oficial. Com muitos artigos do que pode e do que não pode funcionar em Niterói, o documento já recebeu alguns remendos na edição do Diário Oficial do dia 20.

A atividade de voo livre não é citada nominalmente no decreto de Grael. Os pilotos de parapente e asa delta se basearam no artigo 17 da norma, que diz o seguinte:

Art. 17. É permitida a prática de atividades físicas individuais em praças, parques, praias e logradouros do Município, bem como nos espaços abertos de uso comum em áreas particulares, desde que não gere aglomerações e atenda os protocolos de isolamento recomendados – sendo que, nas praias, apenas das 06:00 às 10:00 horas e de 18:00 às 22:00 horas, a partir do dia 19 de abril de 2021.

O salto de parapente, segundo os praticantes, é um esporte individual. A rampa de saltos fica localizada em um parque, o da Cidade, e não estariam gerando aglomerações. Todos estavam usando máscaras, seguindo os protocolos sanitários preconizados pelo decreto.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Policiais proíbem voo livre no Parque da Cidade, mas decreto não cita atividade

    1. No próprio artigo 17 deixa bem claro: “desde que não gere aglomerações”.
      Quem conhece o parque da cidade em dia voo, sabe que cada parapente que decola, os turistas se aglomeram ao redor para acompanhar a decolagem e registrar fotografias. Não é o piloto de parapente que aglomera, na verdade o piloto gera a aglomeração. E nisso o artigo 17 se aplica. A prefeitura vem agindo a favor da vida, e esse posicionamento elegeu o prefeito com a maioria absoluta dos votos no 1o turno. Em primeiro lugar a saúde, depois o voo livre.

  1. Passou da hora dos praticantes do esporte tomarem medidas de infretamento dessas normas na qual muitos pilotos estao passando necessidades por nao poder trabalhar com o esporte ,chegou a hora de unir forcas e comecar a desobedecer a forca pos e a unica rampa do rio de janeiro com essas restricoes absurdas vindo de um ditadura irresponsavel e inaceitavel.

  2. Síndrome da pequena autoridade.

    O fato dos policiais ficarem conversando ali no local estão mais aglomerados do que um piloto voando sozinho.

    Ignorância pura.

  3. Este Ditadorzinho não tem noção de governar! Quer dizer q existe um Comitê Cientifico para dizer o q pode ou não funcionar. O sol das 10 as 18 está proibido!!! Aaafffeee

  4. EM BREVE O CARTÃO POSTAL DE NITEROI TERÁ COMO ILUSTRAÇÃO O PARQUE DA COLINA,,OU SEJA,UMA CIDADE MORTA,SEM VIDA,SEM ENERGIA POSITIVA,SEM ALEGRIA.TEM QUE ESTUDAR ALGUMA FORMA DE EXPULSAR ESTE PREFEITO LOUCO,QUE NUNCA ADMINISTROU NADA E ESTA LEVANDO LEVANDO NITEROI A TRISTEZA ABSOLUTA.

    1. Realmente um absurdo isso, hoje mesmo outros esportes nem tão individuais estavam sendo praticados na mesma região. Canoa havaiana de seis pessoas, iatismo, havia mais de 30 embarcações na baía e a maioria delas com mais de 5 tripulantes. Essa ação demonstra um certo preconceito com o voo livre em Niterói. Logo ele que está sempre presente nas imagens de publicidade da própria prefeitura. Já os esportes náuticos parecem ter um certo privilegio nessa gestão.

Comments are closed.