Publicidade
Notícias

Paulo Gustavo poderia ser nome de centro cultural em Icaraí, em vez de rua

Publicidade

Dentre as homenagens a Paulo Gustavo, o prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou nesta quarta-feira (05/05) a intenção de trocar o nome da Rua Moreira César, em Icaraí, pelo do ator. Melhor fará se batizar o futuro centro cultural do Cine Icaraí com o nome do querido artista niteroiense. Não precisa mexer no endereço de centenas de lojas, escritórios e consultórios instalados no point comercial mais famoso da cidade.

A prefeitura vai abrir consulta pública para saber se a população está de acordo com a troca de nome da Moreira César. Uma polêmica que certamente, seria decidida com mais uma piada de Paulo Gustavo.

Além do centro cultural que já tem projeto aprovado, a Confeitaria Beira Mar, frequentada e sempre lembrada por Paulo Gustavo, também pode homenagear o ator falecido na terça-feira (04/05), dando seu nome a um de seus salões requintados.

O brilhante e genial niteroiense tem todos os méritos para emprestar o nome a uma rua da cidade. O porém é que, quando prefeito e vereadores decidem fazer a troca, a lei dificilmente pega. Em que pese o currículo nada honroso e sanguinário do coronel Antonio Moreira César (1850/1897), várias outras vezes tentaram tirar o nome do militar das placas de Icaraí, sem sucesso.

É sabido o quanto Paulo Gustavo amava Niterói. Sua familiaridade com a Rua Moreira César, point da moda em Icaraí, vem de longe, desde quando trabalhou como vendedor da Swans. Ele era imbatível na venda de sapatos da loja. Tinha uma clientela de homens e mulheres que aumentava a cada dia.

Outra paixão, essa desde criança, era a Confeitaria Beira Mar, seu lugar preferido para as refeições. Chegava de repente para o café da manhã, para o almoço ou para o jantar, sempre agitado, a mil por hora. Dizia que a confeitaria da Moreira César era o seu relax. E que, como fazia muito exercício físico, podia abusar da dieta. Não resistia a uma torrada Petrópolis acompanhada ou por um chá inglês, um milkshake ou um banana split. No almoço ou no jantar escolhia sempre grelhados acompanhados de saladas. Quando fez o filme “Minha mãe é uma peça 2” prestigiou a confeitaria (foto), com cenas rodadas por entre os balcões e mesas que frequentava com gosto.

A troca de nome de ruas não pega somente através de leis ou decretos. A tradição sempre fala mais forte, ainda mais sendo a Moreira César um grande centro comercial conhecido além de Niterói. Do “coronel corta-cabeças”, que matou dezenas de presos para sufocar a Revolta da Armada, em Santa Catarina, ninguém mais lembra. Mas com certeza as centenas de comerciantes e prestadores de serviço estabelecidos na rua de Icaraí vão sofrer prejuízo com a mudança de nomenclatura do endereço. Vão ter que mexer em alvarás, registros de CNPJ e outras burocracias mais, num tempo em que a pandemia da Covid contamina seus negócios. Paulo Gustavo, na pele de Dona Hermínia, retrucaria com o bordão: “Vontade de dar nessa sua cara”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade