New here? Register. ×
×

Paulo Gustavo poderia ser nome de centro cultural em Icaraí, em vez de rua

Escrito por Gilson Monteiro às 15:28 do dia 5 de maio de 2021
Sobre: Niteroiense querido
  • paulo gustavo na Beira Mar
05maio

paulo gustavo na Beira MarDentre as homenagens a Paulo Gustavo, o prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou nesta quarta-feira (05/05) a intenção de trocar o nome da Rua Moreira César, em Icaraí, pelo do ator. Melhor fará se batizar o futuro centro cultural do Cine Icaraí com o nome do querido artista niteroiense. Não precisa mexer no endereço de centenas de lojas, escritórios e consultórios instalados no point comercial mais famoso da cidade.

A prefeitura vai abrir consulta pública para saber se a população está de acordo com a troca de nome da Moreira César. Uma polêmica que certamente, seria decidida com mais uma piada de Paulo Gustavo.

Além do centro cultural que já tem projeto aprovado, a Confeitaria Beira Mar, frequentada e sempre lembrada por Paulo Gustavo, também pode homenagear o ator falecido na terça-feira (04/05), dando seu nome a um de seus salões requintados.

O brilhante e genial niteroiense tem todos os méritos para emprestar o nome a uma rua da cidade. O porém é que, quando prefeito e vereadores decidem fazer a troca, a lei dificilmente pega. Em que pese o currículo nada honroso e sanguinário do coronel Antonio Moreira César (1850/1897), várias outras vezes tentaram tirar o nome do militar das placas de Icaraí, sem sucesso.

É sabido o quanto Paulo Gustavo amava Niterói. Sua familiaridade com a Rua Moreira César, point da moda em Icaraí, vem de longe, desde quando trabalhou como vendedor da Swans. Ele era imbatível na venda de sapatos da loja. Tinha uma clientela de homens e mulheres que aumentava a cada dia.

Outra paixão, essa desde criança, era a Confeitaria Beira Mar, seu lugar preferido para as refeições. Chegava de repente para o café da manhã, para o almoço ou para o jantar, sempre agitado, a mil por hora. Dizia que a confeitaria da Moreira César era o seu relax. E que, como fazia muito exercício físico, podia abusar da dieta. Não resistia a uma torrada Petrópolis acompanhada ou por um chá inglês, um milkshake ou um banana split. No almoço ou no jantar escolhia sempre grelhados acompanhados de saladas. Quando fez o filme “Minha mãe é uma peça 2” prestigiou a confeitaria (foto), com cenas rodadas por entre os balcões e mesas que frequentava com gosto.

A troca de nome de ruas não pega somente através de leis ou decretos. A tradição sempre fala mais forte, ainda mais sendo a Moreira César um grande centro comercial conhecido além de Niterói. Do “coronel corta-cabeças”, que matou dezenas de presos para sufocar a Revolta da Armada, em Santa Catarina, ninguém mais lembra. Mas com certeza as centenas de comerciantes e prestadores de serviço estabelecidos na rua de Icaraí vão sofrer prejuízo com a mudança de nomenclatura do endereço. Vão ter que mexer em alvarás, registros de CNPJ e outras burocracias mais, num tempo em que a pandemia da Covid contamina seus negócios. Paulo Gustavo, na pele de Dona Hermínia, retrucaria com o bordão: “Vontade de dar nessa sua cara”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

36 thoughts on “Paulo Gustavo poderia ser nome de centro cultural em Icaraí, em vez de rua

  1. Acho que o melhor e mais justo, seria dar o nome do Paulo Gustavo ao Centro Cultural no antigo Cine Icaraí, pois mesmo trocando o nome, a referência será sempre a “Moreira César”, fora os problemas que isto causaria

  2. Eu acho q nome de rua não tem nada haver, tinha sim q reformar o cinema Icaraí e colocar o nome dele mais q justo e uma estátua é colocar no campo de são Bento…❤

  3. Um Centro Cultural acho uma boa ideia. Basta de troca-troca de nomes de ruas! Assim se perde nossa história, se gera gastos para o município em um momento difícil e ainda gera confusão para todos.
    Merece homenagem, certamente! Mas que seja algo novo, que reverta em benefício para os cidadãos.

    1. Seria uma grande ingratidão do povo de Niterói negar ao Paulo Gustavo esta grande homenagem de batizar a rua do bairro onde ele nasceu e morou. Ele foi morador da Moreira César e é onde mora sua mãe. Seria também mais uma tristeza para esta senhora que ao sair de casa não poderá ter um pequeno consolo ao ver o nome do filho querido nas placas de sua rua, e constatar que o povo de sua cidade preferiu um militar paulista sanguinário que nada tem a ver com Niterói. Mas tenho certeza que o povo vai fazer esta justa homenagem a pessoa que mais divulgou positivamente a imagem da nossa cidade em toda a história.

      1. Coloca o nome dele no cinema Icaraí quando já estiver pronto para a reinauguração. Vai ser uma bela homenagem. Combina com ele.

  4. Não concordo com a mudança do nome da Rua.Paulo Gustavo deve,,sim ser homenageado .O Centro Cultural é o mais correto para levar o seu nome.

  5. O nome do Coronel Moreira César faz parte de uma história do Brasil sou contra a troca do nome. Niterói tem suas memórias boas ou ruins. Quantos políticos imortalizam seus familiares dando nomes à Escolas e logradouros públicos? Paulo Gustavo merece ser nome de Centro Cultural como o Cine Icaraí, por exemplo. O Professor Salvador Mata e Silva era um historiador que sabia a história de Niterói profundamente e, até hoje, os Vereadores de Niterói ainda não o homenagearam. Este ano completará 5 anos do seu falecimento!

  6. A ideia de mudar o nome da Moreira César é perfeita. O ator morou e trabalhou na rua e a frequentava assiduamente quando morava em Niterói. Ter o nome de um ator que só alegrou as pessoas e tanto divulgou positivamente Niterói na sua mais famosa e querida rua, ao invés de políticos ou militares, é a homenagem mais adequada ao Paulo Gustavo e um luxo para nossa cidade. Esse centro cultural ninguém sabe quando vai ficar pronto e não se pode garantir que daqui a alguns anos não vire um templo evangélico. Logo, logo se esquece deste coronel corta-cabeças. Já considero o endereço do meu apartamento na Rua Paulo Gustavo!

  7. Não concordo com mudança de nome de rua.
    Centro cultural tem mais a ver.

  8. Concordo com o Cinema Icaraí ter o nome do ator, mas se a obra demorar, poderia ser uma estátua na Praia de Icaraí. Ficaria muito bem homenageado e viraria mais um ponto turístico de Niterói. Mas , por favor, cuidar pra não haver vandalismo, como aconteceu com Drumond no.RJ.

  9. As gerações mudam, e os valores também. O que hoje, para nós, é justo, para aqueles daqui à 30 anos, não terá a mesma importância ! Um centro cultural seria a melhor ideia. Não deve o prefeito seguir a onda, para ser populista !

    1. O nome do cinema icarai seria o local mais apropriado ja que la esta previsro um centro cultutal.
      A Prefeitura tem que perder a mania de quere trocar nome de rua.
      A trabalheira que da aos moradores e comerciantes e enorme.

    2. Acho que devem dar o nome do Paulo Gustavo a um Centro Cultural, é mais a cara desse grande artista.

  10. Concordo o Cine Icaraí poderia ter o nome dele. Poderia colocar um busto dele no Campo de São Bento ou uma estátua sentanda num banco na praia de Icaraí

  11. Com o tempo o novo nome pega. Alguém se lembra que a Av. Roberto Silveira se chamava Estácio de Sá? E essa mudança não ocorreu há tanto tempo assim…

  12. Pode dar o nome da rua e o nome do Centro Cultural, uma coisa não exclui a outra. Nesse caso, considerando toda a comoção, o nome da rua vai pegar sim, pode ficar tranquilo. Aliás, a partir de hoje só me refiro a ela como rua Paulo Gustavo.

  13. Nome de rua é uma forma de imortalizar e nome de centro cultural seria outra forma de homenagem ! Voto nos dois ( Tira o tirano assassino da rua cheia de glamour em Icarai !!!!!)

  14. Acho perfeito dar o nome ao Centro Cultural. Totalmente desfavorável a trocar o nome da rua!

  15. O novo Mercado que está sendo construído ao lado da Ponte também poderia ter o nome dele. Ou a nova orla que está sendo construída na lagoa de Piratininga. Não mudaria o nome da Moreira César. Seria o mesmo que mudar o nome da Farme de Amoedo no Leblon.

  16. Acho que caberia melhor um Centro Cultural para homenageá-lo ao invés de uma rua devido a sua atividade.

    1. concordo. Porque não fazem obra e inaugura o cinema icarai com nome do Paulo Gustavo???

  17. Acho que já passou da hora de tirarmos esse nome do Moreira César.
    Rua Paulo Gustavo será ótimo e uma justa homenagem.
    Esse papo de prejuízos de comerciantes não cola mesmo…

    1. Saudades meu amigo!!!
      Entendo que um Centro Cultural (desde que saia) teria mais a cara dele.

    2. Justa homenagem é um Centro Cultural/um Cinema, ter o nome do ARTISTA PAULO GUSTAVO, que significa ARTE !!!

  18. Moro na Moreira Cesar. Nunca gostei de morar na rua com um nome de um coronel sanguinário que cortava cabeças, ajudou a acabar com Canudos e perseguiu Aymorés e Tupinambás. Prefiro morar em uma rua com o nome de um grande artista. Do modo que o Cinema Icarai ainda vai demorar a ficar pronto periga a idéia da homenagem ser esquecida. Prefiro morar na Paulo Gustavo.

  19. Para mim poderia colocar o nome Paulo Gustavo no Centro Cultural, antigo Cinema Icaraí, seria bem a cara dele, ok?

  20. Discordo da mudança de nome da rua Moreira César, que é conhecida por todos com tal nome.
    Paulo Gustavo merece sim a homenagem , mas que seja num centro cultural, num cinema ou num teatro.

  21. Concordo, ótima sugestão do novo Centro Cultural do Cinema Icaraí ter o nome do ator e ilustre niteroiense. Dois presentes para a cidade no mesmo local.

Comments are closed.