Publicidade
Notícias

Niterói perde Ivan Galindo, 81 anos, grande benemérito do Clube Central

Publicidade

A cidade perdeu ontem (22/11) o gentleman Ivan Moraes Galindo, uma das figuras mais atuantes, elegantes e simpáticas da sociedade niteroiense com atuação destacada na política fluminense. O ex-prefeito carioca Cesar Maia lamentou a morte do amigo, que lhe assessorou durante seus dois mandatos. O Clube Central decretou luto oficial por sete dias pelo fundador do Conselho Consultivo da agremiação.

Ivan Galindo sofreu um enfarte em casa. O velório está marcado para esta terça-feira (23/11), das 12h às 16h, no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina. Era casado com Elisabeth Lima Galindo e não deixa filhos.

César Maia lembra de Ivan Galindo como seu “querido amigo”. Em nota enviada à coluna, recorda haver trabalhado junto com “o impecável amigo dos amigos” por 20 anos. “Muito triste seu passamento. Será difícil me recuperar deste choque. Devo muito a ele onde eu estive”, conclui Cesar Maia.

Em nota de pesar publicada no Facebook, a diretoria do Clube Central descreve o percurso pessoal e profissional de Ivan Galindo. Agradece às décadas de sua vida dedicadas ao clube e ao engrandecimento social e cultural da entidade.

Há uma semana, Ivan Galindo recebeu a comenda da Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores da Polícia Militar. A veneranda irmandade foi criada há 170 anos com o objetivo de erguer a capela de Nossa Senhora das Dores (que está no pátio do quartel central da PM)  e amparar as viúvas e filhos de policiais militares.

Ivan Galindo gostava de andar bem-vestido. Seus blazers e ternos eram feitos pelo niteroiense Diógenes Cardoso, seu amigo alfaiate, o mesmo que faz os fardões da Academia Brasileira de Letras. Diógenes lamentou a morte de Ivan, “um homem de fino trato e elegância por natureza”.

Clube Central decreta luto de sete dias

O Clube Central, tradicional agremiação social de Niterói, emitiu a seguinte nota de pesar assinada pelos membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Corpo Consultivo:

“É com extremo pesar que o Clube Central decreta LUTO OFICIAL pelo falecimento do grande centraliano IVAN MORAES GALINDO, 81 anos, nosso Sócio Benemérito, ex-Presidente Executivo, Ex-Presidente do Conselho Deliberativo, Conselheiro Nato, fundador e atual Presidente do Corpo Consultivo. O velório ocorre nesta terça-feira, 23 de novembro, entre 12h e 16h, no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina.

Ivan Galindo dedicou décadas de sua vida ao Clube Central e ao engrandecimento social e cultural da nossa sociedade, sempre atuante em defesa da nossa coletividade, e certamente será para sempre lembrado como o maior centraliano de todos os tempos!

Durante a gestão do ex-presidente Marcos Nelson, foi ele o idealizador do Central Prime, uma enorme conquista para a valorização do patrimônio do Clube Central, sendo o protagonista da articulação com a SOTER, que manteve o prédio como propriedade do clube e gerou um aluguel mensal que trouxe uma significativa independência financeira para nossa instituição. Sua intenção sempre foi fazer com que o nosso centenário Clube Central pudesse ter condições de se sustentar e se tornar ainda mais longínquo, se possível eterno em nossa sociedade. Um sonho que temos que manter vivo através da Diretoria, Conselho Deliberativo e Corpo Consultivo, honrando o desejo e a memória do nosso clube e desse nobre centraliano!

Ivan foi ainda um dos fundadores e idealizadores da Associação de Clubes de Niterói (ACN) e um dos grandes responsáveis pela história de glamour e tradição não apenas do Clube Central, mas de outras agremiações da cidade.

Como Auditor da Receita Estadual (aposentado), é até hoje figura respeitada pelo trabalho que exerceu na Secretaria de Fazenda do Estado. Advogado, tendo uma vida dedicada também ao serviço público e ao bem comum. Exerceu diversos cargos importantes também na Prefeitura do Rio, onde foi Chefe de Gabinete do ex-Prefeito Cesar Maia durante seus dois mandatos.

Nos últimos anos, à frente do Corpo Consultivo do Clube Central, ao lado de grandes centralianos como José Tude e Marcos Nelson, Ivan comandou o movimento de resgate das tradições do clube após uma curta gestão de um Presidente Executivo que, lamentavelmente, desonrou a instituição. No final de 2019, finalmente ele celebrou o retorno da agremiação ao rumo que sempre sonhou, de volta a uma conduta ética e comprometida com a história de tradição, dignidade e honradez. Teve a alegria de reconduzir na última eleição o Presidente do Conselho, Fernando Tinoco, que esteve bravamente ao seu lado na luta em defesa da instituição, e ajudou a eleger o atual Presidente Marcos Costa e sua Diretoria.

Para sua alegria o Corpo Consultivo ganhou neste período mais dois membros, o ex-Presidente José Roberto Leite Lima, que presidiu a entidade no ano do centenário com louvor, e também a primeira mulher, que exerceu durante um ano o mandato de Presidente do Conselho, a sócia Maria Fernanda de Mattos Calil, que também presidiu a reunião histórica que aprovou a expulsão do quadro social daquele que fez mau uso dos recursos do clube.

Ivan Galindo deixa um legado enorme a ser preservado e honrado por aqueles que o conheceram de perto, que tiveram o prazer de receber seus conselhos e ensinamentos sobre tudo que representa o Clube Central para a história da nossa cidade e para a sociedade. Este grande centraliano viverá para sempre em nossos corações e como um verdadeiro patrimônio para a memória e identidade desta instituição centenária.

A Diretoria, o Conselho Deliberativo e o Corpo Consultivo decretam, portanto, luto oficial de 07 (sete) dias, expressando o respeito, o carinho, a admiração e a GRATIDÃO do Clube Central!

O Clube Central se solidariza profundamente com a viúva Beth, com todos os demais familiares e amigos neste momento de dor, rogando a Deus que conforte e fortaleça a todos.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

2 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

2 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

1 semana ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

1 semana ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago

Beneficiários da Ferj passam a ser atendidos pela Unimed Leste a partir de hoje

Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…

2 semanas ago
Publicidade