Publicidade
Notícias

Moradores da Região Oceânica de Niterói são reféns de trânsito caótico

Publicidade
Agente da NitTrans tenta controlar o trânsito no acesso a Camboinhas
O complicado acesso a Camboinhas e Piratininga no trevo do Multicenter

Os moradores da Região Oceânica de Niterói são os maiores reféns do trânsito caótico e sem controle do município. Neste feriadão de carnaval, bem como nos fins de semana de sol, os bairros praianos mais prejudicados são Camboinhas, Itacoatiara e, agora, Piratininga, este por conta de uma ciclovia mal planejada.

A NitTrans (Niterói Transporte e Trânsito) parece não apitar nada nesta confusão. Ao morador resta assistir como está caótico o trânsito, em tempo real, pelo aplicativo da NitTrans, alimentado por 28 câmeras de monitoramento. Na imagem do app, feita às 14h40m desta terça-feira (01/03), a entrada de Camboinhas era um nó só. Um agente de trânsito perdido no meio de carros e ônibus mal conseguia dar conta do pare e siga.

Dez minutos antes, o Trevo de Piratininga também dava mostras do estrangulamento que uma ciclovia mal planejada está provocando na Avenida Almirante Tamandaré. Esta é a via de acesso tanto a Camboinhas como a praia de Piratininga.

Só velejando

Como o prefeito Axel Grael sai nos fins de semana com seu veleiro da tranquila enseada de São Francisco, ele não sabe o que é ficar horas num engarrafamento dentro de um carro ou de um ônibus. Nem conhece o que é ser morador de uma pequena cidade de 500 mil habitantes sem o direito de sair e entrar em sua casa, receber uma visita, ou ir a um restaurante, a menos que resolva encarar um congestionamento penoso nesses dias ensolarados.

É o fim da picada para uma cidade que já foi a primeira em qualidade de vida. Hoje, a administração de Niterói vive preocupada com o marketing político anunciando obras suntuosas. Inacabadas ou, pior, superfaturadas, estas depois vão parar nas barras de uma Justiça lenta. Os processos acabam caindo no esquecimento do povo que continua votando nos sugadores do dinheiro público.

Marketing político

A Prefeitura, que gastou mais de R$ 420 milhões com a Transoceânica, deveria contratar uma empresa realmente capacitada e especializada em mobilidade urbana e trânsito para encontrar um sistema que minore o sofrimento do povo que mora, trabalha ou visita a região das praias. A via expressa até hoje não mostrou serventia. Pouquíssimos ônibus circulam por ela, enquanto os carros se espremem nas pistas laterais, deixando os moradores da região prisioneiros em suas próprias casas nos dias de praia.

É inadmissível que uma prefeitura que cobra um dos IPTUs mais caros do país, só se preocupe com a politicagem mantendo mais de 60 órgãos com status de secretaria, com os quais gasta a maior parte de seu orçamento bilionário de R$ 4,3 bilhões.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade