New here? Register. ×
×

Moradores da Região Oceânica de Niterói são reféns de trânsito caótico

Escrito por Gilson Monteiro às 15:45 do dia 1 de março de 2022
Sobre: NitTrans apita nada
01mar
Trânsito caótico Região Oceânica de Niterói
Agente da NitTrans tenta controlar o trânsito no acesso a Camboinhas
Trânsito caótico Região Oceânica de Niterói
O complicado acesso a Camboinhas e Piratininga no trevo do Multicenter

Os moradores da Região Oceânica de Niterói são os maiores reféns do trânsito caótico e sem controle do município. Neste feriadão de carnaval, bem como nos fins de semana de sol, os bairros praianos mais prejudicados são Camboinhas, Itacoatiara e, agora, Piratininga, este por conta de uma ciclovia mal planejada.

A NitTrans (Niterói Transporte e Trânsito) parece não apitar nada nesta confusão. Ao morador resta assistir como está caótico o trânsito, em tempo real, pelo aplicativo da NitTrans, alimentado por 28 câmeras de monitoramento. Na imagem do app, feita às 14h40m desta terça-feira (01/03), a entrada de Camboinhas era um nó só. Um agente de trânsito perdido no meio de carros e ônibus mal conseguia dar conta do pare e siga.

Dez minutos antes, o Trevo de Piratininga também dava mostras do estrangulamento que uma ciclovia mal planejada está provocando na Avenida Almirante Tamandaré. Esta é a via de acesso tanto a Camboinhas como a praia de Piratininga.

Só velejando

Como o prefeito Axel Grael sai nos fins de semana com seu veleiro da tranquila enseada de São Francisco, ele não sabe o que é ficar horas num engarrafamento dentro de um carro ou de um ônibus. Nem conhece o que é ser morador de uma pequena cidade de 500 mil habitantes sem o direito de sair e entrar em sua casa, receber uma visita, ou ir a um restaurante, a menos que resolva encarar um congestionamento penoso nesses dias ensolarados.

É o fim da picada para uma cidade que já foi a primeira em qualidade de vida. Hoje, a administração de Niterói vive preocupada com o marketing político anunciando obras suntuosas. Inacabadas ou, pior, superfaturadas, estas depois vão parar nas barras de uma Justiça lenta. Os processos acabam caindo no esquecimento do povo que continua votando nos sugadores do dinheiro público.

Marketing político

A Prefeitura, que gastou mais de R$ 420 milhões com a Transoceânica, deveria contratar uma empresa realmente capacitada e especializada em mobilidade urbana e trânsito para encontrar um sistema que minore o sofrimento do povo que mora, trabalha ou visita a região das praias. A via expressa até hoje não mostrou serventia. Pouquíssimos ônibus circulam por ela, enquanto os carros se espremem nas pistas laterais, deixando os moradores da região prisioneiros em suas próprias casas nos dias de praia.

É inadmissível que uma prefeitura que cobra um dos IPTUs mais caros do país, só se preocupe com a politicagem mantendo mais de 60 órgãos com status de secretaria, com os quais gasta a maior parte de seu orçamento bilionário de R$ 4,3 bilhões.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

29 thoughts on “Moradores da Região Oceânica de Niterói são reféns de trânsito caótico

  1. Não vejo solução para essa situação !!! As praias da Baia da Baia de Guanabara, poluídas ( Icaraí, Boa Viagem, Flechas e Charitas ), que poderiam desafogar a vinda de muitos, só restando hoje para a população de Niterói e municípios ao redor, as praias da Região Oceânicas.

    Não há sistema viário que suporte tantos automóveis, se deslocando na vinda e na ida, no mesmo horário, sem caos !!!

    É muito traumático, pois até os veículos de emergências não consegue passar !!! E em breve veremos o caos, não só do transito, como absurdamente, o caos na areia da praia, onde um metro quadrado de areia será disputado na marra sua ocupação pelos banhistas !!!

  2. Uma estorção sem limites. Pago um IPTU altíssimo aqui em Maravista e a minha rua não é asfaltada. Inclusive falam que consta como asfaltada, na prefeitura

    1. Realmente escolhi camboinhas a 22 anos a trás por ser um lugar tranquilo e cheio de paz! hoje está um inferno, param em nossas garagens jogam lixo nas ruas… e se precisarmos sair de casa por uma emergência, esqueça vai morrer sem socorro. Porque ninguém entra ou sai
      O negócio é até quando vamos continuar a viver assim? Políticos par de olhar só para seus umbigos! Voltem seus rostos e tenham compaixão daqueles que pagão seus salários.

  3. O Corredor BHLS foi planejado, executado e inaugurado há alguns anos. Qual é o motivo das empresas de ônibus não migrarem toda a sua frota para lá? Por que continuam comprando novos ônibus para circular fora do Corredor? As pistas dos automóveis são estreitas. Não bastasse ter de disputar espaço com motos sem placa, os ônibus municipais circulam por ali, parando de poucos em poucos metros para embarque e desembarque de passageiros. O Corredor BHLS vem se mostrando uma obra próxima à inutilidade.

  4. Esse corredor da transoceânica deveria ser desfeito, foi uma catástrofe para a região oceânica, depois dele nunca mais o trânsito fluiu! Com relação às obras futuras, os órgãos responsáveis deveriam estudar melhor os impactos ambientais!

    1. Há anos, diariamente, a Roberto Silveira, a Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno, são caos, vem prefeito, vai prefeito, obras e dinheiro pelo ralo. Crescimento desordenado e não há política nem engenharia descente para mobilidade urbana. Somente propaganda enganosa. Projetos de metrô de barcas para São Gonçalo, nunca saíram e nem sairão do papel, já que não há interesse no bem estar do povo, e somente nas obras.

  5. É exatamente essa a minha preocupação já que tenho uma mãe idosa e meu marido está doente. Infelizmente, não tenho condições de ter um helicóptero particular ou um iate pra me tirar desse caos que se transformou nosso paraíso por causa de incompetência desse prefeito e a do anterior.

  6. O que nao se vê em na RO é Engenharia de Transito. Uma prefeitura delirante que reserva faixas de rolamento para meia duzia de bicicletas enquanto uma ambulancia nao consegue entrar em Camboinhas para salvar vidas. Convido o Prefeito para vestir um uniforme de Guarda Municipal e encara r um sol de meio dia tentando desfazer o nó no transito no trevinho de Camboinhas que seus “especialistas” criaram

  7. Um vergonha a gestão da prefeitura virou rotina esse problema ainda estreitaram a pista pra fazer ciclovia..

  8. E só piora, o nosso prefeito conseguiu estragar o que funcionava antes das ciclovias o trânsito.
    Enfrente a lagoa ruas estreitas, asfalto derretendo com sol, não existe um bueiro em toda extensão da lagoa fizeram um canteiro entorno da mesma e estão falando que é para escoa a água de chuva será que isso resolve?
    Esse mesmo canteiro é pro próprio morador tomar conta e plantar seu jardim, acredito que muitos iram concretar seu jardim para poder entrar na garagem de sua casa sem cair no canteiro com carro.
    Por favor prefeito reveja essas obras se não por seus eleitores mais por Niterói.

  9. Sou morador de Itaipu, morei por vários anos em Cabo Frio e não tenho envolvimento político.
    A receita praia, sol forte e feriado deixa qualquer cidade próxima aos grandes centros com dificuldades no trânsito, restaurantes, policiamento e pronto-socorros.

  10. E continua a liberação de obras na cidade em bairros já saturados. Péssima administração desse prefeito!

    1. Essa situação caótica vem se agravando nos últimos 6 ANOS !!! Não há nenhuma ação do poder público para atenuar os problemas no trânsito.

      As tetas do município continuam sendo sugadas e a população entupida nos engarrafamentos, e a justiça aaaaaaaa a justiça cega, muda e surda .

    2. Acabaram com a Região Oceânica, como moradora da Região a 33 anos, digo que nós só queríamos o túnel, preservação da via auxiliar, hoje só temos duas pistas de cada lado e um corredor de ônibus que só passam quase de hora em hora. O que é aquela via no Cafubá de uma pista só de cada lado, se algum carro para de funcionar como sai do local e os outra que estão atrás, fazem o que ?

  11. Para piorar a situaçao de Piratininga, querem aumentar o gabarito dos predios que invadem a regiao, hoje com 5 andares, para 7 ou 12 andares. Um absurdo!

    1. Concordo com vc, deviam proibir a construção de novos prédios. A cidade não comporta mais pessoas morando na cidade, devido as vias de escoamento estarem esgotadas de tanto carro.

  12. E um absurdo o que estamos vendo cada prefeito que passa nada faz pelo povo e o povo fecha os olhos na hora de ir as urnas e repetem os mesmos erros votado nos mesmos que nada fizeram. Agora não adianta chorar pelos próprios erros.

    1. O povo realmente não colabora, ou está mamando junto numa das 66 secretarias ou é alienado. Mas não podemos esquecer das urnas “batizadas ” que deram um Vitória de 80% para o poste!

  13. O atual prefeito é a continuação da quadrilha do Rodrigo Neves, administração melancia!!! Absurdo o que fizeram com a RO!!! O prefeito é o cara da família Grael que não deu certo!!!

  14. É lastimável a inoperância deste governo. Não é possível um prefeito, de uma família referência mundial, não ter a percepção adequada para administrar uma cidade, que tem tudo para ser uma cidade mais linda. É triste ver a multidão invadindo nossa cidade e nada se faz. Se alguém precisar de socorro médico, morre. Não dá para sair de casa.

    1. Essa situação aconteceu pela 1° vez em 2015 quando escrevi um artigo que foi publicado pelo Gilson com o Título “Região Oceânica Sitiada ” ,

  15. Um prefeito que parece um poste, tem 66 secretárias fora as coordenadorias todas muito pessimamente administradas, por pessoas que não tem capacidades e tão pouco moram em Niterói.

  16. E ainda este desgoverno encaminha para CMN uma proposta de alteração na Lei de Uso e Ocupação do Solo da RO, aumentando em muito gabarito das Edificações na citada Região.
    E na Audiência Pública o Secretário de Urbanismo e Mobilidade Urbana tem a ” cara de pau” de dizer que está alteração vai melhorar o trânsito da Região.
    Aos moradores resta sentar no meio fio e chorar…

  17. Prefeitura é especialista em pintura de meio fio e shows de sofrência . Rua Praia Canto do Rio , pertencente a regional de Icaraí há 40 anos não vê um tapa buraco . Em compensação várias ruas se São Francisco perfeitas são recapeadas .
    Prefeito faz de conta

    1. Sou morador da Rua. Dr. Manuel Knust, bem próximo ao Túnel, meu iptu chegou atrasado já vou pagar com multa, coisas da prefeitura arrecadar ainda mais, chegou com aumento, vou pagar R$2.400;00 minha rua é muito feia, um abandono, as obras de drenagem e pavimentação nem passou por cá, desordem e feiura total. A máfia das águas de Niterói cobram uma assalto o m3 de água, como posso me defender dessas aberrações ? Prefeitura mete a mão no nosso bolso e minha rua um abandono só, água de Niterói um assalto o preço do metrô cúbico da água, só me resta pensar: quem está errado? Eu hoje penso assim, errado está eu em morar num lugar caro e desrespeitoso dos órgão prestadores de serviços na hora de cobrar. Só me resta vê der minha casa e sair de Niterói, é o que tem muitas famílias já fazendo isso . Vergonha de tanta extorsão.

  18. Realmente, entendo que não houve planejamento, estudo de impacto da ciclovia . Sinais de trânsito não são sincronizados . Duvido que os profissionais que são responsáveis pelo controle/planejamento do trânsito tenham estudado mecânica dos fluidos .
    Caso um morador de Niterói passe mal , é difícil dor de Piratininga.

Comments are closed.