Uma das mais importantes celebrações do cinema no Brasil, o Festival do Rio já começou no Reserva Cultural de Niterói, onde serão exibidos mais de 90 filmes de 60 países, uma seleção do que há de melhor na programação deste ano.
Clique aqui e confira toda a programação: https://issuu.com/reservacultural/docs/festival_do_rio_no_reserva_cultural
Destaques da programação normal do Reserva. Dias e horários em www.reservacultural.com.br
Pica Pau – o filme
Direção: Alex Zamm
Elenco: Timothy Omundson, Thaila Ayala, Graham Verchere
País: EUA
Duração: 86 minutos
Classificação: Livre
O travesso Pica-Pau está metido em mais uma de suas insanas brigas por território. Os inimigos da vez são o vigarista Lance Walters (Timothy Omundson) e sua namorada Vanessa (Thaila Ayala). Precisando de dinheiro, eles estão determinados a construir uma extravagante mansão na floresta e lucrar com sua venda, mas Pica-Pau também mora no terreno e não pretende deixá-los em paz.
Baseado no personagem criado por Walter Lantz, em 1940, ou seja, há 77 anos, o pássaro vermelho e azul de bico amarelo e comportamento hiperativo, possui uma longa relação com a tela grande. Lantz já teve três indicações ao Oscar por O Acrobata Maluco, 1943 (Melhor Curta de Animação), por Trechos Musicais de Chopin, 1947 e uma como Melhor Canção original, por “The Woody Woodpecker Son”, de Apólice Cobertor, sem contar duas participações discretas em sucessos como como Destino à Lua (1950) e Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).
Blade Runner 2049
Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto
País: EUA
Duração: 163 Minutos
Trinta anos após os acontecimentos do primeiro filme, a humanidade está novamente ameaçada, e dessa vez o perigo pode ser ainda maior. Isso porque o novato oficial K (Ryan Gosling), desenterrou um terrível segredo que tem o potencial de mergulhar a sociedade no completo caos. A descoberta acaba levando-o a uma busca frenética por Rick Deckard (Harrison Ford), desaparecido há 30 anos.
Do mesmo diretor de “A Chegada, 2016”. O longa é sequência do Blade Runner: O Caçador de Andróides, 1982. Premiado como melhor teaser no Golden Trailer Awards 2017. O ator Jared Leto gravou suas cenas em apenas duas semanas. Inicialmente, o diretor Denis Villeneuve recusou assumir a direção por temer a aceitação dos fieis fãs do longa original.
A Garota do Armário
Direção: Marc Fitoussi
Elenco: Emilie Dequenne, Jeanne Jestin, Nelly Antignac, Camille Chamoux, Annie Grégorio
País: Bélgica. França
Duração: 110 minutos
Classificação: 12 anos
Uma jovem de quatorze anos precisa trabalhar por uma semana como parte de um projeto escolar. Por isso, sua mãe arranja um estágio para a menina na companhia de seguros onde trabalha. Porém, enquanto reorganiza um armário, a jovem descobre alguns segredos desagradáveis que a empresa mantém escondido e que podem envolver sua mãe.
Selecionado para mostras paralelas no Festival de Cannes 2016. Do mesmo diretor de “Um Amor em Paris e “Copacabana”. Marc Fitoussi já havia abordado uma relação entre mãe e filha no longa Copacabana (2010). “Uma comédia emocionante e divertida” – Paris Match.
Bingo, o Rei das Manhãs
Direção: Daniel Rezende
Elenco: Vladimir Brichta, Leandra Leal, Augusto Madeira
País: Brasil
Duração: 111 minutos
Classificação: Livre
Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.
Estreia de Daniel Rezende como diretor. O roteiro se baseia no período da vida de Arlindo Barreto em que interpretava o palhaço Bozo na televisão. Inicialmente seria Wagner Moura o intérprete de Arlindo Barreto, mas ele teve que desistir do projeto devido à agenda de divulgação da série Narcos. “Com uma ótima direção e elenco “Bingo – O Rei das Manhãs” é uma das melhores produções nacionais dos últimos anos.” – Cine Mundo.
Mãe!
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris
País: EUA
Duração: 121 minutos
Classificação: 14 anos
Um casal tem o relacionamento testado quando pessoas não convidadas surgem em sua residência acabando com a tranquilidade reinante.
O filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017 e a grande sensação do último Festival de Veneza. Do diretor Darren Aronofsky, diretor indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por “Cisne Negro”. Estrelado por Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer, acompanhado dos produtores Ari Hendel (“Fonte da Vida”, “Noé” e “Cisne Negro”) e Scott Franklin (“Réquiem Para um Sonho”, “Cisne Negro” e “O Lutador”).