New here? Register. ×
×

Candidatos a prefeito de Niterói farão debate

Escrito por Luiz Antonio Mello às 08:12 do dia 17 de outubro de 2020
Sobre: Eleição chegando
17out

Para desespero de quem coleciona esqueletos no armário o eleitor de Niterói vai poder conhecer os seus candidatos a prefeito na vida real, cara a cara, no ambiente mais saudável e democrático das eleições.

Sábado, dia 24, as 19 horas o SEPE, SINTUFF, SINDSPREV-Niterói, e Associação de Servidores da Saúde de Niterói realizam um debate online. Para participar é só acessar a página das entidades no Facebook. Espera-se que nenhum candidato fuja do precioso embate.

O debate é uma ferramenta vital para o eleitor porque no ambiente de confronto, sem maquiagem, os candidatos precisam improvisar, deixar o marketing de lado e partir para a real. Em Niterói, nove candidatos disputam a prefeitura e 713 uma vaga vereador.

No Brasil os debates eleitorais são marcados pela comoção, dedos na cara e até planos de governo. Dedos na cara não são de bom tom, mas pior é não haver debate nenhum, deixar o eleitorado à deriva como num antidemocrático jogo de frescobol no nevoeiro.

Há quem diga que, por causa de verdades inconvenientes reveladas em debates, na eleição de 2016 os votos nulos, em branco e abstenções em Niterói chegaram ao segundo lugar, com gritantes 45,04% . Esse ano os candidatos que estão em campanha nas ruas da cidade encontram um eleitor frio, distante, estão cansados da mesmice e muito decepcionados com o comportamento de alguns nomes que elegeram em 2018.

Afinal, 81,5% dos eleitores niteroienses votaram em candidatos que diziam combater ferozmente a corrupção, entre eles a zebra do século, Wilson Witzel, que tinha 1% e venceu com o apoio do presidente Bolsonaro.

Witzel obteve 49% dos votos aqui em Niterói. Ninguém esperava que o desconhecido ex-juiz, de fala radicalmente moralista, vencesse a eleição e que meses depois, acabasse envolvido até o talo em corrupção com bilhões desviados da pandemia da Covid-19. Afastado, deve perder o mandato e, quem sabe, ir parar na cadeia.

O presidente Jair Bolsonaro obteve quase 63% dos votos de Niterói, a maioria por causa da sua postura radical e implacável contra o petismo e, combate a corrupção e também a velha política. Conseguiu abduzir o juiz-Sergio Moro para o Ministério da Justiça, herói nacional, símbolo maior da Lava Jato, foi um trunfo que reforçou o voto de muitos niteroienses que viam em Moro a garantia de que a luta contra a corrupção iria continuar e até se aprofundar.

Não foi assim. Moro foi humilhado e defenestrado publicamente pelo presidente porque este queria, entre outros motivos, interferir na Polícia Federal para livrar a pele de um dos filhos, enrolado no escândalo das rachadinhas, na verdade, a ponta de um sinistro iceberg.

Além de rasgar o compromisso do combate a corrupção (há dias ele disse, em discurso, que acabou com a corrupção em seu governo), o presidente abraçou o Centrão, Renan Calheiros, enfim, rasgou também a promessa de se isolar da velha política.

Se esse novo Bolsonaro perdeu popularidade em Niterói não se sabe. Segundo várias pesquisas, nacionalmente ele mantém 30% do eleitorado (um número bem alto), mas quanto a Niterói não há nenhum estudo, só muita especulação, cascata, chutes.

Além do debate do SEPE, SINTUFF, SINDSPREV-Niterói, e Associação de Servidores da Saúde de Niterói, o eleitor conta com eficientes referências de todos os candidatos que são o Google, Bing, Ecosia e outros. É só digitar o nome do candidato e muitas informações vem à tona.

Leia também:

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|

One thought on “Candidatos a prefeito de Niterói farão debate

  1. Tinha que ter espaco para perguntas da populacao. Quando vao acabar com as favelas de niteroi e fazer um programa habitacional efetivo, sem demagogia? Quando o centro de niteroi sera revitalizado, atraindo emprego e renda para a populacao? Quando a cidade tera atracoes turisticas que prendam o turista? Hoje , atende apenas a passeio de alguns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu