Publicidade
Notícias

Boemia perde mais espaço em Icaraí

Publicidade

Reduto por muitas décadas da boemia niteroiense, o Steak House, recordista por anos em venda de chope na cidade, arriou as portas ontem pela última vez. Em seus áureos tempos ficava aberto 24 horas, sob o comando do simpático e boa praça Elton Furrier.

A casa era de estilo simples, mas servia uma comida variada, farta e de preço justo. O movimento do tradicional restaurante da Gavião Peixoto começou a cair com a  entrada em vigor da lei seca e, em seguida, com a crise econômica que vem atingindo o Estado e principalmente Niterói, conhecida como a capital do serviço público, por abrigar grande número de moradores funcionários públicos, desde quando foi sede da velha província .

O historiador Emmanuel de Macedo Soares lembra com saudade que o restaurante começou a pegar na década de 70, quando servia às quintas-feiras uma costela com aipim. O prato harmonizava bem com o chope gelado da Brahma. Depois, virou um point político da esquerda dividida em dois comitês, o dos brizolistas, na parte de trás, e dos lulistas na frente, que se enfrentavam nas ruas e nas urnas, mas ali estavam em um ambiente de relaxamento etílico, fazendo confabulações e prognósticos, cada grupo em defesa de seus candidatos e ideias.

É uma pena. Mais uma casa que reunia muita gente a toda hora, que fecha para talvez dar lugar a mais uma farmácia na cidade. No fim do ano, Icaraí perdeu dois tradicionais botequins. O Fragata’s Beer, que ficava no cruzamento da Moreira César com Pereira da Silva, e o Campeão Drink, na Comendador Queiroz, quase esquina com Rua Moreira César.

Niterói precisa fazer um movimento a favor da alegria de viver, com muito brinde à loura suada para que, assim, os hipocondríacos de plantão, que só pensam em doenças, voltem às mesas dos bares que, aliás, estão virando coisa rara na cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade