New here? Register. ×
×

Icaraí perde bares tradicionais

Escrito por Gilson Monteiro às 17:43 do dia 5 de janeiro de 2017
Sobre: Água no chope
05jan

fragata-fehcadoA Zona Sul de Niterói perdeu no fim do ano dois tradicionais botequins de Icaraí. O Fragata’s Beer, que ficava no cruzamento da Moreira César com Pereira da Silva, e o Campeão Drink, na Comendador Queiroz, quase esquina com Rua Moreira César. Viviam cheios, frequentados principalmente por apreciadores de cerveja, que estão ficando cada vez mais sem espaço no bairro. Em Charitas, outro que arriou as portas foi o restaurante Caranguejo, que servia pratos e petiscos de frutos do mar.

No lugar dos bares estão surgindo mais farmácias na cidade. Elas estão ocupando até antigos postos de gasolina em Icaraí, como os da esquina de Gavião Peixoto com Miguel de Frias e o da Roberto Silveira também com Miguel de Frias (em fase de construção).

campeao-drinkSegundo o jornalista Emmanuel de Macedo Soares, expert em bares e botequins da cidade, “Icaraí, diferentemente de outros bairros da orla, não tem um boteco na praia, com exceção do Chalé, porque seus moradores não querem ser incomodados com o barulho”.

Vários fatores têm contribuído para o fechamento dos bares de Icaraí: 1 ) lei seca, que faz o pessoal beber perto de casa; 2) florescem novos bares e restaurantes no Jardim Icaraí, que está no coração da Zona Sul, e permite que a eles se chegue a pé ou fazendo uma corrida pequena de táxi; 3) a lei antitabagismo também espantou a freguesia, proibida de fumar até nas varandas abertas; 4) os proprietários não estão aguentando pagar aluguéis caros nem contas de energia inflacionadas pelo uso 24 horas de geladeiras e freezers ligados; 5) IPTU estratosférico; 6) aluguel fora da realidade; 7) e impostos elevados.

– Eu frequentava o Fragata, que como quase todo pé sujo não tinha um banheiro digno, mas já está deixando saudade. Agora, para mim e muitos outros frequentadores não resta alternativa se não encher a sacola com bebida no supermercado e tomar em casa – diz Emmanuel.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Icaraí perde bares tradicionais

  1. Nunca acreditei q fosse viver pra ver o Fragatas fechar. Nada contra os frequentadores de bares, mas este era só mais um q não respeitava à lei do silêncio. Com o meu apto de frente para a rua Pereira da Silva, ficava até madrugada sem dormir com tanto barulho. Isso quando não tinha gritos provenientes de brigas, discussões. Nunca resolveu ligar pra polícia. Agradeço à Deus por ter fechado.

  2. A tradicional Academia de Niterói tb arriou as portas,logo após o falecimento do seu proprietário,o itaperunense José Augusto Couto.

  3. Não costumo frequentar bares, apesar de gostar de uma gelada, porém, Niterói deixa a desejar no quisito “diversão e lazer”. Temos, atualmente, somente a rua Nóbrega com uma fila de bares, um ao lado do outro frequentado, diga-se de passagem, pela mocidade! E a terceira idade, como fica? O nosso belo Cinema Icaraí acabou, o maravilhoso restaurante Carangueijo arriou as postas, quiosques na orla da praia de Icaraí não existem, o que seria ótimo, já que os bares estão dando “adeus”. Só nos resta a orla de São Francisco, com seus tradicionais bares e restaurantes, o Chalé em Charitas e a rua Nóbrega!! Niterói, minha querida cidade sorriso, estão querendo te abastecer de remédios!!

  4. O que fizeram com Niterói?!? Lamentável!
    Hoje estou morando em Curitiba e frequentei o Fragatas por décadas.
    Ver como está indo a minha cidade me corta o coração, pois creio ser bem melancólico ver parte do bairro e sua tradição indo embora.
    E o pior, não ver nada de melhor vindo. Que tristeza!

Comments are closed.