New here? Register. ×
×

Vereadores de Niterói aprovam maior ocupação urbana em Itacoatiara

Escrito por Gilson Monteiro às 20:01 do dia 17 de junho de 2021
Sobre: Vale tudo
  • Itacoatiara
17jun

ItacoatiaraA lei de ocupação do bairro de Itacoatiara, na Zona Oceânica de Niterói, foi “flexibilizada” pela Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (17/6). Por 11 votos a favor e cinco contra foram aprovadas, em primeira discussão, emendas que autorizam a construção de vilas e prédios; a diminuição do lote mínimo de 450 metros quadrados para 360 metros quadrados; e o aumento do gabarito das construções no bairro.

Para a Soami (associação de moradores de Itacoatiara) será o fim da proteção ao meio ambiente no bairro. Em 2019, segundo a Soami, “Itacoatiara sofreu um grande revés: a perda da Lei 2.810/11, que fornecia ao nosso bairro uma proteção a mais contra a especulação imobiliária”. Esta Lei foi declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em ação proposta pelo Ministério Público.

No final de 2020, o ex-prefeito Rodrigo Neves enviou uma proposta ao Legislativo para sanar o vício de iniciativa apontado pelo Ministério Público. Segundo alegou o MP, a matéria somente poderia ser aprovada por proposta do Executivo. O prefeito Axel Grael encaminhou, agora, à Câmara o projeto 262/2011, que na véspera da votação de hoje em plenário recebeu emendas de vereadores da base governista, permitindo maior ocupação e densidade habitacional do bairro praiano.

A Comissão de Urbanismo da Câmara, presidida pelo vereador Andrigo Carvalho, justificou em seu parecer que a lei reapresentada pelo prefeito Axel Grael ao Legislativo, “tem apenas o objetivo de retomar os parâmetros que já eram existentes e são aplicados a mais de dez anos”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

22 thoughts on “Vereadores de Niterói aprovam maior ocupação urbana em Itacoatiara

  1. È injusto um Bairro que preenche todos os requisitos urbanos necessários , tais como : como Praia , Aeração , insolação , vias de acessos externas e internas, seja ocupada de forma horizontal por um numero de famílias , onde caberia com todo conforto urbano pelo menos 10 vezes mas famílias , sem afetar a qualidade de vida !!!

    Importante destacar que na visão do urbanismo moderno , existe um custo social para todas as ruas , seja na infraestrutura , seja na manutenção ou na segurança publica e outros fatores , cujos investimentos publico não podem ser beneficiados apenas por uma minoria !!

  2. Quem irá pedir a abertura das contas bancárias dos envolvidos, muito triste tudo isto.
    Um dos locais mais bonitos do Estado do Rio
    de Janeiro!!!

  3. Absurdo! As incorporadoras ganharão mais uma área para desmatar e ocupar! Devastarão a região de Itacoatiara!!?

  4. Concordo plenamente com essa decisão. Basta que a lei de uso do solo seja de excelência que a praia e segurança dos moradores, continuarão sendo como é. O que não pode, é termos uma praia publica onde os moradores do bairro ditam as regras. Uma praia magnífica dessa, e cheirando tão mal, porque banhistas e frequentadores de quiosques não tem banheiro. Não sei como a saúde pública, as leis e políticas sanitárias e outros mais, fazem vista grossa a essa verdadeira falta de bom senso.

    1. Vou fingir que não li isso… não deve saber o histórico, nem deve ser moradora pra ter esse rancor/inveja…

  5. o próximo bairro a ter prédios será CAMBOINHAS… ate no máximo próximo ano , isso será um fato.. adeus ao sossego de Itacoatiara e em alguns meses CAMBOINHAS. Desvalorização a vista

  6. Que HORROR!!!! Isso só irá DESVALORIZAR bairro!!!! TIRA O PADRÃO DOS TERRENOS, AUMENTA A QUANTIDADE POPULACIONAL, O TRÂNSITO DA REGIÃO, JÁ CAÓTICO EM ÉPOCAS DE VERÃO E FERIADOS, SERÁ DIÁRIO!!!

  7. Não dão conta nem de pavimentar as ruas de terra e querem aumentar a população local.
    Não pode colocar banheiro nos quiosques e querem aumentar a população local.
    Tem um reserva ecológica no local e querem aumentar a população local.

  8. Descaracteriza totalmente o bairro, por ganância e arrogância. Não sou moradora do bairro, mas sou frequentadora a pelo menos 30 anos. Itacoatiara é um paraíso, um privilégio que todos os niteroiense tem orgulho e precisa ser preservada.

  9. É lamentável que o dinheiro sempre fala mais alto independente do partido no poder!
    Uma região que é orgulho para os niteroienses em termos de beleza e preservação ambiental, e conhecida pelas suas trilhas nacionalmente e internacionalmente, ser invadida e ferida pela especulação imobiliária!
    Muito triste e lamentável!

  10. Um apartamento de frente para praia de Itacoatiara será um luxo só. Vereadores sendo vereadores com emendas ridículas. Não há uma projeto, emenda que seja para beneficio do povo, só de interesse próprio ou de empresas ligadas por doações.
    Sorte da praia ainda ser pública e não ocorre cobrança para o seu uso.

  11. Lamentável essa votação dos vereadores de Niterói na virada da noite. Tantas coisas mais importantes para fazer como, educação, saúde, uma política habitacional para as pessoas de baixa renda e outras que não precisa ser ditas. É por essa e outras que odeio políticos.

  12. Considero absurda essa proposta que descaracteriza o bairro. Que a SOAMI tome as devidas providências, inclusive judiciais.

    1. Não concordo, acho que irá prejudicar a conservação da praia e a segurança dos moradores da região.

Comments are closed.