New here? Register. ×
×

Unilasalle completa 20 anos homenageando quatro educadores

Escrito por Gilson Monteiro às 19:57 do dia 1 de agosto de 2022
Sobre: Honoris Causa
  • Unilasalle Niterói
01ago
O Centro Universitário La Salle (Unilasalle), em Niterói

Quatro grandes personalidades que prestaram relevantes serviços à educação serão homenageados com a outorga do título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle), que está completando 20 anos nesta terça-feira (02/08). A homenagem será no Centro de Convenções, iniciada com a celebração de missa em Ação de Graças, às 17h30m. A entrega dos títulos está marcada para às 19h30m.

Os grandes homenageados são o Irmão Irio Molinari (in memoriam). O religioso gaúcho começou seus estudos no Colegio de Carazinho e concluiu sua formação religiosa na Instituição La Salle no Rio Grande do Sul. No início do seu noviciado veio com um grupo de irmãos jovens acompanhar o grande líder e educador irmão Amadeu na consolidação do Instituto Abel.

Figura excepcional que deixou saudade pela sua inteligência rara e alegria constante, Irio também concluiu sua formação em matemática na UFF, onde virou professor, concluindo depois vários títulos de mestre e doutor no Brasil e no exterior, mas dedicando sua vida ao Abel ao lado do irmão Amadeu, a quem ajudou a projetar o projeto educacional. Os dois irmãos projetaram e criaram o Instituto de Educação Superior La Salle, tendo sido Irio Molinari seu primeiro diretor e vice-reitor.

Outro homenageado será o professor Hugo Amazonas, que fez o primário no Grupo Escolar Raul Vidal, em Niterói, concluindo o ensino médio no Instituto Abel. Graduado em engenharia civil, concluiu sua formação em Análise e Administração de Sistemas, além de ser pós-graduado pela Escola de Negócios da PUC. Em 2002, o ex-aluno assumiu a direção de Tecnologia da Informação do La Salle, depois foi diretor de Administração e Finanças e pró-reitor de Desenvolvimento.

A terceira homenageada é a campista e mestra Mary Rangel. Com vasta experiência na educação pública estadual em Niterói, ingressou no La Sa Salle em 1977. Durante 35 anos de dedicação integral ocupou vários cargos, entre eles o de coordenadora do ensino fundamental e supervisora pedagógica, além de liderar uma à comissão que elaborou o Regimento e o Projeto Pedagógico da Instituição para o Ministério de Educação, sendo a primeira coordenadora do curso Normal Superior.

O resumo do seu currículo daria um livro, por isso vamos contar apenas sua história na UFF onde se graduou em pedagogia, mestrado em educação, com doutorado na UFRJ e pós na PUC/SP, participando da elaboração do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

O médico Ronaldo Curi Gismondi será o quarto homenageado. Ele entrou com 6 anos de idade no Abel, onde fez o fundamental e o médio. Aos 14 anos, Ronaldo fez curso de alfabetização de adultos e, entre 1971 e 1972, tornou-se alfabetizador do Mobral no próprio colégio. A monitoria no Laboratório de Química lhe rendeu o convite para ser professor desta disciplina, exercendo essa função de 1975 até 1982. Em 1980, passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Médico formado pela UFF Ronaldo especializou-se em administração pública na FGV, além de fazer o mestrado e o doutorado de ciências de Engenharia Biomédica pela COPPE-UFRJ. Na instituição atuou nas áreas de medicina e de informática, tornando-se mais tarde vice- diretor Geral do La Salle.

Merecidas homenagens a esses amigos e crias do insubstituível irmão Amadeu, que merece um reconhecimento maior dos lassalistas pelo seu histórico de conquistas e realizações desde a pedra fundamental dessa obra educacional inaugurada na Avenida Roberto Silveira.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Unilasalle completa 20 anos homenageando quatro educadores

  1. Faltou muita gente nesta relação de homenageados,

    Sem dúvida nenhuma Irio Molinário, que tive o privilégio de conhecer e aprender com ele, mas tem mais crias do querido Irmão Amadeu, que sem dúvida nenhuma ajudaram a criar a Unilassale.

    Sou ex aluno que se orgulha de ter sido educado por, Amadeu, Antônio Pull, Molinário, Néry, Paulo e muitos outros que com certeza devriam ser homenageados, pois sem eles que sustentaram com seu trabalho e amor o INSTITUTO ABEL, que parece que atualmente querem esconder, a Unilassale não existiria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *