Publicidade
Notícias

UFF vai pro brejo com corte do MEC

Publicidade

A UFF que mal tinha como manter seu campus em Niterói, hoje mais parecendo um terreno baldio de tanto mato, lixo, entulho e obras paralisadas, agora com o corte de 30% em seu orçamento determinado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em breve talvez não consiga nem pagar suas contas de luz.

Desde domingo à noite, o prédio da Reitoria estava às escuras. A Enel restabeleceu o fornecimento de energia elétrica somente às 15h desta terça-feira. Professores acreditam que tenha havido má vontade da empresa em fazer o reparo, já que a UFF está com sua conta atrasada.

O campus do Gragoatá está totalmente largado, com veículos abandonados em meio ao matagal, pneus acumulando água e servindo de criadouro de mosquitos. A Reitoria da UFF diz que as verbas bloqueadas pelo ministro são utilizadas para a manutenção de atividades, como bolsas e auxílios a estudantes, energia, água, luz, obras de manutenção, pagamento de serviços terceirizados de limpeza, segurança, entre outros.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o corte de recursos de universidades federais que apresentem desempenho acadêmico fora do esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia”.

Além da UFF, o ministro comunicou que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade de Brasília (UnB) foram penalizadas com os cortes.

A UFF, em nota distribuída hoje (30/04) diz que a qualidade de seu ensino “é atestada pela pontuação máxima (5) no conceito institucional de avaliação do MEC”. A universidade é a que tem o maior número de alunos matriculados na graduação entre todas as universidades federais e está colocada em 16° no ranking das Universidades do Brasil, que avalia quase 200 entidades acadêmicas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Detran-RJ começa a cobrar nesta segunda a CRLV-e retroativa a 2023

Emissão de CLRV-e volta a ser cobrada pelo Detran-RJ. Bradesco já emite boletos retroativos a…

20 horas ago

Encosta volta a deslizar na Boa Viagem mas prefeitura de Niterói não vê risco

Vídeo mostra árvores e pedras que deslizaram da encosta da praia da Boa Viagem, em…

21 horas ago

Serviço de endoscopia mantém qualidade de pai para filho em Niterói

Doutor Luiz Carlos Duarte Monteiro Junior conduz as endoscopias com competência e habilidade Quem vai…

4 dias ago

Cracudos voltam para saída de túnel por onde passa o prefeito de Niterói

A pracinha da saída do túnel São Francisco-Icaraí voltou a ser ocupada por pessoas que…

5 dias ago

Novo comandante da PM em Niterói promete reprimir motos ilegais e furtos em lojas

Motos irregulares apreendidas pelo 12° BPM no último fim de semana, em Maricá A circulação…

6 dias ago

Olheiros do Palmeiras selecionam em Niterói alunos do Projeto Gerson

Gerson com meninos que aprendem a jogar bola e recebem educação e assistência médica do…

7 dias ago
Publicidade