New here? Register. ×
×

UFF escolhe novo reitor este mês. Três chapas concorrem à eleição

Escrito por Gilson Monteiro às 16:20 do dia 10 de junho de 2022
Sobre: Voto universitário
  • Reitoria da UFF
10jun
Comunidade acadêmica vai às urnas na UFF, nos dias 21 e 23 de junho

Com pouco tempo de campanha devido às aulas terem sido on-line, durante a pandemia, a comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai escolher um novo reitor nos próximos dias 21 e 23 de junho. São três candidatos: Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, que concorre à reeleição pela chapa Juntos Pela UFF; o ex-reitor Roberto Salles, da chapa UFF Plural & Democrática; e o ex-diretor da Faculdade de Direito Wilson Madeira Filho, da chapa Movimento UFF Democrática.

Nos bastidores universitários o sentimento é de que esta vai ser uma consulta atípica, sem favoritos. Depois de conhecido o resultado caberá ao presidente Jair Bolsonaro sacramentar a nomeação do novo reitor no Diário Oficial.

O atual reitor Antônio Cláudio pegou os dois anos de pandemia e a crise financeira que se abateram sobre as universidades, não tendo recursos para pensar em realizações e obras, fazendo muitas parcerias com a Prefeitura de Niterói.

O ex-reitor Roberto Salles ressalta ter realizado a maior inclusão social, primeiramente dando 20% de pontuação para estudantes de escolas públicas ingressarem na UFF. Também integralizou em dois anos o ingresso de candidatos através da Lei de Cotas, em 2012.

Durante seus dois mandatos seguidos, de 2006 a 2014, a UFF apresentou o maior projeto dentro do REUNI (programa de reestruturação e expansão das universidades). Foram R$ 380 milhões de investimentos em 180 mil metros quadrados de área construída. Reformou o Centro de Arte, complexo do cinema, teatro e galeria. Uma das suas preocupações é a valorização dos professores e funcionários, além de proporcionar aos alunos um ensino digno e de qualidade.

Roberto Salles diz que em sua gestão promoveu a maior inclusão dentre todas as universidades federais. Ele levou a UFF a oito municípios do Estado do Rio. Criou duas moradias, o Busuff (ônibus para os alunos se deslocarem), e ampliou a capacidade do Bandejão, além de abrir os bandejões da reitoria, hospital e engenharia e reformou o da veterinária. Também reformou o Hospital Antonio Pedro, construiu o cinema Novo da reitoria (de Nelson Pereira dos Santos), além da reforma do teatro e da galeria. Comprou o cinema Icaraí, mas que se encontra fechado há oito anos.

Já o professor Wilson Madeira promete, dentre outros pontos, defender o serviço e o servidor públicos, a isonomia de ativos e aposentados, a estabilidade e o concurso público de provas e títulos para todas as funções; ampliar a qualidade dos cursos, com reuniões de análises pedagógicas, debatendo com os diferentes departamentos os relatórios do Iduff, até então subutilizados; Desenvolver a atuação da Editora da UFF, EdUFF, como apoio às pesquisas, garantindo a qualidade das publicações, mas se colocando de forma acessível aos pesquisadores da UFF; e ampliar a rede de atuação dos pré-vestibulares sociais e populares.

Por sua vez, Antonio Claudio promete “somar esforços individuais e coletivos para garantir a manutenção da Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente”.  Ao apresentar seu programa para uma nova gestão como reitor, reconhece que “o Brasil vive grave e profunda crise, que ameaça o futuro da Universidade. Somente a união de amplas forças, ressalta Antonio Claudio, “será capaz de propiciar o protagonismo ativo da comunidade universitária em prol de um objetivo comum: contribuir para a formulação de políticas universitárias que assegurem a eficiência e a responsabilidade na administração de recursos”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “UFF escolhe novo reitor este mês. Três chapas concorrem à eleição

  1. ROBERTO SALLES, FOI UM GRANDE REITOR, QUEREMOS A VOLTA DELE, NÃO IRÁ SE ALIAR AO PREFEITO PETISTA DE NITERÓI, CONFORME O DESASTRADO ATUAL REITOR…

    1. Mas ele tb é aliado ao Prefeito Petista Rodrigo Neves.
      Sendo inclusive após termino do mandato de Reitor, nomeado Secretário de Governo na segunda gestão de Rodrigo Neves.
      Em 2014 enviou milhares de cartas pedindo voto para Dilma Rousseff.

    2. Aderbal, vc deveria se informar melhor a respeito das posições políticas do ex-Reitor Roberto Salles, ele é petista e inclusive em 2014 enviou muitas cartas pedindo votos para a então candidata a reeleição Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *