New here? Register. ×
×

TRE empossa quem vai comandar as eleições em 2022 no Estado do Rio

Escrito por Gilson Monteiro às 18:01 do dia 10 de dezembro de 2021
Sobre: Justiça Eleitoral
10dez

Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota (ex-desembargadora eleitoral), desembargador Elton Martinez Carvalho Leme (presidente do TRE-RJ) e desembargador Luiz Zveiter

Os desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme e João Ziraldo Maia assumiram a presidência e a vice-presidência e corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de posse foi no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Eles vão comandar as eleições de outubro para presidente, governador e deputados federais e estaduais nos 92 municípios fluminenses.

A concorrida solenidade contou com a presença do governador Cláudio Castro, prefeito Eduardo Paes, presidente do TJ Henrique Carlos de Andrade Figueira, procurador geral de Justiça Luciano Mattos, ministros do STJ, desembargadores, deputados e advogados.

O novo presidente do TRE Elton Leme disse que a função da Justiça Eleitoral é garantir a atuação legítima da maioria esmagadora de parlamentares e governantes que pautam sua conduta na Constituição e nas leis.

Desembargador Claudio Brandão, desembargador João Ziraldo Maia (vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral) e desembargador Cláudio dell’Orto

O vice e corregedor geral João Ziraldo falou da certeza da importância da democracia para a vida da sociedade. “Esta só existe quando a vontade popular se manifesta sem qualquer deformação, seja de qual tipo for” – disse o desembargador.

Morador de Niteroi, João Ziraldo formou-se na Faculdade de Direito da UFF, ingressando na magistratura estadual em 1092. Exerceu por longos anos a titularidade de uma Vara Criminal de Niterói até ser promovido a desembargador em 2012, integrando a 4ª Câmara Criminal.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|