New here? Register. ×
×

TJ reconhece nome e gênero de pessoas trans em ação de requalificação civil, em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 07:08 do dia 17 de outubro de 2023
Sobre: Processo de redesignação
  • Requalificação civil
17out
A requalificação civil permite a emissão de novos documentos com novo nome e o gênero com o qual a pessoa se identifica

O Tribunal de Justiça (TJRJ) vai entregar sentenças reconhecendo nome e gênero de pessoas trans e não-binárias (não limitadas aos gêneros masculino e feminino). O 9° Evento de Requalificação Civil, dirigido à população LGBTQIA+, será sexta-feira (20), no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum de Niterói, das 9h às 13h.

Setenta pessoas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, encaminhadas ao Programa Justiça Itinerante do TJ pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), da Defensoria Pública do Rio, vão obter as redesignações de nome e gênero.

A requalificação civil, processo para emissão de novos documentos com o nome e o gênero com o qual a pessoa se identifica, permite ter o nome de registro retificado em seus documentos de forma permanente. 

Pelo TJRJ, participarão das audiências as juízas Roberta Barrouin, Clarice da Matta e Fortes e André Brito, e as juízas titulares da 1ª e 2ª Vara de Família de Niterói, respectivamente, Simone Ramalho Novaes e Cassia Arueira Klausner. 

O processo para retificação do nome e do gênero se inicia com a pessoa interessada se cadastrando pelo Whatsapp do Nudiversis (21-965513809). Após essa etapa, o pedido é encaminhado pela Defensoria Pública às varas de família do TJRJ, quando são incluídas nos eventos promovidos pelo Programa Justiça Itinerante para receberem sua requalificação civil.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|