New here? Register. ×
×

Quartel pré-moldado e centenário não verga como ciclovias modernas

Escrito por hnadmin às 08:17 do dia 8 de maio de 2016
Sobre: Bombeiros de Niterói
08maio

Por / Emmanuel Macedo Soares

Criada pela Câmara em 1900, quartel2quatro anos antes de Nilo Peçanha inventar a Prefeitura, a Companhia de Bombeiros Municipais passou a infância e boa parte da adolescência sem casa. Coube ao engenheiro municipal Felipe Carpenter improvisar seu quartel “provisório” num barracão da rua Marechal Deodoro beijado pelas águas do mangue de São Lourenço, fonte de febres malignas que atormentavam seus 17 soldados, improvisados também.

Quando veio prefeiturar a cidade, o tenente engenheiro do Exército Feliciano Sodré resolveu dar fim a essas provisorices: conseguiu do governador Oliveira Botelho um terreno na rua Marquês do Paraná e comprou na Alemanha um quartel pré-moldado em estrutura de ferro.

Era só montar, e os bombeiros teriam uma casa decente, funcional e até bonita. Só não contava com uma guerra mundial, que aliás pegou todo mundo de surpresa. Os caixotes baldearam de lá pra cá e de cá pra lá, e só desembarcaram em Niterói três anos depois.

O prefeito era agora Otávio Carneiro, mestre em fazer tudo errado, mas à frente da Diretoria Municipal de Obras estava Godofredo Travassos, um engenheiro competente que não gostava de trocar hojes por amanhãs. Providenciou tudo, tomou pessoalmente a frente dos trabalhos e a 24 de agosto de 1917 estava o quartel inaugurado.

Quem quiser passe por lá e constate: numa época em que ciclovias desabam com três meses de uso, a estrutura centenária continua em perfeitíssimo estado.

Sharing is caring