Publicidade
Notícias

Quando a casa própria vira um pesadelo

Publicidade

Com cinco empreendimentos inacabados em Niterói, a João Fortes Engenharia faz o sonho da casa própria virar pesadelo para mais de 600 compradores. A construtora alega que sofre com as restrições de crédito ao mercado imobiliário e com o aumento da inadimplência, mas seus clientes reclamam que, apesar das obras paradas e dos frequentes adiamentos no prazo de entrega dos edifícios, eles pagam as prestações atualizadas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que apura a evolução dos custos no setor da construção.

Os compradores já formaram grupos para acionar a João Fortes, cobrando a entrega de seus apartamentos nos edifícios Start Collection e Prime Collection, em Santa Rosa; Miraggio Charitas, em Charitas; Principado Fróes Residencial e Terramarine Icaraí, ambos em Icaraí.

Robert Correa, que comprou uma unidade do Start Collection, conta que durante todo o ano de 2015 a obra ficou paralisada, sendo retomada somente em março deste ano, mas há sessenta dias está parada novamente.

‑ Fiscalizamos a obra quase que diariamente, e eles sabem disso. Existe até casamentos que não aconteceram, porque os noivos contavam com a obra pronta no prazo, e pessoas que veem hoje a sua vida financeira e emocional destruídas. A empresa além de não cumprir o prazo de entrega em de julho/2017, reagendou a entrega para julho de 2018, só que a obra inexplicavelmente está parada novamente. E o INCC correndo solto, mesmo a companhia estando errada – diz Correa.

Sonhos desfeitos

Rafael, outro comprador do Start Collection, diz que vendeu o carro, a moto e pegou uma reserva de dinheiro para dar uma boa entrada no negócio feito com a João Fortes. “Achei que a minha vida estaria toda programada até a entrega desse novo apartamento. Minha esposa engravidou, nasceu o nosso filho e tivemos que tomar uma difícil decisão: vender o nosso apartamento do Fonseca, para pagarmos o restante do novo apartamento, até porque, no contrato, o novo apartamento que compramos da João Fortes, ficaria pronto em julho/2017, prazo contratual. Hoje nos encontramos numa situação completamente adversa da que planejamos, pois a construtora não se comprometeu conosco e não nos entregou até hoje, novembro/2017, o nosso então sonhado apartamento novo. Nosso filho já vai completar três aninhos e tivemos que, após vendermos o nosso apartamento próprio do Fonseca, alugar um apartamento em Santa Rosa, pois havia a necessidade do nosso filho estudar numa escola. A obra encontra-se completamente estagnada, a empresa João Fortes não nos esclarece o porquê e continuamos à mercê dessa empresa, a qual achávamos que tinha um grande nome no mercado e hoje nos encontramos assim, morando de aluguel, sem o nosso então sonhado apartamento e sem ter uma posição dessa empresa que a cada dia engana seus clientes”, relata Rafal.

Também o casal de advogados Carolina Vieitas e Nicholas Krajnc comprou apartamento o Star Collection em novembro de 2015. Eles se casaram em outubro de 2016, e vivem hoje em um apartamento alugado.

— Estamos gastando um dinheiro que não esperávamos gastar e vendo o INCC aumentar nosso saldo devedor, pois pagamos 50% do valor do imóvel e sobre os outros 50% incide o INCC todo mês – reclama Carolina.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

12 horas ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

2 dias ago

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

6 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

1 semana ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

1 semana ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago
Publicidade