A Prefeitura de Niterói suspendeu ontem às 21h (22/05) as vendas em drive thru das lojas do Plaza Shopping que estão fora das atividades permitidas pelo decreto 13.605.
Segundo a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, que autuou o Plaza, somente foi reaberta uma janela, no caso do shopping, para óticas, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia. As farmácias continuam autorizadas a funcionar. Restaurantes e lanchonetes têm permissão para usar o sistema de drive thru, além do delivery (entrega em domicílio).
No entanto, as quatro óticas instaladas dentro do shopping estão sem poder receber clientes, pois o Plaza foi obrigado a impedir o acesso das pessoas, ainda que elas usem máscaras de proteção.
Ontem, um fiscal da Secretaria de Ordem Pública foi ao Plaza Niterói para proibir a venda por drive thru. Ele notificou a administração a suspender o funcionamento das atividades não incluídas no decreto 13.605. E autuou o shopping em R$ 489,25, porque teria descumprido uma intimação anterior proibindo este tipo de venda.
Na quinta-feira, o Plaza informou aos lojistas que a partir de sexta-feira (22/05) estariam liberados para atender a freguesia. Mas somente com entrega por drive thru (pegue e leve) ou delivery (em domicílio).
As farmácias e as lojas de alimentação já vêm atendendo com entrega em domicílio (delivery). A drogaria na entrada do Plaza está autorizada a receber clientes, desde que usem máscaras e mantenham a distância recomendada.
O Plaza preocupado em ajudar os lojistas com as lojas fechadas há três meses, autorizou a venda em drive thru, numa maneira de amenizar o prejuízo. Antes, já havia liberado todos do pagamento do aluguel das lojas ao shopping e reduziu a cota do condomínio em 60%. Mas os comerciantes ainda têm sobre os ombros o peso da folha de pagamento de seus empregados e os elevadíssimos encargos sociais, que somam cerca de 50% à despesa com os salários.
Porque não usar a língua pátria?
O termo na língua inglesa mais adequado para essa situação seria curbside pickup ou curbside delivery em vez drive-thru. Parabéns pela coluna. Abs