Publicidade
Notícias

Postos de saúde não estão vacinando contra a Covid-19 em Niterói

Publicidade

Secretário municipal de Saúde toma a primeira dose da CoronaVac em Niterói

Passado o “oba, oba!” do início da vacinação, com prefeitos procurando ficar bem na foto ao lado dos primeiros vacinados, chega a hora do “epa, epa!”. A vacina contra a Covid-19 não está disponível nos postos de saúde. Em Niterói, existem apenas 11.620 doses para a primeira etapa da vacinação. Rodrigo Oliveira,  secretário de Saúde do município, usou a prerrogativa de “médico que trabalha na linha de frente do combate à Covid” e recebeu ontem (20/11) sua primeira dose da vacina, em frente à câmeras de televisão em evento realizado no Hospital Oceânico.

Até o início da manhã desta quinta-feira (21/01), somente 944 profissionais de saúde que atendem pacientes infectados pelo coronavírus e 40 idosos residentes em asilos e casas de repouso receberam a primeira dose. O reparte de CoronaVac recebido do governo do Estado, segundo estimativa da prefeitura, não chega para imunizar mais do que 60% do público-alvo dessa primeira fase.

Um pneumologista que trata de pacientes com síndrome respiratória aguda escreveu para a Coluna dizendo ter ido ao posto de saúde do Engenho do Mato, na Região Oceânica.  “Lá me informaram não saberem nada sobre a chegada da vacina, nem quando irão iniciar a vacinação. Mas no jornal Bom Dia Rio vimos o prefeito (Axel Grael) e o secretário de Saúde (Rodrigo Oliveira) dizerem que estavam iniciando a vacinação”.

Além da falta de vacina, que o país inteiro não tem em quantidade suficiente para imunizar a população, falta também comunicação. Ansiosas pelo dia D e pela hora H do ministro Eduardo Pazuello, as pessoas acabam sendo desinformadas pelo “oba, oba” de prefeitos e governadores preocupados em faturar com o marketing político. Aí surge o “epa, epa!” com a surpresa, espanto e contrariedade da população quando o capitão do barco agarra a primeira boia e pula na água.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

12 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade