Publicidade
Notícias

Postos de saúde não estão vacinando contra a Covid-19 em Niterói

Publicidade

Secretário municipal de Saúde toma a primeira dose da CoronaVac em Niterói

Passado o “oba, oba!” do início da vacinação, com prefeitos procurando ficar bem na foto ao lado dos primeiros vacinados, chega a hora do “epa, epa!”. A vacina contra a Covid-19 não está disponível nos postos de saúde. Em Niterói, existem apenas 11.620 doses para a primeira etapa da vacinação. Rodrigo Oliveira,  secretário de Saúde do município, usou a prerrogativa de “médico que trabalha na linha de frente do combate à Covid” e recebeu ontem (20/11) sua primeira dose da vacina, em frente à câmeras de televisão em evento realizado no Hospital Oceânico.

Até o início da manhã desta quinta-feira (21/01), somente 944 profissionais de saúde que atendem pacientes infectados pelo coronavírus e 40 idosos residentes em asilos e casas de repouso receberam a primeira dose. O reparte de CoronaVac recebido do governo do Estado, segundo estimativa da prefeitura, não chega para imunizar mais do que 60% do público-alvo dessa primeira fase.

Um pneumologista que trata de pacientes com síndrome respiratória aguda escreveu para a Coluna dizendo ter ido ao posto de saúde do Engenho do Mato, na Região Oceânica.  “Lá me informaram não saberem nada sobre a chegada da vacina, nem quando irão iniciar a vacinação. Mas no jornal Bom Dia Rio vimos o prefeito (Axel Grael) e o secretário de Saúde (Rodrigo Oliveira) dizerem que estavam iniciando a vacinação”.

Além da falta de vacina, que o país inteiro não tem em quantidade suficiente para imunizar a população, falta também comunicação. Ansiosas pelo dia D e pela hora H do ministro Eduardo Pazuello, as pessoas acabam sendo desinformadas pelo “oba, oba” de prefeitos e governadores preocupados em faturar com o marketing político. Aí surge o “epa, epa!” com a surpresa, espanto e contrariedade da população quando o capitão do barco agarra a primeira boia e pula na água.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade