Passado o “oba, oba!” do início da vacinação, com prefeitos procurando ficar bem na foto ao lado dos primeiros vacinados, chega a hora do “epa, epa!”. A vacina contra a Covid-19 não está disponível nos postos de saúde. Em Niterói, existem apenas 11.620 doses para a primeira etapa da vacinação. Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde do município, usou a prerrogativa de “médico que trabalha na linha de frente do combate à Covid” e recebeu ontem (20/11) sua primeira dose da vacina, em frente à câmeras de televisão em evento realizado no Hospital Oceânico.
Até o início da manhã desta quinta-feira (21/01), somente 944 profissionais de saúde que atendem pacientes infectados pelo coronavírus e 40 idosos residentes em asilos e casas de repouso receberam a primeira dose. O reparte de CoronaVac recebido do governo do Estado, segundo estimativa da prefeitura, não chega para imunizar mais do que 60% do público-alvo dessa primeira fase.
Um pneumologista que trata de pacientes com síndrome respiratória aguda escreveu para a Coluna dizendo ter ido ao posto de saúde do Engenho do Mato, na Região Oceânica. “Lá me informaram não saberem nada sobre a chegada da vacina, nem quando irão iniciar a vacinação. Mas no jornal Bom Dia Rio vimos o prefeito (Axel Grael) e o secretário de Saúde (Rodrigo Oliveira) dizerem que estavam iniciando a vacinação”.
Além da falta de vacina, que o país inteiro não tem em quantidade suficiente para imunizar a população, falta também comunicação. Ansiosas pelo dia D e pela hora H do ministro Eduardo Pazuello, as pessoas acabam sendo desinformadas pelo “oba, oba” de prefeitos e governadores preocupados em faturar com o marketing político. Aí surge o “epa, epa!” com a surpresa, espanto e contrariedade da população quando o capitão do barco agarra a primeira boia e pula na água.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…