New here? Register. ×
×

Pessoal da saúde anuncia greve nos postos e hospitais de Niterói a partir de amanhã

Escrito por Gilson Monteiro às 15:21 do dia 23 de fevereiro de 2023
Sobre: Salários atrasados
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha
23fev

Com salários atrasados, profissionais de saúde de Niterói deverão entrar em greve nesta sexta-feira (24/02), para protestar também contra os contratos aviltantes que dizem ter sido obrigados a aceitar da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para se manterem empregados. Vão denunciar também a precariedade dos serviços nos hospitais, policlínicas e postos de Médico de Família, onde falta todo o tipo de insumos e de medicamentos básicos.

Policlínica Regional do Largo da Batalha
Com salários baixos e atrasados, poucos profissionais puderam trabalhar hoje na rede de saúde de Niterói

O atendimento na rede municipal de Saúde já está prejudicado nesta quinta-feira (23). É que sem ter dinheiro para a passagem ou para se alimentar durante o trabalho, muitos profissionais faltaram a seus postos nas unidades da FMS. Se os salários de janeiro não forem pagos até a tarde de hoje, vão paralisar o serviço e protestar amanhã na porta da prefeitura de Niterói.

Esta situação vem sendo denunciada há anos seguidos pela Associação dos Profissionais da Saúde de Niterói e pelo Sindicato dos Médicos. Uma anomalia que não encontra remédio no orçamento municipal, que vem batendo recordes seguidos de arrecadação com royalties de petróleo e a cobrança de um dos IPTUs mais altos do país. No entanto, em vez de comprar medicamentos e remunerar com dignidade o pessoal da Saúde, a prefeitura prefere gastar milhões com a apresentação de shows de cantores famosos e manter uma máquina com 65 secretarias, autarquias e órgãos públicos lotados de comissionados.

Desde o ano passado o prefeito Axel Grael vem prometendo um pacote de obras na Saúde, que incluiria a reforma de cinco módulos do Médico de Família e modernização da infraestrutura tecnológica em 17 deles, além da reforma de outras oito unidades. Mas nada se fala sobre a valorização dos profissionais e da melhoria de condições de trabalho.

A defensora Thaisa Guerreiro, coordenadora de saúde da DPRJ, explicou que a Defensoria Pública vem acompanhando a situação da rede de atenção à saúde em Niterói, sobretudo em razão da promessa de mais de R$ 1,2 bilhões em investimentos no Projeto Niterói 450, que vai contemplar obras físicas, de grande vulto na cidade. 

– O desafio de reestruturação da rede municipal de saúde é enorme. Apenas para exemplificar, os dados dos sistemas de informação em saúde comprovam que a cobertura da atenção primária em Niterói caiu de 75,8%, em 2018, para 37,1%, em 2022, o que é extremamente preocupante para uma cidade que já foi referência em atenção básica no Brasil. Tal aspecto se deve sobretudo à gravíssima insuficiência de recursos humanos, medicamentos, insumos e materiais e à precarização da estrutura e dos processos de trabalho – afirmou. 

Para a defensora, além da realização das obras anunciadas, é preciso investir na qualidade e resolutividade do serviço essencial de saúde, o que só é possível com efetivo investimento em boas condições de trabalho para os profissionais de saúde mediante bons salários, maior estabilidade do vínculo e disponibilidade dos instrumentos de trabalho e recursos para atendimento à população. 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

21 thoughts on “Pessoal da saúde anuncia greve nos postos e hospitais de Niterói a partir de amanhã

  1. Eu AMO essa cidade e me dói muito ver o que o SatanAxel está fazendo com Niterói. Sinais de trânsito sincronizados para causar trânsito, desordem urbana completa, as praias são puro lixo, Icaraí e adjacências se tornando cracolândia e fora os eventos despropositados que visam apenas ganhar popularidade no velho estilo romano do panes et circenses. Não vejo a hora de chegar Outubro/2024 porque a opinião do povo tem que ser dada nas urnas.

  2. O MAIOR CULPADO DISSO TUDO É O PRESIDIÁRIO RODRIGO NEVES , QUE APOIOU ESTE COMPLETO INCOMPETENTE PARA PREFEITURA DE NITEROI. COM CERTEZA FICOU RECEOSO DE APOIAR UMA PESSOA COM MAIOR GRAU DE COMPETENCIA POIS COM ISSO NÃO TERIA CHANCES DE VOLTAR A PREFEITURA DE NITEROI COMO SALVADOR DA CIDADE. FORA OS DOIS !!!

  3. Só atravessar a ponte que o quadro é cem por cento o mesmo.Os prefeitos tem que saber que não é um servidor e sim uma família . Multiplica por 4 e verão o resultado na próxima eleição.

  4. O QUE FALTA NA PREFEITURA DE NITERÓI, SÃO GESTORES CAPACITADOS E DE AMPLA VISÃO DO PRESENTE E FUTURO DA CIDADE !!! DINHEIRO AQUI NÃO FALTA, COM BILHÕES DE REAIS DO PETRÓLEO E AGEM COMO PREFEITURAS DO INTERIOR SEM RECURSOS PARA GRANDES OBRAS E JUSTO SALÁRIOS NA ÁREA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO,

    ANDO PELA CIDADE E SÓ VEJO OBRAS DE PRACINHAS, CICLOVIAS, RÓTULAS E OUTRAS INSIQUINIFICANTES SIMILARES !!! NADA QUE JUSTIFIQUE OS BILHÕES QUE RECEBEM !!! NENHUMA GRANDE OBRA, NUMA CIDADE DE PERMANENTE TRANSITO ENGARRAFADO E PERMANENTE ENCHENTES !!!

    ESSA SITUAÇÃO ME FAZ LEMBRAR, AS CIDADES DA REGIÃO DOS LAGOS, QUE A 3 DÉCADAS ATRÁS TAMBÉM RECEBERAM BILHÕES REAIS DE PETRÓLEO E ENFEITAVAM AS ORLAS, FAZIAM QUIOSQUE, PRACINHAS E ESTÁTUAS DE BROZE E NADA FIZERAM PARA O FUTURO DAS CIDADES, NA SAÚDE NENHUM GRANDE HOSPITAL E NA EDUCAÇÃO SÃO AS PIORES COLOCAÇÕES DO IDEB !!!!

  5. Já dizia minha avó.
    “Me diga com quem andas e lhe direi quem és!!”
    Mais um pro Ministério Público pedir prisão!!!

  6. Parabéns
    É muito bom ver um jornalista de credibilidade como o senhor.
    Em relação ao atual ocupante da cadeira de prefeito de Niteroi, sua situação está a cargo do Ministério Público.

  7. Essa administração é um desastre basta ver o caos na mobilidade urbana e
    Na saúde já assinaram atestado de incompetentes

  8. Lamentável a situação em que se encontra a saúde de Niterói, totalmente precarizadas, pagam salários baixíssimos, e ainda atrasam o dia do pagamento, quando se tratam de RPAs. Uma escolha pelo atraso deliberadamente, para justificar a privatização via Isso, pessoas jurídicas que povoam constantemente as páginas policiais por desviada de verbas pública. Niterói, um cidade onde somente o que cresce é a desigualdade social, fecharam-se várias unidades, e não se constroem novas…apenas “reformam” as velhas.

  9. Niterói vem sofrendo um Processo de PRECARIZAÇÃO acentuado, com Hospitais e Postos de Saude deteriorados fisicamente e jogados ao atraso TECNOLÓGICO e informacional. A cidade com baixa cobertura assistencial em Atenção Primária , inexistente Rede de Atenção Especializada, Serviços de Urgências de baixa complacência e desarticulados. Atenção Hospitalar deteriorada com pifios leitos qualificados, com baixa incorporação tecnológica. Profissionais de Saúde tratados com desrespeito com predomínio de relações de trabalho degradantes e precárias com condições de trabalho e salários indignos e aviltantes

    1. Existe um concurso em vigor da Fundação Municipal de Saúde, é só convocar!
      Não consigo compreender o porquê o MP, não intervém nesse sentido?!

      1. Eles preferem usar o dinheiro para financiar escola de samba e festinhas de final de ano ao invés de usar no necessario, fora o que é desviado e sobrefaturado.

  10. O governo do atual prefeito tem sido desastroso para a saúde. Baixíssimos salários, condições de trabalho indignas de um município com os recursos de Niterói, desmonte progressivo das estruturas, gestão lamentável.

    1. Niterói, desde 2013, iniciou uma política única no país que visa o extermínio dos servidores efetivos da saúde, e nos últimos 4 anos alinhado ao governo federal ambições mais amplas, exterminar a população de menor poder aquisitivo e privatizar o SUS. Esse objetivo será indubitavelmente alcançado em breve graças à apatia dos servidores e dos órgãos fiscalizadores como a Câmara Municipal onde dos 21 vereadores 17 só saem de casa para dizer SIM ao prefeito, O MP há um ano deu prazo de 30 dias para a criação de comissão para elaborar um plano de cargos para servidores do SUS no município, até hoje nada. isso me faz lembrar quando há alguns anos o TCE não tinha corum para uma sessão porque os desembargadores estavam na cadeia envolvidos no esquema do Cabral. A história taí. Para quem sabe ler, um pingo é letra.

    1. O pessoal que trabalha no CPN fazendo plantões de 24hs nem um lugar decente pra descanso tem, quando acham estão infestados de ratazanas monstruosas.

  11. Pq que estão com contratos aviltantes, como disseram, são aqueles que não passaram no concurso e FORAm pedir ao prefeito pra não ficarem desempregados.

    1. Pior administração pública que Niterói já teve. Não possuí experiência para tal cargo. Centro de Niterói abandonado lixo para todos os lados, fora os moradores de rua que se concentram em torno do Jardim São João coisa que você não se vê no campo de São Bento na zona sul. Prefeito para rico.

    2. Um absurdo o que vem acontecendo na saúde de Niterói. Os prédios insalubres, caindo aos pedaços, sem material para trabalhar, há mais de um ano aguardando vaga para especialistas. Cadê Fesaúde?Cadê a FMS?

Comments are closed.