Publicidade
Notícias

Painel da prefeitura atropela ortografia

Publicidade

Ortografia não é mesmo o forte dos operadores dos caríssimos painéis eletrônicos instalados pela prefeitura em Niterói. O da Praia de Icaraí, na manhã desta sexta-feira (17/08) lembrava os motoristas para utilizarem o SINTO de segurança.

“Inutéu, a gente somos inutéu”, parecem gritar para o contribuinte esses milionários e imprestáveis painéis eletrônicos

Instalados em dez pontos de Niterói para, supostamente, ordenar o trânsito da cidade não passam de monstrengos arquitetônicos enfeando a paisagem urbana e de pouca utilidade para os motoristas. Quando não estão informando “Trânsito bom”, mesmo com as ruas congestionadas, atropelam a ortografia com mensagens de  “Boa Viajem” (sic).

Os trambolhos colocados na Alameda São Boaventura, Centro, Praia de Icaraí, São Francisco, Largo da Batalha e Região Oceânica fazem parte de um contrato de R$ 19,15 milhões assinado pela prefeitura de Niterói com a empresa Ineo do Brasil Engenharia e Sistemas para a implantação do Centro de Controle Operacional de Mobilidade sediado em Piratininga.

Esse dinheiro foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 20 anos, tempo que supera a vida útil dos equipamentos adquiridos. A operação de crédito com o BID foi aprovada em 2013, no montante (à época) de R$ 65 milhões para financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social, que previa obras de contenção de encostas e melhoria no sistema de sinalização do trânsito da cidade.

Além do mais, nos pontos em que estão instalados os painéis, eles de pouco servem com a informação de “fluxo intenso” ou “pista interditada”. Motoristas reclamam que não têm alternativas para seguir viagem por outro caminho. Se no acesso ao túnel em direção a Charitas, por exemplo, é informado que o trânsito à frente está ruim, não há outra opção. O mesmo acontece na Praia de Icaraí, na Alameda e no Largo da Batalha.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade