Gentil Moreira de Souza acaba de soprar 91 velinhas em um bolo exclusivo da Beira Mar. A quarentena não permitiu uma grande festa, mas a mulher Clarice estava a seu lado. Há 70 anos Gentil chegou a Niterói, vindo de Arouca, uma pequena cidade ao Norte de Portugal. Era alfaiate e pretendia continuar aqui na profissão. Com nove anos de Brasil, trocou a tesoura, o tropical inglês e os cortes de roupa masculina pela farinha de trigo importada e o calor dos fornos à lenha da primeira padaria que comprou no Centro de Niterói.
Em 1974, depois de ter cinco padarias na cidade, em sociedade com os irmãos, comprou sozinho a Beira Mar, no coração de Icaraí. Eram 12 empregados, hoje são 300. Para fabricar seus pães e bolos, a Beira Mar consome 15 toneladas de farinha de trigo da França ou do Canadá; 45 mil ovos, duas toneladas de açúcar e 600 quilos de manteiga por mês.
Gentil viajou 21 dias de navio, trazendo na mala muitos moldes e a esperança de mostrar seu talhe exclusivo aos brasileiros. Na verdade, o alfaiate costurou foi um grande e produtivo negócio na Rua Moreira César.
Com a visão aguçada de quem bota linha no buraco da agulha, viu que aquele ponto estratégico de Icaraí poderia atrair gente o dia todo. Implantou o sistema de atendimento self service, com café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Outra tacada de mestre: trouxe logo para ser seus braços direito e esquerdo a filha Maria Célia. Ela passou a fazer cursos com grandes mestres da pâtisserie em Paris, trazendo receitas incríveis e deliciosas, de doces, biscoitos e pães, que fazem a Beira Mar ser imbatível no ramo, no Rio de Janeiro.
Gentil bate ponto todos os dias na Moreira Cesar, mesmo depois de ter passado o comando da empresa para Maria Célia, que trouxe Paula, neta dele, formada em administração. Casado com a brasileira Clarice, tiveram outro filho, Eduardo, médico.
O comendador Gentil Moreira, título concedido pelo governo português, com a alma impregnada pela doçura, já escreveu quatro livros de poesia, que falam desde sua infância até os dias atuais.
Olá gentil parabéns!!
Permita-me contar uma história d vida, em 1958 sr Alfredo tio, tinha uma padaria na rua São Lourenço e com a chamada dele a colheu toda a família veio de Arouca Portugal, a mãe viúva e os sete filhos, entre eles você.
Meu pai era proprietário do bar q ficava na frete da vila onde vcs foram morar, numa casa pequena a última da vila, eu erA menor e todas as noites ia lá conversar c vcs.
Em suma, testemunhei todo o início difícil de vcs .
Resumindo, vcs são todos vencedores!!!!
Parabéns!!!!
Humberto Pires
PARABENS, MTA SAUDE, E ALEGRIA.. QUE DEUS O PROTEJA SEMPRE!!! AMO A BEIRA MAR, SDDS AGORA SEM PODER FREQUENTA- LA. FELICIDADES SEMPRE, SR GENTIL, PRA VC E SUA FAMILIA.. UM ABRAÇÃO..
Parabéns Sr.Gentil!!
Primeiramente pelos seus 91 anos!!
Que Deus te abençoe e te dê muitos anos de vida!!
Eu sou a sua cliente, quero te agradecer pelos produtos de qualidade que oferece a todos os seus clientes e amigos!!
E pela capacidade e inteligência que o senhor e a sua família têm, de conduzir uma empresa tão maravilhosa e tão competente.
Que belo exemplo!! Que história linda a do senhor!
Feliz Aniversário e tudo de bom para o senhor!!
Querido Sr Gentil!! Desejo saúde e muitas alegrias!! Felicidades para esta pessoa que possui o nome mais adequado ,Gentil!
Parabéns, Sr. Gentil, pelo seu empenho em amar a nossa terra como se fosse sua, e contribuir tanto para o seu crescimento. Trabalhei no Hospital Santa Cruz, da Beneficência Portuguesa. Foi meu primeiro emprego de carteira assinada, em 1976. Fiquei muito triste com o fechamento do hospital. Lá confirmei minha vocação para a área da saúde. Lá aprendi como é bom cuidar das pessoas. Aprendi como fazer a diferença, assim como o Sr. fez e faz a diferença na vida de tantas pessoas até hoje! Parabéns ao Sr. e à sua família!
Sou 6 anos mais novo que Sr Gentil, nunca fomos apresendo mas o conhecia muito bem por ter trabalho com amigos seus no Bco Comercial do Estado do Rio ( Antonio Augusto da Paz e José de Carvalho) e também frenquetava a sua Padaria, e sua história de vida é realmente muito bonita, aproveito para parabenizar pelos 91 anos com saúde.
Parabéns seu Gentil, q Deus te abençoe mais e mais, q a presença de Deus seja uma realidade na sua vida. Conheço a Maria Célia, uma pessoa q faz jus ao nome do pai,
MT gentil. Trabalho com a venda de linguiça mineira, a procurei e ofereci minha mercadoria e ela com toda simpatia pausou seu café, me ouviu e após comprovar a qualidade do produto me disse: eu quero comprar a sua linguiça.
Não é todo dia q encontramos pessoas com tamanha relevância na sociedade, mas q acima de tudo sabem ser humanas.
Já tive o orgulho de trabalhar neesta empresa. Parabéns Sr. Gentil o Sr. é merecedor de todas as honras e elogios possíveis. E a D. Maria Célia também. Patrões corretíssimos. Quem trabalha aí tem que se orgulhar. Em breve irei visitá- los.
Parabéns a esse homem exemplar. Sou de Niterói, vou sempre a Beira Mar exatamente pela qualidade e carinho a minha terra. 🙏🏼🎂🧁🍰🥧
Conheço Sr Gentil desde a época em que era diretor na Beneficência Portuguesa de Niteroi e anos depois trabalhei na Beira Mar com Maria Célia, são pessoas pelas quais tenho grande admiração e respeito, assim com os outros membros da família. Parabéns, se Gentil, pelo seu aniversário, desej-lhe mt saúde e anos de vida!
Parabéns, Sr. Gentil, que não é gentil só no nome!!
Homem de grande coração, sempre pensando em ajudar os mais necessitados, sem fazer alardes!
Que Deus o abençoe ricamente e abençoe sua família!
Que ele seja próspero em todas as áreas da sua vida!
Que Deus abençoe a sua descendência!!
Felicidades!!! Abraços!
Parabéns amigo Gentil .Além de todos os predicados exaltados pelo jornalista, Grande Mestre de purrinha . Vamos pro centenario. ANTONIO BRITO (M.PERRIER)
À Beira Mar orgulha a nossa cidade. Parabéns! Felicidades! Sr.Gentil, grata pela sua sabedoria e exemplo.
História de sucesso. Hj em dia é muito difícil repetir esta sequência. Os tempos modernos são impeditivos.
Poxa que bacana sr Gentil faz parte de uma Safra q urbanizou com excelencia a nossa cidade. Amigo de Meu tio Elisio Borges dono da Casa Borges de material de construção na rua da Conceicao, tambem famosa na epoca em frente a Leiteria Brasil ao lado da Esportiva. Fundaram com outros nao menos prosperos o Hospital Sata Cruz a Beneficiencia Portuguesa e o Clube Portugues. Muito Feliz em saber de sua saude muito orgulho desse povo Deus o abençoe grandemente
Que linda história!… Fiquei feliz de saber pois amo presentea meus familiares com cesta de café da manhã no aniversário deles!
Uma belíssima história de lutas como um imigrante
Parabéns pelo seu 91anos