New here? Register. ×
×

Alfaiate português que virou panificador de sucesso em Niterói faz 91 anos

Escrito por Gilson Monteiro às 15:56 do dia 26 de junho de 2020
Sobre: Talhe certo
  • Gentil Moreira de Lima
26jun

Gentil Moreira de LimaGentil Moreira de Souza acaba de soprar 91 velinhas em um bolo exclusivo da Beira Mar. A quarentena não permitiu uma grande festa, mas a mulher Clarice estava a seu lado. Há 70 anos Gentil chegou a Niterói, vindo de Arouca, uma pequena cidade ao Norte de Portugal. Era alfaiate e pretendia continuar aqui na profissão. Com nove anos de Brasil, trocou a tesoura, o tropical inglês e os cortes de roupa masculina pela farinha de trigo importada e o calor dos fornos à lenha da primeira padaria que comprou no Centro de Niterói.

Em 1974, depois de ter cinco padarias na cidade, em sociedade com os irmãos, comprou sozinho a Beira Mar, no coração de Icaraí. Eram 12 empregados, hoje são 300.  Para fabricar seus pães e bolos, a Beira Mar consome 15 toneladas de farinha de trigo da França ou do Canadá; 45 mil ovos, duas toneladas de açúcar e 600 quilos de manteiga por mês.

Gentil viajou 21 dias de navio, trazendo na mala muitos moldes e a esperança de mostrar seu talhe exclusivo aos brasileiros. Na verdade, o alfaiate costurou foi um grande e produtivo negócio na Rua Moreira César.

Com a visão aguçada de quem bota linha no buraco da agulha, viu que aquele ponto estratégico de Icaraí poderia atrair gente o dia todo. Implantou o sistema de atendimento self service, com café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Outra tacada de mestre: trouxe logo para ser seus braços direito e esquerdo a filha Maria Célia. Ela passou a fazer cursos com grandes mestres da pâtisserie em Paris, trazendo receitas incríveis e deliciosas, de doces, biscoitos e pães, que fazem a Beira Mar ser imbatível no ramo, no Rio de Janeiro.

Gentil bate ponto todos os dias na Moreira Cesar, mesmo depois de ter passado o comando da empresa para Maria Célia, que trouxe Paula, neta dele, formada em administração. Casado com a brasileira Clarice, tiveram outro filho, Eduardo, médico.

O comendador Gentil Moreira, título concedido pelo governo português, com a alma impregnada pela doçura, já escreveu quatro livros de poesia, que falam desde sua infância até os dias atuais.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

17 thoughts on “Alfaiate português que virou panificador de sucesso em Niterói faz 91 anos

  1. Olá gentil parabéns!!
    Permita-me contar uma história d vida, em 1958 sr Alfredo tio, tinha uma padaria na rua São Lourenço e com a chamada dele a colheu toda a família veio de Arouca Portugal, a mãe viúva e os sete filhos, entre eles você.
    Meu pai era proprietário do bar q ficava na frete da vila onde vcs foram morar, numa casa pequena a última da vila, eu erA menor e todas as noites ia lá conversar c vcs.
    Em suma, testemunhei todo o início difícil de vcs .
    Resumindo, vcs são todos vencedores!!!!
    Parabéns!!!!
    Humberto Pires

  2. PARABENS, MTA SAUDE, E ALEGRIA.. QUE DEUS O PROTEJA SEMPRE!!! AMO A BEIRA MAR, SDDS AGORA SEM PODER FREQUENTA- LA. FELICIDADES SEMPRE, SR GENTIL, PRA VC E SUA FAMILIA.. UM ABRAÇÃO..

  3. Parabéns Sr.Gentil!!
    Primeiramente pelos seus 91 anos!!
    Que Deus te abençoe e te dê muitos anos de vida!!
    Eu sou a sua cliente, quero te agradecer pelos produtos de qualidade que oferece a todos os seus clientes e amigos!!
    E pela capacidade e inteligência que o senhor e a sua família têm, de conduzir uma empresa tão maravilhosa e tão competente.
    Que belo exemplo!! Que história linda a do senhor!
    Feliz Aniversário e tudo de bom para o senhor!!

  4. Querido Sr Gentil!! Desejo saúde e muitas alegrias!! Felicidades para esta pessoa que possui o nome mais adequado ,Gentil!

  5. Parabéns, Sr. Gentil, pelo seu empenho em amar a nossa terra como se fosse sua, e contribuir tanto para o seu crescimento. Trabalhei no Hospital Santa Cruz, da Beneficência Portuguesa. Foi meu primeiro emprego de carteira assinada, em 1976. Fiquei muito triste com o fechamento do hospital. Lá confirmei minha vocação para a área da saúde. Lá aprendi como é bom cuidar das pessoas. Aprendi como fazer a diferença, assim como o Sr. fez e faz a diferença na vida de tantas pessoas até hoje! Parabéns ao Sr. e à sua família!

  6. Sou 6 anos mais novo que Sr Gentil, nunca fomos apresendo mas o conhecia muito bem por ter trabalho com amigos seus no Bco Comercial do Estado do Rio ( Antonio Augusto da Paz e José de Carvalho) e também frenquetava a sua Padaria, e sua história de vida é realmente muito bonita, aproveito para parabenizar pelos 91 anos com saúde.

  7. Parabéns seu Gentil, q Deus te abençoe mais e mais, q a presença de Deus seja uma realidade na sua vida. Conheço a Maria Célia, uma pessoa q faz jus ao nome do pai,
    MT gentil. Trabalho com a venda de linguiça mineira, a procurei e ofereci minha mercadoria e ela com toda simpatia pausou seu café, me ouviu e após comprovar a qualidade do produto me disse: eu quero comprar a sua linguiça.
    Não é todo dia q encontramos pessoas com tamanha relevância na sociedade, mas q acima de tudo sabem ser humanas.

  8. Já tive o orgulho de trabalhar neesta empresa. Parabéns Sr. Gentil o Sr. é merecedor de todas as honras e elogios possíveis. E a D. Maria Célia também. Patrões corretíssimos. Quem trabalha aí tem que se orgulhar. Em breve irei visitá- los.

  9. Conheço Sr Gentil desde a época em que era diretor na Beneficência Portuguesa de Niteroi e anos depois trabalhei na Beira Mar com Maria Célia, são pessoas pelas quais tenho grande admiração e respeito, assim com os outros membros da família. Parabéns, se Gentil, pelo seu aniversário, desej-lhe mt saúde e anos de vida!

  10. Parabéns, Sr. Gentil, que não é gentil só no nome!!
    Homem de grande coração, sempre pensando em ajudar os mais necessitados, sem fazer alardes!
    Que Deus o abençoe ricamente e abençoe sua família!
    Que ele seja próspero em todas as áreas da sua vida!
    Que Deus abençoe a sua descendência!!
    Felicidades!!! Abraços!

  11. Parabéns amigo Gentil .Além de todos os predicados exaltados pelo jornalista, Grande Mestre de purrinha . Vamos pro centenario. ANTONIO BRITO (M.PERRIER)

  12. À Beira Mar orgulha a nossa cidade. Parabéns! Felicidades! Sr.Gentil, grata pela sua sabedoria e exemplo.

  13. História de sucesso. Hj em dia é muito difícil repetir esta sequência. Os tempos modernos são impeditivos.

  14. Poxa que bacana sr Gentil faz parte de uma Safra q urbanizou com excelencia a nossa cidade. Amigo de Meu tio Elisio Borges dono da Casa Borges de material de construção na rua da Conceicao, tambem famosa na epoca em frente a Leiteria Brasil ao lado da Esportiva. Fundaram com outros nao menos prosperos o Hospital Sata Cruz a Beneficiencia Portuguesa e o Clube Portugues. Muito Feliz em saber de sua saude muito orgulho desse povo Deus o abençoe grandemente

Comments are closed.

Menu