Publicidade
Categories: Sem categoria

Niterói dificulta censo de inativos

Publicidade

Os aposentados e pensionistas da prefeitura de Niterói, a grande maioria deles idosos e alguns, inclusive, portadores de deficiência, estão sendo obrigados a fazer o recadastramento da NitPrev no prédio da Fundação Niemeyer, local de  difícil acesso e distante cerca de 700 metros da porta do Terminal Rodoviário João Goulart. O prazo vai até 27 de junho, mas o comparecimento ao posto deve ser agendado previamente com a NitPrev.

Perigo no caminho

O trecho a ser percorrido inclui a travessia perigosa de vias por onde entram e saem ônibus do terminal. O caminho até o prédio do recenseamento dos inativos da prefeitura está sem nenhuma sinalização. Apenas uma faixa de três metros foi estendida em uma das rampas da abóboda do prédio, mas que somente é vista por quem já está dentro do Caminho Niemeyer, uma área extensa e descampada.

Carona difícil

Aqueles que têm mais sorte, descobrem que a NitPrev oferece transporte para o recenseamento. Mas este é feito por um único carro pequeno, de quatro lugares. Lá dentro, os inativos se veem às voltas com a papelada exigida para o recenseamento. Caso esqueçam de algum, têm que voltar noutro dia.

Café para os peregrinos

Na saída, cafezinho e biscoitos oferecidos em uma mesa próxima da porta servem, talvez, como uma desculpa por terem feito os idosos peregrinarem como Maria e José pelo deserto da Judeia até os recenseadores de César Augusto.

O recenseamento está sendo realizado pelo consórcio Serconprev (Serviços e Consultoria em Previdência), com sede em Teresina (Piauí) contratado pelo Ministério da Previdência Social em convênio com a prefeitura de Niterói para coletar os dados no município e transmiti-los para o Cadastro Nacional de Informações Sociais do governo federal.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

3 horas ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

2 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

3 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago
Publicidade