New here? Register. ×
×

MP receberá denúncias de boca de urna e outras irregularidades durante eleição

Escrito por Gilson Monteiro às 11:06 do dia 30 de setembro de 2022
Sobre: Processo eleitoral
  • Boca de urna em Niterói
30set
A distribuição de propaganda de candidatos em frente às seções eleitorais (boca de urna) pode ser denunciada ao MP

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) estará de plantão neste domingo de eleição (02/10), das 7h às 18h, para o recebimento de denúncias referentes à eleição. Entre as irregularidades mais comuns que podem ser denunciadas durante a votação estão: a prática de boca de urna (propaganda em frente às seções eleitorais, distribuição de material gráfico), tumulto e aglomerações que prejudiquem o exercício do voto, transporte indevido de eleitores e compra de votos.

As comunicações poderão ser encaminhadas pelo telefone 127 (ligação gratuita dentro do Estado); Whatsapp 21-993663100 (mensagens escritas e ligações); ou pelo formulário eletrônico no site do MP (clique aqui).

As denúncias recebidas pela Ouvidoria no domingo serão encaminhadas ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ), que também estará de plantão para acionar os promotores eleitorais presentes nas zonas eleitorais fiscalizando as seções.

A Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) também encaminhará comunicações recebidas via o Disque-Denúncia (2253-1177). As irregularidades constatadas serão encaminhadas aos Promotores de Justiça designados para as funções eleitorais bem como à Procuradoria Regional Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Estado do Rio conta com 12.827.296 eleitores aptos a votar em 34.068 seções nos 4.844 locais de votação. Só no município do Rio de Janeiro serão 5.002.621 eleitores em 1.404 locais de votação.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|