New here? Register. ×
×

Monsenhor faz 84 anos ao lado da mãe

Escrito por Gilson Monteiro às 16:58 do dia 16 de maio de 2016
Sobre: Padre obreiro
16maio

Os 84 anos de idade do monsenhor Elídio Robaina foram comemorados em duas missas celebradas no último domingo, na capela de São Lucas, que fica nos fundos da Associação Médica Fluminense, em Icaraí. A surpresa maior aconteceu na cerimônia das 19h, quando sua mãe, Dona Rosa, que vai completar 105 anos no dia 30 de agosto, veio da Barra da Tijuca para saudar o filho.

Ela contou que Elídio desde pequeno gostava de assistir as missas aos domingos, no distrito de Santo Eduardo, em Campos, onde viviam. “Vim aqui abraçá-lo e conhecer sua nova igreja. Tinham-me dito que era pequena, mas não achei, não. Só sei que ele como obreiro vai transformá-la em uma grande igreja da cidade”.

Dona Rosa não sabia que o monsenhor já tem um projeto de revitalização da capela. O religioso pediu ao arquiteto Marcio Franco da Cruz para projetar a reforma da capela, e este propôs algumas modificações para a valorização do altar, avançando-o um metro à frente e instalando também um novo sacrário em uma parede de mármore branco. A fachada receberá uma marquise pergolada de metal e vidro visando adaptá-la para casamentos e outras cerimônias. 

No lanche após a missa, Dona Rosa disse que não gostava de morar na roça, por isso se mudou para o Rio, para ter mais gente a sua volta já que ela gosta “de uma prosa, principalmente com os mais jovens, que trazem sempre esperança e alegria”, afirmou.

Monsenhor Elidio é considerado um dos maiores obreiros da cidade. Reformou e restaurou todas as igrejas por onde passou, além de ter construído outras tantas, como a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Boa Viagem. No vídeo, a seguir, Dona Rosa lembra de sua terra e fala também das filhas e dos netos com carinho.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Monsenhor faz 84 anos ao lado da mãe

  1. Eu chamo de Padre Elídio, devo muito a ele, pelas orientações e exemplo de vida. conheço ele desde 1967..no Seminário São José,e da minha Paróquia de Tenente Jardim,que ele reconstruiu..aonde ele vai tem obra….meu falecidos pais eram muito amigos dele,

Comments are closed.