New here? Register. ×
×

Capela de São Lucas vai ser revitalizada

Escrito por Gilson Monteiro às 07:05 do dia 21 de abril de 2016
Sobre: Obra do monsenhor
21abr

capela-altarO monsenhor Elidio Robaina é mesmo um obreiro. Assumiu faz pouco tempo a Capela de São Lucas, que fica em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, nos fundos da Casa do Médico, e já está cuidando da reforma e ampliação do templo projetado há quase 50 anos pelo arquiteto Germinal Bottino.

O padre pediu agora a outro arquiteto, Marcio Franco da Cruz, para projetar a reforma da capela, e este propôs algumas modificações para a revitalização da igrejinha que incluirão a valorização do altar, avançando-o um metro à frente e instalando também um novo sacrário em uma parede de mármore branco. A fachada também receberá uma marquise pergolada de metal e vidro visando adaptá-la para casamentos e outras cerimônias.

A capela tem uma estrutura arquitetônica que lembra as catacumbas do início do cristianismo, e seu formato é o de duas mãos estilizadas em oração. Nas paredes sem janelas há doze lâmpadas simbolizando os apóstolos. Entronizado no altar, São Lucas é o padroeiro dos médicos. A igrejinha foi inaugurada em 18 de outubro de 1970 pelo arcebispo Dom Almeida de Moraes Junior, na presença de Waldenir Bragança, que era, então, presidente da Associação Médica Fluminense.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Capela de São Lucas vai ser revitalizada

    1. os telefones disponíveis são os do monsenhor Elídio 996365138 e da Secretaria Teresa
      997320332

  1. Ficamos felizes
    Com a boa noticia !!! Brasil em tempos de crise e corrupção chega como um alento artigos como esse !!
    Casamos eu e minha filha nesta bela
    capela !! (1974/2007)..Parabéns Monsenhor Elidio por atitude Cristã e Cidadã ! Parabenizamos Gilson pela busca de Noticias culturais e Progressistas !!!

  2. Monsenhor Elídio é um exemplo de Sacerdote que constrói e restaura Igrejas por onde difunde o Evangelho, mas sobretudo reinflama os nossos Templos Interiores com o Espírito Santo de Deus! Que o Senhor o guarde sempre!

Comments are closed.