Publicidade
Notícias

Maricá recebe em 15 dias primeiras doses da vacina russa Sputnik V

Publicidade

Dentro de 15 dias a vacina russa Sputinik V deverá chegar em um primeiro lote de 25 mil doses, das 500 mil adquiridas pela Prefeitura de Maricá. O município é o primeiro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a adquirir imunizante contra a Covid por conta própria, após a sanção do projeto de lei 534/2021 pela Presidência da República

A Prefeitura de Maricá assinou na sexta-feira (19/03) um contrato que garante a aquisição de 500 mil doses da Sputnik V. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta em suas redes sociais. A vacina, no entanto, ainda não conta com a aprovação da Anvisa, mas já está sendo aplicada em diversos países, incluindo os vizinhos Argentina, Paraguai e Venezuela.

Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet. O estudo mostrou, ainda, que 21 dias depois da aplicação da primeira dose, o imunizante foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e de mortes.

Maricá tem população de 170 mil habitantes. Com a chegada da Sputinik e mais as doses de Coronavac, do Instituto Butantã, que ainda dispõe, a Secretaria de Saúde maricaense espera imunizar todos os moradores maiores de 60 anos ainda em abril. As doses restantes da vacina russa serão destinadas ao consórcio de municípios formado para aquisição de imunizantes contra a Covid, independentemente do governo federal.

O valor da aquisição da vacina russa não foi revelado pela Prefeitura de Maricá. O município vizinho de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema é o que mais recebe de royalties do petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Para 2021, a previsão da Agência Nacional do Petróleo é a de que Maricá deverá receber quase R$ 2 bilhões em royalties e participações especiais advindas da exploração e produção de petróleo, gás natural e hidrocarbonetos fluidos e outros derivados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

2 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

2 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

2 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

3 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

4 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

5 dias ago
Publicidade