Publicidade
Sem categoria

Paleta, tinta e pincel ajudam jornalista a enfrentar isolamento da Covid

Publicidade

Por: Guilherme Barros e Marina Rocha Barros //

Isolado em casa, aos 90 anos, o jornalista João Américo Barros, aposentado há mais de 20 anos, niteroiense e morador de Icaraí, redescobriu o prazer de pintar. Com uma bandeja improvisada como paleta, tinta e pincel redescobre seu talento para a pintura. E assim consegue enfrentar o isolamento social provocado pela Covid.

Seus quadros têm tido ampla repercussão nas redes sociais. Sempre atento aos novos modos de consumir informação, Barros, que desenha e pinta desde os 12 anos, começou um curso de pintura online e vem aprimorando suas técnicas.

– Não pegava em um pincel há mais de 10 anos. Descobri uma artista de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que gostei muito. Estou aprendendo novas formas de pintar e gostando muito do resultado – diz ele que já ganhou nota 10 da professora em um de seus quadros abstratos.

O hobby ajuda a manter a cabeça no lugar no meio de uma pandemia que nunca imaginou viver. O aposentado está entre os brasileiros vacinados contra a Covid-19. Já tomou a segunda dose da CoronaVac, mas garante que manterá todos os cuidados para evitar a doença.

Barros tem uma carreira jornalística notável. Estava à frente do departamento de arte da famosa revista O Cruzeiro quando a publicação atingiu a histórica marca de mais de 700 mil revistas vendidas em banca. Foi chefe da arte das revistas Manchete, Manchete Esportiva, Fatos e Fatos e Fotos. Ao todo, Barros deve ter projetado, com seu traço de artista nato, milhares de páginas e capas de revistas.

Há três anos, sofreu sua maior dor, quando perdeu sua companheira de quase 60 anos, Maria Adelaide. A relação dos dois remonta à época quando Niterói ainda era capital fluminense e eles trabalhavam no IBGE. Barros teve então uma oportunidade de atravessar a Ponte e tentar a vida em O Cruzeiro, como diagramador. Trabalhou na revista durante 20 anos. Lá, conheceu e se tornou amigo de nomes como Ziraldo, Borjalo, Péricles Maranhão, Carlos Estêvão, Amilde Pedrosa (Appe), e muitos outros. Depois, em 1975, mudou-se para extinta Manchete, onde construiu uma sólida amizade com Carlos Heitor Cony.

Barros foi citado algumas vezes por Cony em artigos escritos para a Folha de São Paulo. Até o falecimento de Cony, os dois ainda se encontravam. Chegaram a fundar um grupo chamado Pão com Ovus, todos ex-jornalistas da Manchete.

Flamenguista de coração e conhecedor de culturas, ele, hoje, acompanha de perto as notícias de esportes e política e usa as redes sociais para compartilhar textos e análises pessoais, sempre com opiniões muito incisivas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade