Publicidade
Notícias

Longa-metragem gravado em Niterói faz sucesso em festivais de cinema no mundo

Publicidade

“Novembro”, filme dirigido pelos cineastas Railane Borges e Matias Palma, ambos radicados em Niterói, onde é rodado o longa memtragem,  vem conquistando elogios em festivais de cinema no Brasil e em outros países. É baseado no livro “Solidão e Destino” do escritor Sandro Araújo. Foi gravado em 2019 sem utilizar recursos públicos.  O financiamento foi feito por crowdfunding, a “vaquinha virtual”. Os produtores conseguiram finalizar o filme dentro de um padrão de qualidade que vem encantando as curadorias de alguns dos festivais de cinema mais importantes do mundo.

Railane Borges, atriz com longa estrada na TV, cinema e teatro, escreveu o roteiro ao lado de Matias Palma, diante das incertezas que o cenário cultural do país carrega. “Foi um trabalho que mostrou de forma clara como o esforço coletivo pode ser uma gigantesca mola propulsora para transformar sonhos em realidade. Entre a concepção do roteiro e a finalização das filmagens, foram seis meses muito intensos. E no final, o resultado foi lindo. A trajetória do ‘Novembro’ está sendo linda!”, diz Railane

O longa já foi selecionado para dez festivais de cinema, sendo três no Brasil e sete em outros países. Um deles, é o tradicional Festival de Cinema de Bogotá, que já premiou figuras importantes do audiovisual como Pedro Almodóvar. No Universal Movie Awards, da África, o filme venceu na categoria de melhor trilha sonora original. No Brasil, “Novembro” estará na TV em janeiro, mas antes será exibido em uma sessão para convidados, dia 18 de novembro.

Estrelado por Lara Lazzaretti, Iasmin Patacho e Hare Brasil, “Novembro” tem Niterói como cenário, contando uma história de um homem de meia idade com sérios problemas de relacionamentos. A sensibilidade masculina é retratada como poucas vezes foi visto nas telas. Tudo isso emoldurado pela bela fotografia do chileno Matias Palma.

– Foi e ainda está sendo uma bela jornada. “Novembro” nasceu como um sonho e vê-lo se transformar em realidade dessa forma, cativando corações e críticos em todos os continentes nos enche de alegria – diz Matias.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

7 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade