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Hospital contemplado por qualidade no atendimento de casos de AVC

Escrito por Gilson Monteiro às 11:59 do dia 15 de junho de 2021
Sobre: Protocolo eficaz
  • Hospital Icaraí - Foto: Pedro Costa
15jun

Hospital IcaraíA qualidade do atendimento do Hospital Icaraí, prestado em Niterói a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), foi reconhecida hoje (15/06) como de nível internacional. A qualificação foi distinguida pela Iniciativa Angels, um projeto do laboratório Boehringer Ingelheim que visa qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

A Iniciativa Angels é uma coordenação internacional de mais de 3.500 centros médicos em cem países que se capacitam em atender pacientes com AVC. O projeto começou a ser implementado no Icaraí em junho de 2020.

 – Conquistamos esse marco com um recurso importante que é a famosa Stroke Bag, que permite guardar medicamentos e materiais específicos para o tratamento do AVC. Com ela temos maior agilidade, num menor tempo e conformidade no processo. A conquista da Stroke Bag é um símbolo entregue pela Iniciativa Angels em reconhecimento ao esforço e entrega de resultados pelo Hospital Icaraí rumo a sua certificação no atendimento de qualidade ao paciente com AVC – diz Guilherme Torezani, gerente médico do protocolo de AVC do Hospital Icaraí.

As equipes de profissionais do Hospital Icaraí envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento com seu time de AVC, composto por neurologistas da instituição e com o consultor científico do Angels. Com isso, nesse primeiro ano de implementação, já foi possível intervir e reverter dezenas de AVC, prevenindo sequelas e identificando causas que levariam a outros episódios dessa grave doença.

A Angels ajuda a formatar o processo de implementação e gestão do protocolo para o atendimento mais eficaz do paciente com AVC. Alessandro Romulo, consultor científico da Iniciativa Angels, diz que “a parceria com o Hospital Icaraí foi superprodutiva; vimos que o hospital tem plenas condições de atender os pacientes com AVC com maestria”.

Com o auxílio de múltiplas estratégias, é possível reduzir o tempo “porta – agulha” (diferença de tempo entre o paciente entrar no hospital e receber o tratamento que reverte o AVC) para, no máximo, 60 minutos (prática preconizada pelos protocolos internacionais). O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

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Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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2 thoughts on “Hospital contemplado por qualidade no atendimento de casos de AVC

  1. Só se for nessa especialidade, pois infelizmente, já tive uma perda terrível no atendimento desse hospital, por causa de um erro médico e ouvi vários outros casos. Esse nosocômio, nunca mais! Não recomendo a ninguém.

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