Publicidade
Categories: Notícias

Hospital Antonio Pedro mantém pronto-socorro fechado e afasta estudantes

Publicidade

De braços abertos no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) somente Hipócrates, o pai da Medicina, esculpido na fachada. Em 2016, o Huap passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Esta, em vez de reabrir a emergência para o público, tem dificultado ao máximo o atendimento de pacientes.

O contrato da Ebserh com a UFF previa a obrigatoriedade de o novo gestor do hospital apoiar o ensino universitário. Na véspera do completar 70 anos, o Antônio Pedro vê o atendimento de pacientes diminuir. Com menos consultas, exames e cirurgias, o Huap, além de estar com apenas 160 leitos quando já teve 450, vai acabar com a residência médica da Faculdade de Medicina da UFF.

Adauto Dutra Moraes Barbosa, diretor da faculdade, disse em e-mail enviado a um professor que a escola está “recorrendo aos poucos a outros locais para ensino”. Afirmou que a Ebserh “apenas cumpre o que está acordado com as secretarias municipal e estadual de saúde; assim, o que interessa à formação médica básica inicial corre sério risco de não ser mais visto lá dentro”. Adauto lamenta que “dentro do Huap ficará o que interessa mais à Ebserh do que aos alunos”.

Já foi o tempo em que os médicos andavam com um cartão no bolso onde estava escrito: “Em caso de acidente me leve para a Emergência do Antônio Pedro”. As paredes dos corredores eram sujas, tinha lâmpadas queimadas, mas o hospital naquela época funcionava a pleno vapor. O Pronto Socorro aberto era referência na região. Médicos, enfermeiros, residentes e estudantes eram preocupados em curar pessoas e salvar vidas.

Por ocasião do incêndio do circo Gran Circo Norte-americano, em dezembro de 1961, o Antônio Pedro, pertencente à Prefeitura de Niterói, estava fechado há 20 dias. Foi reaberto emergencialmente pela tragédia. Em seguida, o hospital foi cedido pelo município ao Governo Federal para funcionar como Pronto Socorro e Hospital Escola dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Serviço Social. Assim, formou gerações de grandes profissionais dessas áreas, durante seis décadas.

Hoje, nas mãos da Ebserh, o Huap anuncia uma outra tragédia: os futuros doutores vão perder o local apropriado para a verdadeira medicina prática, assim como os professores vão ficar sem um hospital de excelência para ensinar Medicina aos alunos.

Se isso acontecer o Antônio Pedro, vai ter que tirar a palavra universitário de seu nome. A UFF terá também que devolver o prédio à prefeitura, já que está se alterando o objeto da doação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Grael gasta milhões com saúde que Niterói só encontra em hospitais estaduais

Pacientes que deveriam ser atendidos pelo hospital municipal Carlos Tortelly são mandados para hospitais estaduais…

6 horas ago

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

5 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

5 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

5 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

6 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

1 semana ago
Publicidade