Num pedestal em frente já havia sido “suprimida” uma das placas de bronze que marcavam a reforma da praça feita em 1992. A praça também perdeu o busto do poeta Casimiro de Abreu, que sumiu, ninguém sabe, ninguém viu.
Segundo os funcionários da Seconser, a árvore poderia tombar sobre pedestres e veículos que passam pela Rua Presidente Pedreira. Estaria de pé, mas sem vida, sustentada somente pela sua casca. Com a supressão (nome técnico dado à derrubada de árvores), o Jardim do Ingá, como é conhecida a praça, perdeu mais uma de suas 14 figueiras. Restam somente outras quatro ainda de pé.
As figueiras são plantas exóticas bastante utilizadas por paisagistas europeus contratados para fazer jardins urbanos no Brasil, no século passado. As fícus religiosas do Ingá vinham sendo abatidas desde 1980, quando uma desabou na Presidente Pedreira depois de uma ventania. Na época, a praça estava sendo remodelada pela prefeitura, recebendo uma pista de patinação e gradeamento em toda a volta. Há quatro anos, a praça já havia perdido outras duas figueiras, suprimidas pela Seconser. A prefeitura anunciou o plantio de 21 novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na praça, como compensação.
Depois de passar mais de um ano ocupada pelo canteiro de obras da empreiteira contratada para reformar a Rua Paulo Alves, a Praça César Tinoco foi reaberta ao público no dia 4 de outubro. Recebeu uma mão de cal, mas reabriu sem rampa para carrinhos de bebês e de cadeirantes. Estava também sem o escorrega e com as grades da quadra das crianças quebradas e enferrujadas.
O busto do poeta Casimiro de Abreu, que ficava sobre um pedestal no centro da praça continua sumido. Já o busto de Jorge Loretti, jurista e ilustre morador do Ingá, ainda continua no lugar. Mas em volta não se veem mais os aparelhos de ginástica usados pela turma da terceira idade.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…