Publicidade
Notícias

Febre quebra-ossos na ZN e Pendotiba

Publicidade

Um surto de chicungunya na Zona Norte de Niterói, que já começou a se alastrar por Pendotiba, está lotando as unidades básicas de saúde e levando muita gente a hospitais particulares. Famílias inteiras, moradoras dos bairros Tenente Jardim, Barreto e Engenhoca estão com o vírus da doença que provoca intensas dores nas articulações de mãos, punhos, pés e tornozelos, além de febre alta.

A prefeitura de Niterói ainda está licitando o aluguel de dois carros fumacê para se somar a outros dois já utilizados pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) para combater os mosquitos causadores da doença. Amanhã, sábado (10/03), vai ser feita uma reunião Administração Regional do Barreto com a presença de técnicos d a Secretaria munipal de Saúde, da Clin e do Devic para organizar um mutirão de combate ao Aedes aegypti e ao Aedes albopictus, incluindo além do fumacê  uma vistoria em casa por casa dos bairros mais afetados: Barreto, Engenhoca, Tenente Jardim, Maria Paula e Matapaca.

O uso do fumacê, no entanto, está restrito apenas ao início da manhã, porque, segundo técnicos do Devic, à tarde a sua circulação pelas ruas da cidade atrapalharia o trânsito, já que os carros que espalham o veneno para matar mosquito têm que andar bem devagar.

Há dois anos, reunidos em uma mesa redonda, em Niterói, sobre as ameaças à saúde pública do Estado do Rio, pesquisadores dos Institutos Vital Brazil; Butantã, de São Paulo; e Fiocruz, do Rio de Janeiro, alertaram para a ocorrência deste surto de chicungunya em 2017. A doença causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus chega a sua maior incidência neste final de verão.

A chicungunya

Como não possui uma fase hemorrágica, ao contrário da dengue, a febre chicungunya costuma ser uma virose mais benigna do que a outra doença provocada pela picada de mosquito. Não há risco de morte, mas sim o risco de incapacitação do paciente pelas intensas e prolongadas dores articulares.

Tal como na dengue, não existe tratamento específico contra a febre chicungunya. Não há um medicamento que aja diretamente contra o vírus de modo a eliminá-lo do organismo mais rapidamente. A imensa maioria dos pacientes irá se curar de forma espontânea após cerca de 7 a 10 dias. O tratamento é apenas sintomático e de suporte.

Os médicos indicam o consumo de maior quantidade de água por dia para evitar a desidratação. Para controlar a febre receitam paracetamol e dipirona. O uso de anti-inflamatórios ou aspirina deve ser evitado na fase aguda, pois se o paciente tiver dengue em vez de febre chicungunha, esses medicamentos aumentam o risco de eventos hemorrágicos.

Na fase aguda também são contraindicados os corticoides, pois estes fármacos inibem o sistema imunológico. Na fase crônica da doença, porém, se as dores articulares ainda estiverem presentes e não houver boa resposta aos analgésicos e anti-inflamatórios comuns, os corticoides podem ser uma opção válida para o controle da dor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade