Publicidade
Categories: Notícias

Entidades lembram dos idosos em Niterói

Publicidade

A Semana do Idoso, aberta durante evento na Casa da Amizade, do Rotary, em São Francisco, prossegue nesta quinta-feira com oficinas para estimular a memória, biodança, yoga e apresentação de corais na sede da Universidade da Terceira Idade (Univerti), na Rua Presidente Pedreira 62, Ingá. No sábado (01/10), o Point do Idoso promove também atividades na Praia de Icaraí, em frente à Rua Álvares de Azevedo.

Waldenir Bragança, reitor da Univerti, lembra que Niterói tem cerca de 20% de sua população formada por pessoas maiores de 60 anos. Mas esses 90 mil moradores não contam com a efetividade do Estatuto do Idoso, muitas vezes desrespeitado.

Marcelo Konte, diretor do Rio Cricket, elogiou o trabalho da Univerti e contou que por iniciativa sua, há dez anos foi aberto um espaço no clube para duas gerontologistas fazerem trabalhos preventivos com idosos.

_ A ação da Univerti, criada por esse baluarte da causa, o prefeito Waldenir Bragança, é importante para a sociedade entender o quanto é preciso se preparar para a terceira idade. Precisamos de políticas públicas que ofereçam mais ambientes para os idosos. Nosso projeto, o Prolongevidade, busca reinserir o idoso na comunidade com trabalhos psicológicos e motores. Temos o objetivo de estender essa ação a outros clubes da cidade – disse Marcelo Konte.

Fazendo o que a prefeitura de Niterói deveria fazer se levasse a sério as políticas públicas para a terceira idade, a Univerti, o Prolongevidade e outros projetos de iniciativa particular buscam incentivar a reinserção sociocultural das pessoas idosas, valorizando-as na sociedade.

Segundo Waldenir Bragança, “nossa semana visa chamar atenção para o panorama existente na sociedade que inventou a velhice e fazer uma reflexão sobre o nosso comportamento com e na terceira idade’’.

No sábado (01\10), quando se comemora o Dia Internacional do Idoso, a médica geriatra Fátima Fernandes Christo, com mais de 30 anos de experiência na área, vai coordenar o projeto Point do Idoso, na Praia de Icaraí a partir das 9h, em frente a Álvares de Azevedo.

A médica vai estar com sua equipe formada por geriatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, educador físico, professor de dança, cuidadores e voluntários para oferecerem medição de pressão arterial e glicose; atividade física, massagem dança, recreação, manicure, sobrancelha, cabeleireiro e mesa de frutas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

3 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

3 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

3 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

4 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

5 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

6 dias ago
Publicidade