New here? Register. ×
×

Dr Waldenir, nove décadas fazendo o bem

Escrito por Gilson Monteiro às 08:52 do dia 17 de julho de 2021
Sobre: Aniversariante do dia
  • Waldenir Bragança
17jul

Waldenir BragançaFica difícil definir essa figura humana excepcional que neste sábado (17/07) completa 90 anos de uma vida inteira dedicada a fazer o bem ao próximo. Claro que estamos falando de Waldenir Bragança, nascido em Araruama, mas niteroiense de coração, a cidade em que foi prefeito (1983/88) e que escolheu para morar a vida toda.

Médico e advogado, começou sua carreira política ainda jovem universitário. Lutou pela federalização da Faculdade de Medicina e depois pela criação da Universidade Federal Fluminense, onde foi professor titular por 37 anos.

Formado em Medicina em 1956, atuou como médico sanitarista do Ministério da Saúde, ocupando depois várias funções públicas, como a de secretário de Saúde de Niterói.

Waldenir teve também destacada atuação associativa. Presidiu a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Vinte anos antes, então presidente da Associação Médica Fluminense, liderou um movimento para a obtenção de um terreno para instalar a sede da entidade em Niterói. Waldenir conseguiu uma grande área na Avenida Roberto Silveira em Icaraí, cedida à AMF pelo governador Geremias Fontes. O Estado ajudou também na construção da sede da AMF e Waldenir incluiu no projeto a criação da capela de São Lucas, padroeiro dos doutores.

Sempre preocupado com as causas sociais presidiu várias entidades, como a Associação Fluminense de Reabilitação e clubes de serviços como o Rotary Club, liderando campanhas memoráveis em favor dos mais necessitados.

Na política partidária, foi eleito deputado estadual e, em seguida, prefeito de Niterói. Apesar dos parcos recursos que disponha a municipalidade, Waldenir Bragança instalou o Centro Administrativo da Prefeitura na Rua Visconde de Sepetiba. O prédio se encontrava no esqueleto e pertencia ao Tribunal Regional Eleitoral. Com a fusão dos Estados do Rio e da Guanabara, o tribunal perdeu o interesse pelo imóvel, cedendo-o então à prefeitura, com a condição de o município concluir a obra e destinar os primeiros andares à instalação de Zonas Eleitorais.

Orador dos melhores, Waldenir sempre teve uma vida intelectual intensa. Participa de todas as entidades e movimentos culturais da cidade e há anos preside a Academia Fluminense de Letras.

Geriatra, continua atendendo em seu consultório, transmitindo sua experiência e cuidados aos idosos. Criou a Universidade da Terceira Idade, da qual é o reitor, conseguindo instalá-la na Faculdade de Direito da UFF.

Com uma vida pública pautada pelos bons propósitos e pela correção, Waldenir Bragança é muito festejado quando caminha pelas ruas da ex-capital fluminense, num reconhecimento público de sua trajetória de vida.

Chefe de família exemplar, casado com Elisa Ranzeiro celebrou há quatro anos Bodas de Diamante (60 anos). Tem cinco filhos: Silvia Helena, Ana Lúcia, Fernando, Célia Regina e Luiz Antônio.

Como amigo é insuperável. Hoje, até Arariboia vai descruzar os braços para aplaudir o doutor Waldenir Bragança.

Parabéns!

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Dr Waldenir, nove décadas fazendo o bem

Comments are closed.