Publicidade
Categories: Sem categoria

Charitas tem projeto escolhido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil

Publicidade

A orla de Charitas, na Zona Sul de Niterói, poderá ganhar um deck flutuante em frente à igreja de São Francisco; ciclovia de ponta a ponta; amplo espaço de lazer em frente ao Preventório, além de quiosques redesenhados e de um píer público ao lado do Clube Naval. O projeto é de Luiz Eduardo Índio da Costa e equipe, vencedor de concurso nacional realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), anunciado ontem (28/6) pelo IAB.

A proposta vencedora vai ser submetida à consulta popular pela Prefeitura de Niterói. Em comentários feitos durante a live do IAB apresentando o projeto vencedor, internautas reclamaram atenção da prefeitura ao despejo de esgoto no mar e à drenagem da Avenida Sylvio Picanço para acabar com os alagamentos da pista em dias de chuva.

O projeto de requalificação da orla de Charitas foi escolhido dentre 19 propostas apresentadas ao IAB. A de Índio da Costa, segundo a maioria dos jurados, ficou em primeiro lugar pela “integração do calçadão de Charitas com a praia de São Francisco; pelo deck flutuante na praça do Rádio Amador, com espaço adaptado para usos diversos; pela ampla praça de lazer em frente ao Preventório e pela ciclovia no calçadão.

A garagem subterrânea já existente deverá ser ampliada e ganhar ventilação mecânica. O projeto retira as baias de estacionamento junto ao calçadão, transferindo-as parcialmente para trechos do canteiro central.

Leia mais: Niterói, a cidade mais ‘revitalizada’ e ‘requalificada do país, só que no papel

Novos quiosques serão implantados por toda a extensão da orla, mantendo os existentes, totalizando em 25 quiosques. Serão circulares e abertos, mas que podem ser completamente fechados à noite. Contam com coberturas curvas em fibra de vidro em formas que lembram as velas náuticas. O projeto levou em consideração a instalação de banheiros públicos, além de amplas cozinhas e áreas cobertas.

A Praça do Rádio Amador foi redesenhada em um círculo, recebendo um deck flutuante sobre o mar para servir a passeios e local de pesca amadora. A praça deverá ganhar uma arquibancada para valorizar o espaço como “o grande mirante (que é) sobre a Baía de Guanabara”, justifica o arquiteto.

O traçado viário da Avenida Sylvio Picanço foi inteiramente redistribuído, entre o meio-fio do calçadão e da calçada junto aos prédios. O projeto de Índio da Costa acrescentou, “além das faixas viárias já existentes, duas novas pistas incorporadas ao canteiro central, dedicadas à implantação do futuro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou dos ônibus do BHLS. O remanejamento das áreas de estacionamento, possibilitou encurtar a alça de retorno próxima à estação das barcas, permitindo ampliar o trecho da orla e consequentemente, a instalação de um novo parque entre o Preventório e a praia”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 dia ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 dia ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

2 dias ago

Novo centro médico vai atender mais de 40 especialidades em Niterói

O novo espaço do CHN atenderá pacientes adultos e pediátricos / Divulgação O Complexo Hospitalar…

4 dias ago

Enel deixa pacientes da Pestalozzi de Niterói sem atendimento hoje

Apagão afeta serviços da Pestalozzi e centenas de atendimentos são adiados / Divulgação A vulnerabilidade…

5 dias ago

Niterói perde dez posições no ranking de desenvolvimento da Firjan

Niterói está em 11° lugar no ranking de desenvolvimento municipal, segundo relatório da Firjan O Índice Firjan…

1 semana ago
Publicidade