Publicidade
Categories: Sem categoria

Charitas tem projeto escolhido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil

Publicidade

A orla de Charitas, na Zona Sul de Niterói, poderá ganhar um deck flutuante em frente à igreja de São Francisco; ciclovia de ponta a ponta; amplo espaço de lazer em frente ao Preventório, além de quiosques redesenhados e de um píer público ao lado do Clube Naval. O projeto é de Luiz Eduardo Índio da Costa e equipe, vencedor de concurso nacional realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), anunciado ontem (28/6) pelo IAB.

A proposta vencedora vai ser submetida à consulta popular pela Prefeitura de Niterói. Em comentários feitos durante a live do IAB apresentando o projeto vencedor, internautas reclamaram atenção da prefeitura ao despejo de esgoto no mar e à drenagem da Avenida Sylvio Picanço para acabar com os alagamentos da pista em dias de chuva.

O projeto de requalificação da orla de Charitas foi escolhido dentre 19 propostas apresentadas ao IAB. A de Índio da Costa, segundo a maioria dos jurados, ficou em primeiro lugar pela “integração do calçadão de Charitas com a praia de São Francisco; pelo deck flutuante na praça do Rádio Amador, com espaço adaptado para usos diversos; pela ampla praça de lazer em frente ao Preventório e pela ciclovia no calçadão.

A garagem subterrânea já existente deverá ser ampliada e ganhar ventilação mecânica. O projeto retira as baias de estacionamento junto ao calçadão, transferindo-as parcialmente para trechos do canteiro central.

Leia mais: Niterói, a cidade mais ‘revitalizada’ e ‘requalificada do país, só que no papel

Novos quiosques serão implantados por toda a extensão da orla, mantendo os existentes, totalizando em 25 quiosques. Serão circulares e abertos, mas que podem ser completamente fechados à noite. Contam com coberturas curvas em fibra de vidro em formas que lembram as velas náuticas. O projeto levou em consideração a instalação de banheiros públicos, além de amplas cozinhas e áreas cobertas.

A Praça do Rádio Amador foi redesenhada em um círculo, recebendo um deck flutuante sobre o mar para servir a passeios e local de pesca amadora. A praça deverá ganhar uma arquibancada para valorizar o espaço como “o grande mirante (que é) sobre a Baía de Guanabara”, justifica o arquiteto.

O traçado viário da Avenida Sylvio Picanço foi inteiramente redistribuído, entre o meio-fio do calçadão e da calçada junto aos prédios. O projeto de Índio da Costa acrescentou, “além das faixas viárias já existentes, duas novas pistas incorporadas ao canteiro central, dedicadas à implantação do futuro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou dos ônibus do BHLS. O remanejamento das áreas de estacionamento, possibilitou encurtar a alça de retorno próxima à estação das barcas, permitindo ampliar o trecho da orla e consequentemente, a instalação de um novo parque entre o Preventório e a praia”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

21 horas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 dia ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 dia ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

2 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

5 dias ago

Marco Lucchesi distribui livros na Amazônia em projeto da Biblioteca Nacional

O almirante João Alberto de Araujo Lampert e o imortal Marco Lucchesi selando a parceria…

6 dias ago
Publicidade