Revitalização é a palavra mais usada nos últimos anos pela prefeitura de Niterói. É só perguntar ao Google que o site de pesquisa mostra maravilhosos projetos de maquiagem da cidade. As obras, no entanto, pouco vão além da promessa. Foi assim com a antiga Rua Moreira César, que a prefeitura passou a chamar de Ator Paulo Gustavo, mas não concluiu a remodelação do badalado espaço comercial.
Agora o prefeito Axel Grael mudou a palavra mágica para “requalificação”. Com ela adjetiva a proposta para dar nova cara à orla de Charitas. Com a requalificação no discurso também apresenta o Parque Orla Piratininga (POP, para os íntimos).
Ao custo de R$ 47 milhões, a municipalidade promete revitalizar (olha a palavrinha, de novo) a lagoa. A obra já foi licitada para a recomposição vegetal da orla lacustre, e implantação de um sistema de águas pluviais beneficiadas por jardins filtrantes. Estes deverão evitar a poluição trazida pelos rios que nela desembocam.
Esta semana outro projeto chegou à mesa do prefeito. O da “requalificação” da Orla de Charitas. Um concurso nacional organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) escolheu como melhor proposta a apresentada pelo escritório de Luiz Eduardo Índio da Costa (veja aqui).
A Nova Orla de Charitas terá, para variar, quiosques padronizados, uma ciclovia em todo o calçadão, uma praça com deck suspenso sobre o mar, um píer público e pistas para bondes VLT e ônibus BHLS.
Da prancheta para a burocracia licitatória, a “requalificação” ainda deverá percorrer um longo caminho. Antes, porém, leitores da Coluna perguntam por que a prefeitura não faz a drenagem da Avenida Sylvio Picanço para acabar com os alagamentos em dias de chuva. Ou intervenções para evitar o despejo de esgoto na praia?
Lembram os leitores que muitas outras “revitalizações” não saíram do papel. Aguardam até hoje a inauguração do Mercado Municipal, na Avenida Feliciano Sodré. E mais: a reforma do Cinema Icaraí, a urbanização da orla desde o mercado de peixes até a praia de Icaraí; e a reurbanização do Centro da cidade. Este último seria “revitalizado” através de uma operação urbana consorciada com a Odebrecht. A empresa de engenharia caiu na Lava Jato, e o projeto foi por água abaixo.
AS OBRAS DA CICLOFAIXA DA PRAIA DE PIRANTINGA FORAM INICIADAS.COITADO DOS MORADORES DAS ADJACÊNCIAS,POIS A FAICHA TIROU CENTENAS DE ESTACIONAMENTO,ALEM DE CORTAR AS PRACINHAS ONDE AS CRIANÇAS BRINCAM,O
PREFEITO LOUCO,SURTOU DE VEZ.TENHO CERTERZA ABSOLUTA QUA AS BICICLETAS E ATÉ MOTOCICLETAS VÃO CONTINUA RODANDO A TODA PELO CALÇADÃO DESTRUIDO DA PRAIA,QUE POR SUA VEZ FOI ABANDONADO DE VEZ..
SE ENGUIÇAR UM CARRO VAI PÁRAR TUDO. DOIDEIRA TOTAL,SEM NEXO NENHUM,POIS PIRATININGA NÃO TEM NADA QUE JUSTIFIQUEESSA OBRA INFELIZ…..,VEM SALVAR A GENTE MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – ESTADUAL – MINICIPAL . – URGENTE…
Depois das eleições que elegeu o atual prefeito Axel Grael , todas as obras da REGIÃO OCEÂNICA ESTÃO PARALIZADAS !!!!
No Maravista , as obras de drenagens , meio fio e asfalto , literalmente pararam !!! A entrada de Camboinha está um CAOS , com uma obra iniciada de um novo trevo , parada !!! E muitas outras obras , quais os motivos disso ????
Olha, talvez é até melhor q fique no papel. Pq a porcaria q eles fizeram aqui na RO com esse corredor BHLS vou te contar…
A revitalização do entorno da Lagoa de Piratininga pode até ser útil, pois além de criar um amplo espaço gratuito de lazer e até mesmo de eventos culturais, deverá despoluir um pouco a lagoa, se tudo for feito como prometido – mas é aí que paira a dúvida!
Me parece urgente um plano sério para geração de emprego e renda para a população mais carente, que poderia abranger crédito direto para pequenos empreendimentos, incentivo a agricultura em espaços urbanos, e construção de moradias dignas utilizando os próprios futuros moradores como mão de obra da construção, dentre outras ideias.
Se houvesse uma intenção séria de incentivo ao transporte alternativo (bicicletas, patinetes e outros), além das obras para infraestrutura cicloviária, poderia também haver um apoio a pequenos estabelecimentos comerciais para aluguel e manutenção/lavagem de bicicletas e patinetes motorizados (ou mesmo mecânicos). Bicicletas Itaú? Nem pensar!
A orla da Boa Viagem poderia ser fechada aos domingos e feriados e utilizada como área de lazer e passeio, com uma feirinha ao ar livre (nos mesmos moldes da feirinha do Campo São Bento), utilizando a calçada junto ao campus da UFF para colocação das barraquinhas, desde a rotatória em frente à ponte da Boa Viagem até próximo ao parque/praia do Gragoatá (este local sim necessita de revitalização; aliás, por que acabaram com o campo de futebol que havia no local?). O campus da UFF poderia ser aberto para estacionamento dos visitantes e donos das barracas, para montagem de pequenos palcos de shows musicais e encenações teatrais (abrindo espaço para artistas locais), e para uso dos banheiros. Outros parques da cidade poderiam ser aproveitados para feirinhas nos fins de semana.
É realmente uma lástima que a administração local esteja tão empenhada em realizar obras que só trarão mudanças estéticas, mas benefício concreto quase zero para a população como um todo.
Na RO Itaipu, Maravista, continuamos na lama. R. Prefeito Altivo Mendes Linhares, rua do Horto( abandonado) da prefeitura continuamos na lama. Prefeito da maquiagem.
estes acontecimentos sao perfeitamente previsíveis nesta “gestao”. Mas, o povo tem o que merece… prefeito eleito com quase 70% dos votos…
É uma lástima!! Tudo em nome da propaganda eleitoreira!
Vai se catar seu prefeitinho!!
Estamos aguardando a anos a revitalização do bairro São Domingos, as praças no Gragoata e a desapropriação do castelinho na coronel tamarindo. Antiga praia do Gragoata e aí sr.prefeito esperamos respostas, vereadores só conhecem o bairro na eleições. Niterói está abandonado pelo poder público 😒😒
O calçadão de Piratininga está esperando as obras de contenção há um bom tempo… Obras … é onde está o dinheiro para alimentar as ambições e os caixas dos políticos. Olha o tal do “BHS/BRT” da região oceânica, aumento de trânsito com o menor número de pista para carros comuns, matou os estacionamentos das pequenas lojas da região, onde o cliente não tem local para estacionar… porém a grana da obra foi gorda e boa.