New here? Register. ×
×

Briga em Itacoatiara mostra ineficiência da Operação Verão em Niterói, diz Soami

Escrito por Gilson Monteiro às 15:40 do dia 24 de janeiro de 2022
Sobre: Desordem geral
  • Briga de banhistas na praia de Itacoatiara
24jan
Mulheres e homens brigam na praia de Itacoatiara, lotada no domingo de sol

Uma briga na praia de Itacoatiara envolvendo banhistas mulheres e homens, neste domingo (23/01), chamou atenção da Soami (associação de moradores desse bairro da Região Oceânica) para a falta de eficiência da Operação Verão, realizada pela prefeitura nas praias de Niterói. Um vídeo mostrando a pancadaria generalizada circula na internet. Para a Soami “esse, infelizmente, é mais um sinal da decadência do bairro”. Em nota distribuída aos moradores de Itacoatiara, a associação enumera os problemas que o bairro enfrenta a cada final de semana ou feriado de sol.

A Soami lista as irregularidades: “superlotação de carros que estacionam em locais proibidos, invasão e depredação da restinga da praia e produção descomunal de lixo jogado nos espaços públicos, além do desrespeito às posturas municipais no espaço da areia”.

Além de lamentar o episódio da briga, a Soami denuncia “o uso de garrafas de vidro, prática de esportes em locais não regulamentados e a utilização de aparelhagem de som em flagrante desrespeito à lei que rege áreas de proteção ambiental como é a praia de Itacoatiara”.

Em busca de uma solução, a Soami diz que “vem buscando incessantemente sensibilizar as autoridades responsáveis para que esse processo seja estancado e considera que a única saída para a situação é o trabalho colaborativo entre as forças públicas envolvidas, com uma presença preventiva e ostensiva ao longo do espaço da praia, a fim de evitar que um dos patrimônios naturais mais importantes da cidade continue a ser dilapidado a cada dia de sol”.

A Prefeitura de Niterói diz ter reforçado e ampliado as ações da Operação Verão nos fins de semana e feriados. Afirma que são 300 homens, entre agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Subsecretaria de Trânsito e Transporte (SSTT) e outros órgãos públicos, “atuando em pontos estratégicos da cidade para apertar o cerco contra infrações de trânsito e estacionamento em local proibido, entre outras irregularidades”. O objetivo é minimizar os impactos causados no trânsito e facilitar o acesso de moradores e turistas às principais praias do município.

Em fins de semana de praia, no entanto, o que se vê são moradores ilhados, sem poder receber visitantes ou sair de suas próprias casas. Além de o trânsito estar muito congestionado nas ruas e avenidas de acesso às praias, motoristas estacionam carros na porta de garagem das casas, enquanto flanelinhas da NitPark também cobram pelas vagas em áreas loteadas pela prefeitura para a concessionária que explora o estacionamento.

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

26 thoughts on “Briga em Itacoatiara mostra ineficiência da Operação Verão em Niterói, diz Soami

  1. Sou morador de Itaipú a muitos anos e nunca vi algo tão descontrolado como está agora. Costumava chegar cedo a Itacoá para pegar minhas ondas e saia de lá tranquilo. Minhas coisas ficavam na areia e ninguém tocava. Hoje, só vou a Itacoá para meus passeios ao costão. Praia, nem pensar. Um povo que não respeita ninguém. Levam estas malditas caixas de som, e colocam nas alturas. Eu tenho pena do pessoal que vai de ônibus, as senhoras que trabalham na região durante a semana e tem que ir em pé até o centro ao até seus locais de descida, pq esta molecada não tem um senso de respeito ao próximo. E a tendência é piorar, pq a cada dia o povo fica mais mal educado.

  2. Que pena ver isso! Frequentei Itacoatiara qd precisávamos entrar com amigos moradores e tinha uma cancela no acesso. Era um paraíso!

  3. sou morador de itacoa , infelizmente ta cada dia pior , tem q cobrar carros de outros municipios finais de semana, morador mesmo da cidade nao aparece por aqui, estão acabando com o bairro e a praia nao tem como frequentar sabado e domingo

    1. O fato de ter policiais não vai deixar de acontecer brigas etc foi um fato isolado entre meninas e os rapazes estão separando . A cidade precisa de muitas coisas se eu for mecionar aqui vai faltar espaço.

  4. Meu amigo Gilson, que saudades da Itacoatiara dos áureos tempos !!! Não é a toa, que foram resgatados do mar de Itacoatiara 112 pessoas neste fim de semana pelos Salva Vidas.
    A solução me parece muito difícil, qualquer providencia esbarrara em questões sociais e constitucionais do direito de ir e vir; exceto dos automóveis que após estudo preliminar poderiam limitar a quantidade em razão dos espaços dos estacionamentos

    Quem mora na Região Oceânica, nos domingos estão ilhados em suas casas, Os engarrafamentos iniciam na Praia da Charista e ocupa todas as vias principais da RO, impedindo inclusive acesso de viaturas de emergências.

    Por fim, nossas idas as praias e eventos em casa, estão reduzidos de segunda a sexta feira !!!!!

  5. Itacoatiara é organizada, limpa e pequena demais pra suportar toda essa gente vindo dos piores cantos da cidade pra favelizar as areias, cometendo crimes, sujando e degradando tudo e todos que encontram pela frente, é uma avalanche de desrespeito, tem ganhado o título de praia mais mal frequentada de Niterói, morador nos fds devem ter vontade de fugir. Os antigos frequentadores simplesmente sumiram…

  6. Tudo errado prefeitura porque quer dinheiro , a SOAMI porque quer ser dono da praia e as pessoas porque não respeitam os outros. Concluindo vou ficar em casa pra mim não me aborrecer e esperar o inverno porque aí a praia não tem dono.

  7. Um absurdo tudo isso que estão fazendo com a Região Oceânica, IPTU MAIS CARO DO RIO DE JANEIRO.
    Mas a culpa é toda nossa que vota nesses politicos incompetentes, que só fazem é se dar bem.

  8. Chegou a hora de cobrar ingresso pra ter acesso as praias. Só assim, pra acabar com esses vandalismos. Se não houver controle, isso só tende a crescer.

      1. Renato, quer dizer que pra vc quem não tiver dinheiro, não pode frequentar a praia?
        Ou vc pensa que todos os pobres são baderneiros?

  9. A soami gosta muito é de colocar Omã fortemente armados para impedir o bloquinho de carnaval dos moradores.

  10. Meu amigo, está aproveitando a situação para atacar a prefeitura. Apenas um evento isolado. Até a Europa tem isso.

    1. Os frequentadores refletem o que é a população de Niterói. É dessa camada que são oriundos os políticos de nossa cidade. Não há o que reclamar.

  11. Ineficiência total das autoridades municipais de Niterói. Nadando de braçada na grana que entra dos royalties e os súditos relegados ao descaso, a falta de infraestrutura e sob o império do medo e da violência.

      1. As praias de Niterói à tempos vem sendo mal frequentadas, eu como morador de Niterói prefiro ficar em casa!!!

    1. Moro em Itacoatiara há mais de 30 anos e venho acompanhando a decadência da praia onde ia com meus filhos e neta, com muita tristeza. Trânsito descontrolado, pessoas sem a mínima condição de circular educadamente pelas ruas, que jogam lixo, copos, garrafas, máscaras e outras coisas piores por cima dos muros, tocam a campainha das casas, provocam os cachorros, abrem portões…um show de horrores. Brigas, gritaria, buzinaços, música alta, infernizam a vida dos moradores nos finais de semana de sol. Acho que deveria existir um limite de veículos para ter acesso ao bairro, e ser cobrado um pedágio para entrar.

  12. Vergonha e indignação com a postura deste prefeito. Nos nivelamos por baixo. Uma cidade que tinha tudo par ser um exemplo pelos recursos naturais existentes, nivel social e intelectual dos moradores, em fim entra um incompetente de um prefeito, que nivela a cidade no que há de pior. Saudades dos velhos tempos. Fora Axel Grael!!!

    1. Sou moradora do bairro Serra Grande e estou indignada pois fizeram uma obra desnecessário em Piratininga enquanto que o Engenho do Mato continua abandonado, assim como a Avenida Central sem iluminação segurança, sem uma calçada descente, a faixa da “ ciclo via” apagada se é que dá pra chamar aquilo de ciclo via. Inclusive a rua do HORTO DE Itaipu e seus entornos continuam esburacadas.
      Uma falta de sensibilidade e responsabilidade com o povo que o elegeu.

      1. Gilson, amigo. Não sei se vc lembra da época em que o Brizola (PDT), então governador do antigo Estado Rio, resolveu colocar Copacana na rota dos ônibus vindos da Baixada Fluminense (até então, os ônibus não circulavam na Praia). A partir daí, começaram as brigas, roubos etc na areia e no calçadão.. Acabaram com a praia e o bairro mais conhecidos da Zona Sul do Rio. Essa era a política do PDT.
        Em Niterói, essa política de governo está sendo adotada pelo prefeito Axel Grael. Resultado: as áreas nobres da cidade estão sendo “popularizadas” e abandonadas pelos setores públicos. E, em muitos casos, entregues aos marginais. Veja, por explo, o que aconteceu com Icaraí e com Campo de São Bento.

Comments are closed.