New here? Register. ×
×

Na tela do Cine Arte UFF

Escrito por Luiz Antonio Mello às 08:55 do dia 13 de maio de 2017
Sobre: Filmes do mês
13maio

Ótima a programação do Cine Arte UFF para os próximos dias. Aqui, alguns destaques.

Crônica da Demolição

Dia 23, terça, 19h

Brasil, 2015, 89’, Livre

De Eduardo Ades

Afinal, por que o general presidente Ernesto Geisel mandou demolir o belo Palácio Monroe em março de 1976? É o que o documentário “Crônica de Demolição” quer saber.

No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há quarenta anos ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro. Por que demolir o Palácio Monroe?

Ao investigar a controversa demolição, decretada pelo presidente Ernesto Geisel no período militar, o documentário revela os jogos de poder que determinam os destinos de nossas cidades até hoje. Melhor documentário no BIFF – Brasília Int’l Film Festival e Melhor pesquisa e edição de imagem/som no REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo.

 

A Qualquer Custo

Dia 16, terça, 17h | Dia 20, sábado, 21h10

EUA, 2016, 102’, 14 anos

De David Mackenzie

Com Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges

Interior do Texas, Estados Unidos. Dois irmãos, pressionados pela proximidade da perda da fazenda da família, resolvem assaltar bancos para obter a quantia necessária ao pagamento. Com um detalhe: eles apenas roubam agências do próprio banco que está cobrando a hipoteca.

Só que, no caminho, eles precisam lidar com um delegado veterano, que está prestes a se aposentar.

Melhor Ator Coadjuvante (Ben Foster) no Independent Spirit Awards, Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Bridges) no Satellite Awards e pelo National Board of Review e indicado a quatro Oscar, incluindo Melhor Filme.

 

Lion – Uma Jornada para Casa

Dia 16, terça, 14h40 | Dia 21, domingo, 16h10

Austrália/EUA/RU, 2016, 118’, 12 anos

De Garth Davis

Com Dev Patel, Rooney Mara, Nicole Kidman

Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana.

Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica. BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro e indicado a seis Oscar, incluindo Melhor Filme.

 

Eu não sou Negro

Dia 14, domingo, 17h | Dia 15, segunda, 19h

EUA/França, 2016, 95`, 12 anos

De Raoul Peck

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember this house”, relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Baldwin não foi capaz de terminar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos pelos direitos civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais (Black Lives Matter) que ainda clamam pelos mesmos direitos.

 

O Filho de Joseph

Dia 17, quarta, 17h | Dia 22, segunda, 16h40

Le fils de Joseph, 2016, 113’, 12 anos

De Eugène Green

Com Mathieu Amalric, Maria de Medeiros, Fabrizio Rongione, Victor Ezenfis, Natacha Régnier

Vincent é um jovem que vive com a sua mãe. Sem nunca ter conhecido seu pai, ele sai em busca de sua identidade. As investigações o levam a um cínico e maquiavélico publisher em Paris, que o fará tomar decisões drásticas. Do mesmo diretor de “La sapienza”.

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|