New here? Register. ×
×

Trânsito não anda, mas Niterói emprega sete para escrever ‘Táxi’ no asfalto

Escrito por Gilson Monteiro às 14:59 do dia 10 de agosto de 2023
Sobre: Sinalização de gabarito
  • Sete pintam 'táxi' no asfalto, Niterói
10ago
Nittrans emprega sete homens para pintar no asfalto quatro letras indicando um ponto de táxi no bairro de São Francisco

O trânsito não anda, mas a prefeitura de Niterói emprega sete homens só para escrever ‘Táxi’ no asfalto. Uma equipe vestindo camisetas da Nittrans passou boa parte da manhã desta quinta-feira (10) caprichando na caligrafia. Enquanto um segurava o gabarito das letras, outro pintava e cinco assistiam de braços cruzados.

Estavam refazendo a sinalização de um ponto de três táxis, na Avenida Rui Barbosa, na esquina da agência do Bradesco, em São Francisco. Os carros de aluguel param ali em ângulo de 45° graus da calçada.

Os “pintores” traziam nas costas, além do nome da Nittrans a palavra “Sinalização”, indicando as suas especialidades pictóricas. Um vestia amarelo. Era o chefe. Outro, talvez mais graduado, usava camiseta diferenciada dos demais. Era da equipe da “sinalização semafórica”, especialista em sinais luminosos de trânsito.

Os sete homens são empregados da Ecomix, empresa contratada desde 2019 pela Nittrans para “prestação de serviços de apoio, conservação, manutenção e operacionalização no monitoramento e na área de engenharia de tráfego na cidade de Niterói”. Este ano, o contrato recebeu novo aditivo de R$ 11 milhões.

A NitTrans – Niterói Transporte e Trânsito – é uma sociedade de economia mista de personalidade jurídica de direito privado. Tem como acionista majoritário o Município de Niterói. É responsável pelo planejamento e gerenciamento técnico-operacional do sistema de transportes e trânsito e do sistema viário da cidade. Isto está custando aos cofres públicos, este ano, R$ 47,7 milhões.

Somente com a Ecomix, a Nittrans tem empenhados 21,7 milhões de pagamento a ser feito com a receita dos royalties do petróleo, recebidos por Niterói. A empresa de trânsito municipal emprega 49 servidores, todos chefes, coordenadores ou diretores, além do presidente. A folha mensal chega a R$ 300 mil.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

19 thoughts on “Trânsito não anda, mas Niterói emprega sete para escrever ‘Táxi’ no asfalto

  1. Enquanto isso locais como Alameda São Boaventura, Centro, Santana( antigo Ponto Cem Reis)
    Nem uma calçada decente.
    Centro em deprimente decadência.
    Quebrado, sujo, cheira mal.
    Calçadas ocupadas por desocupados e drogados misturados com moradores fixos que enfavelaram principalmente a majestosa Amaral Peixoto.
    Lamentável descaso.
    ROYALT É PRA SER UTILIZADO NO MUNICIPIO, NAO EM BAIRROS DA ZONA SUL APENAS.E COM OBRAS VISÍVEIS.

  2. As tampas dos bueiros colocadas no interior das pistas são quase todas desniveladas do asfalto, provocando sérios danos à suspensão dos carros.
    Da mesma forma e a falta de cuidado na colocação do material para tampar os buracos nas pistas. Geralmente colocam excesso de material criando diversos ressaltos.

    1. Também concordo com o cidadão falou em Niterói as tampas de bueiros essas tampas de ferro quase todas desniveladas inclusive nas principais ruas e avenidas eu mesmo naquela rua em São Domingos que passa em frente a policlínica tinha bueiro desse que quase destruiu a suspensão do meu antigo carro.Acho que só deve melhorar quando o povo começar a requerer na justiça danos matérias contra a prefeitura de Niterói e triste pagamos tanto impostos IPVA IPTU pra nem sequer ter uma rua decente pra trafegar

  3. Povo de Niterói adora pagar impostos para bancar essa mamata toda e não está nem aí para o que acontece aqui. Prefeitura é cabide de emprego…. Olhando na internet vi que essas empresas que tem contrato com prefeituras não passam transparência nenhuma. vamos aos exemplos: A citada acima não possui um site, sede endereço residencial e sem numero, proprietário declarou um endereço, mas mantem empresa em outro município que também não tem numero. Verificando pelo Google Maps trata-se de locais residências onde uma empresa com essa grana toda que recebe dificilmente teria sede. Sempre tem caroço nesse angu quando fecham nesses contratos.

  4. Infelizmente o povo Niteroiense sofreu um apagão mental, mantém há anos esse mesmo grupo político no poder. Esse governo mantém mais de 60 secretarias para pendurar os “amigos” dos gestores é uma verdadeira farra com o dinheiro dos pagadores de impostos, isso sem contar os vereadores que também contratam pessoas que nem precisam ir no trabalho.
    Verdadeira vergonha, o prefeito é um poste do ex presidiário, precisava uma investigação do Ministério Público urgente.

  5. Também tem a cobrança do estacionamento, 4,00 reais por 2 horas, o dobro do Rio, que são 2,00 Reais por 3 horas.
    Também a caiação de postes e meio fio. A proporção é a mesma da sinalização do táxi.

  6. A prefeitura deveria acabar com essas vagas cativas dos taxistas, iria facilitar e muito trânsito, todos os táxis deveriam ficar num local específico e só ser chamada una corrida ao dirigir ou local, como é feito nas grandes cidades pelo mundo.

  7. Essa e a realidade da nossa cidade, entregue em mãos mais que duvidosas. Essa Nittrans só sabe tumultuar o trânsito. Quem caminha pela cidade, como eu, sabe muito bem o que acontece. Que os nossos vereadores façam alguma coisa, e o povo aprenda a votar nas próximas eleições.

    1. Verdade. Dez homens para tapar um buraco. Já viste?
      Culpa nossa, em votar errado. Isso e igual ao narcotráfico, não tem solução. Começa em Brasília, e se espalha… Desde mil e quinhentos… Sao avarentos. So o Cabral, e o mais honesto, abaixo de Deus para resolver…

      1. Esse é mais um dos esquemas da Prefeitura de Niterói, NITTRANS, EMUSA, ETC ETC, o trânsito de Niterói é um dos piores do país, a cidade está parando e ao inves de investirem em transporte de massa de qualidade( VLT e Metro) integrado às barcas, ficam fazendo obras paliativas de milhoes de reais ( todo mundo levando uma graninha por fora) que só transferem o engarrafado de um ponto a outro, alargamento de pistas, abertura de ruas, faixas etc etc, nada disso comporta o crescimento populacional e o aumento de carros, agora tentam emplacar um plano Urbanístico que visa favorecer as construtoras e empresas de ônibus em detrimento da população.

      2. É um monte de empresas privadas, prestando serviços para prefeitura.
        Empresa que controla estacionamentos na rua e cobra caro. Se for investigar, todas tem políticos como proprietários.
        ABSURDO!

    1. Tá certo ué!
      1 pintor e 1 ajudante (ok)
      1 encarregado (ok)
      1 supervisor (ok)
      1 apontador (ok)
      1 engenheiro (ok)
      1 estagiário (ok)

  8. O eleitor Niteroiense é o culpado. Eleição após eleição, coloca o mesmo grupo no poder municipal, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Não pode reclamar de nada!

    1. Outro absurdo que no momento me ocorre,é o péssimo estado dos ônibus da Viação NS do Amparo ( linha 537 R )Itaipu X Niterói, ao preço também absurdo de 6,80.Nele o passageiro pula que nem pipoca na panela. Salve a permissividade dos órgãos públicos com o imoral desrespeito. 8

    1. Bom dia,
      Meu nome é Antonio Cezar Sa Pinto Pires.
      A NITRANS é uma CIA, que dá muito lucro ao município e é cabide de emprego eleitoreiro, esse é o principal foco dela.
      Agentes invisíveis multam descaradamente, agora trajando camisetas amarelas não ajudam no trânsito SÓ MULTAM.
      O resto dos agentes na sabem.

Comments are closed.