Mais uma vida perdida em acidente de trânsito na Região Oceânica de Niterói. Além de gastar milhões com a construção da Transoceânica, que até hoje não diz a que veio, a prefeitura descuida da sinalização e dá atenção ao trânsito somente com aplicação de multas e reboque de veículos. No sábado (20/08), uma menina de 10 anos morreu e sua mãe ficou gravemente ferida quando a motorista perdeu o controle do carro e colidiu violentamente contra uma árvore, depois de derrapar na curva da Praça do Cristo, na Avenida Acúrcio Torres, em Piratininga.
A menina teve uma parada cardiorrespiratória quando era atendida pelo Corpo de Bombeiros e a mãe, de 48 anos, que dirigia o carro, está internada na UTI do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Populares encontraram um cachorrinho ganindo debaixo do banco do carro acidentado. O filhote ficou aos cuidados de uma clínica veterinária próxima.
Gonzalo Perez, presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), diz já ter apontado o problema à Prefeitura de Niterói, mas está sem resposta. Diz que essa curva está muito mal projetada e tem algumas armadilhas para os motoristas, como um bueiro desnivelado do pavimento. Veículos que seguem em direção ao Tibau caem com uma das rodas no bueiro, e quando o tempo está chuvoso podem derrapar ao perder a estabilidade. Um pouco à frente de onde o carro bateu na árvore há um poste danificado por outro acidente.
Outra situação que provoca acidentes é a existência de ciclovias dos dois lados da Avenida Acúrcio Torres. Os separadores de concreto fazem com que os veículos aumentem o raio da curva para não passar com o pneu por cima deles. Assim, os veículos tendem a derrapar mesmo trafegando a 40 km/h, que é a velocidade permitida no local.
– Além disso, o trecho da Acúrcio Torres, onde ocorreu o acidente, é perigoso por ser em curva e ter inclinação contrária à curva. O poste quebrado é a marca de muitos outros acidentes, alguns resultando em morte – diz o presidente do CCRON.
Gonzalo Perez lembra que são frequentes acidentes com motociclistas nessa “curva da morte”. O local tem problemas estruturais que precisam ser corrigidos com urgência, principalmente depois que a pista de rolamento de veículos ficou com menos largura ao serem instaladas ciclovias nos dois sentidos da via. O CCRON tem reclamado há vários anos com a prefeitura cobrando uma solução. Lembra Gonzalo Perez que quando o atual prefeito Axel Grael era vice, prometeu a colocação de redutores de velocidade ao longo da Acúrcio Torres, mas nada foi feito. O CCRON reivindica, também, que o Corpo de Bombeiros passe a utilizar na Região Oceânica a moto-socorro e que a ambulância tenha um médico a postos, além dos socorristas.
A abertura desenfreada de buracos pela concessionária de água & esgoto, muitos deles reabertos por várias vezes no mesmo local, todos recapeados sem a devida nivelação ao piso original, mostram o quanto “gestão municipal” (????) é zelosa .
Por vezes para evitar passar pelas tampas desniveladas o motorista cria situações de perigo ao tentar desviar delas e isso essa “gestão municipal” nada faz ou tem capacidade para ver !
Bom exemplo dessa incapacidade da “gestão municipal” é a situação da conhecida rótula do posto Monza pois após essas “obras” ocorreu um estrangulamento da curva e hoje é um local de tráfego pesado, cuja rótula não é respeitada por veículos vindos do sentido Niterói. Ademais uma grande e desnecessária calçada foi mantida em frente da ag. do Banco do Brasil fazendo com que motoristas irresponsáveis estacionam naquela curva para acessar o banco ou o comércio próximo !
Existem rampas de travessia de pedestres em frente da drogaria Pacheco e da praça para a padaria. Entendo que bloqueadores de acesso precisam ser instalados pois veículos utilizam essas travessias como estacionamento, não adiantando aplicar multas pois essa irregularidade, constante, tem criado situações perigosas.
Lembro aos “gestores municipais” que a maioria dos motoristas, profissionais ou não, DESCONHECEM A PLACA DE TRIÂNGULO INVERTIDO, a qual dita a preferencial em uma rótula. Nessa rótula como em tantas outras, placas TEXTUAIS PRECISAM SER INSTALADAS, além de pintura horizontal informando a preferencial, mas isso o “gestor” não consegue enxergar.
Os motoristas desses veículos suv’s e automático não respeitam os demais, correm muito devido a sensação de segurança que o veículo transmite. O sinal abre e as pessoas estão buzinando feitos loucos, fecham os cruzamentos das principais vias. O trânsito em Niterói é absurdo, quanto mais intervenção, pior fica.
O prefeito SatanAxel destruiu Piratininga. Estamos ansiosos pelas próximas eleições ! E os vereadores que também fazem parte da legião de apoio também serão citados entre os grupos da vizinhança. Não esquecemos do que fizeram !
Não é só em Piratininga, Niterói acabou com esse prefeito. Niterói está cheia de buracos e desníveis em suas ruas principais e secundárias, está uma vergonha. Águas de Niterói quebra o asfalto de uma calçada a outra e repara o buraco de qualquer maneira. Os tampões ficam totalmente desnivelados e em totalmente fora de linha e temos que ficar saindo de um para cair em outro. Não voto em Rodrigo Neves de maneira nenhuma por ter lançado esse Grael como candidato a prefeito. Um absurdo e tendo ótimos nomes para ele ter lançado. Ele reasfaltou lugares onde o asfalto estava bom e onde precisava e precisa ele não faz nada
Axel é uma decepção!
Os bueiros foram postos nao no meio da pista, mas sempre onde as rodas passam, sao muitos, e muitos desvios…
Só acidentes e obra recente com tudo rachando.
A revitalização poderia ser com a indenização de todos os ocupantes da margem da lagoa na Av Tamandaré, construção de pista larga e uma ciclovia na beira da lagoa. Todos teriam mais seguranca, trânsito melhor e desfrutando da vista do entorno da lagoa.
MORO NESTA AREA, DEPOIS DO ENCURTAMENTO DAS PISTAS PARA PASSAR BICICLETAS ALEM DO FECHAMENTO DA ANTIGA PRAÇA DO CRISTO REDENTOR COM GRANDES TAPUMES SEM NENHUMA SINALIZAÇÃO PARA DEPÓSITO DA PREFEITURA OS ACIDENTES AUMENTARAM MIL POR CENTO , UM VERDADEIRO ABSURDO.
OS CICLISTAS NÃO RESPEITAM AS VIAS , NÃO USAM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA E QUEREM SER RESPEITADOS.
COM CERTEZA OS ACIDENTES VÃO CONTINUAR…INFELIZMENTE…PÊSAMES A FAMÍLIA