New here? Register. ×
×

Entregadores de aplicativos protestam em Niterói contra baixa remuneração

Escrito por Gilson Monteiro às 13:35 do dia 1 de julho de 2020
Sobre: Sem condições
  • entregadores de aplicativos
01jul

entregadores de aplicativosEntregadores de aplicativos repetiram hoje, em Niterói, o protesto feito pela categoria em praticamente todo o país. Reclamam que os aplicativos IFood, Rappi, Uber Eats e Loggi lhes pagam apenas R$ 5,00 por entrega. Reivindicam além do aumento desse valor mínimo para R$ 9,00, a garantia de melhores condições de trabalho, seguro, vale alimentação e mais segurança.

Com a pandemia do Covid-19, o serviço de entrega feito por eles viu a demanda aumentar consideravelmente, enquanto a remuneração permanece baixa.

Sem ter representação sindical, os entregadores que trabalham pilotando motocicletas e bicicletas divulgaram uma pauta com as seguintes reivindicações:

  • aumento do valor recebido por quilômetro rodado;
  • aumento do valor mínimo;
  • fim dos bloqueios;
  • seguro de roubo, acidente e vida;
  • auxílio pandemia (equipamentos de proteção individual – EPIs – e licença).

Em nota à imprensa, as empresas que atuam no setor de delivery, representadas pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), dizem que desde o início da pandemia foram tomadas diversas medidas de apoio, como distribuição gratuita ou reembolso pela compra de materiais de higiene e limpeza (máscara, álcool em gel e desinfetante) e a criação de fundos para pagar auxílio financeiro a parceiros diagnosticados com Covid-19 ou em grupos de risco.

Segundo a Amobitec, os entregadores cadastrados nas plataformas estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas. A associação informou estar aberta ao diálogo e que o protesto “não acarretará punições ou bloqueios de qualquer natureza”.

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Entregadores de aplicativos protestam em Niterói contra baixa remuneração

  1. Já tentaram imaginar quantos bilhões algumas empresas faturam quando a população é estimulada (ou forçada) a ficar em casa? Se não se pode ir às ruas, pede-se comida em casa em diverte-se usando canais de streaming ou outras engenhocas tecnológicas, tudo obviamente pago com seu reluzente cartão de crédito.. Criar um clima de pânico e manter toda uma população enjaulada em casa são ótimas estratégias para engordar lucros.

Comments are closed.