New here? Register. ×
×

Candidato a vice-prefeito de Niterói é deputado e vereador licenciado

Escrito por Gilson Monteiro às 16:05 do dia 28 de janeiro de 2020
Sobre: Mandatos
  • Paulo Bagueira
28jan

Paulo BagueiraQuando vejo Rodrigo Neves lançar Paulo Bagueira, que se licenciou da presidência da Câmara de Vereadores para exercer mandato de deputado estadual, e este aceitar ser candidato a vice-prefeito na chapa de Axel Grael, fico imaginando o que está por trás desse imbróglio político.

Como presidente do Legislativo niteroiense, Bagueira havia assumido a prefeitura por três meses, durante o período em que Rodrigo Neves esteve preso em Bangu. O vice-prefeito eleito, Comte Bittencourt, que também era deputado estadual, optou em continuar na Assembleia Legislativa. Bagueira estava na linha sucessória e virou prefeito em exercício.

Os vices, além de serem figuras decorativas, escolhidos para compor uma chapa cumprindo a lei eleitoral, sempre são vistos como uma sombra ameaçadora para o titular do cargo.

No caso de Axel e Bagueira, alguns vereadores ficaram surpresos, porque não existe nenhuma afinidade política e muito menos de amizade entre os dois.

A não ser que Bagueira queira repetir Comte Bittencourt, eleito vice-prefeito duas vezes para compor chapa, mas nunca sentou na cadeira de prefeito em Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Candidato a vice-prefeito de Niterói é deputado e vereador licenciado

  1. Já dizia Leonel de Moura Brizola : “Tem que dar atividade para o Vice, senão ele conspira para te derrubar”.

  2. Este é o “modelo democrático” de fazer política do grupo do prefeito Rodrigo Neves. Cada um dos seus seguidores, quando se candidata à uma função pública, sempre deixa outra vaga, no Executivo ou no Legislativo, para, em caso de derrota, retornar às funções de origem. Ou seja, não ficar desempregado.

  3. Quando a então Vereadora Tânia Rodrigues resolveu assumir o mandato de Deputada Estadual na vaga deixada pela Deputada Cidinha Campos, pois esta se licenciou para assumir um cargo no executivo estadual, a referida Vereadora teve que renunciar o mandato de Vereadora na CMN, ficando logo em seguida sem mandato, pois Cidinha brigou com o Governador e voltou para Alerj.
    Agora, em 2019, os amigos Vereadores do Bagueira aprovaram casuísticamente uma lei que permitiria ele assumir o mandato de Deputado sem a necessidade de renunciar o mandato de Vereador.
    Ser presidente da CMN tem estas vantagens…

Comments are closed.