New here? Register. ×
×

Niterói ganha nova e inovadora cervejaria, totalmente sustentável

Escrito por Luiz Antonio Mello às 08:14 do dia 14 de setembro de 2019
Sobre: No Cafubá
14set

Foi lançada na sétima edição carioca do Mondial de la Bière, no Pier Mauá, a cerveja Masterpiece, de Niterói. O Mondial é um dos eventos mais prestigiados do setor cervejeiro da América do Sul.

Amigos de infância, André Valle e Mauro Brugger se associaram e construíram no Cafubá a sede da cervejaria com fábrica, cozinha experimental e bar. A Masterpiece terá capacidade para produzir 120 mil litros por mês, mas a produção inicial será de 20 mil litros por mês. Sua brassagem será em panela elétrica.

A fábrica foi toda planejada para diminuir o impacto ambiental, com o máximo de eficiência. O projeto ganhou 80 painéis solares, totalizando 30 mil watts de potência, capazes de atender a toda demanda da fábrica e do bar, que será aberto até o fim do ano. Isso também permite que a área destinada à fabricação das cervejas utilize apenas energia elétrica, sem qualquer emissão de CO².

— Queremos ser a cervejaria mais sustentável do Brasil. E com as melhores cervejas também, é claro – afirma André Valle, o idealizador do projeto, engenheiro com Pós-Doutorado e Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas.

Ele costumava visitar as fábricas de cervejas norte-americanas e acompanhou a evolução deste setor nos EUA. “Percebi que o processo ocorrido nos Estados Unidos, das cervejas artesanais passarem de 1% para 15% de market share, aconteceria no Brasil anos depois. É isso que estamos vivendo agora”, comenta André Valle.

André monitora o mercado de cerveja artesanal há quase 30 anos e já visitou mais de 100 cervejarias. Há cerca de dois anos, começou a pensar na Masterpiece, realizando o sonho de ter a sua própria fábrica. Paneleiro, partiu para fazer cursos técnicos e de produção até convidar Mauro Brugger para se tornar seu sócio. Mauro é o dono do terreno onde a fábrica foi construída.

Preocupados com a saúde do meio ambiente os empresários explicam que um reservatório com capacidade para 5 mil litros vai armazenar água de chuva que será usada para limpeza. O descarte de malte é transformado em barras de cereal, cookies e brownies que serão servidos no bar.

O resíduo da produção passará por uma câmara de equalização para neutralizar seu ph, antes de seguir para a rede de esgoto. Para as futuras entregas, um carro elétrico que será “abastecido” na própria fábrica. Na cervejaria, garrafa não entra: toda a bebida será enlatada.

Em parceria com a Ball Corporation, líder global na produção de latas de alumínio para bebidas e que lidera no Brasil o movimento #VADELATA, foi possível adotar o uso exclusivo das latas no envase das cervejas que não estiverem em barris, gerando um melhor aproveitamento de espaço no armazenamento e garantindo a opção pela embalagem mais amiga do meio ambiente: as latinhas, que são 100% e infinitamente recicláveis. O envasamento será feito na própria fábrica.

O bar da Masterpiece, com previsão de inauguração até dezembro deste ano, promete trazer outras boas surpresas. Serão oito cervejas da linha fixa e mais seis novidades, plugadas semanalmente, em caráter experimental. Lá também será possível encontrar as guloseimas feitas com os insumos reaproveitados da fábrica e produtos da marca, em uma experiência diferenciada, embalada por bandas de rock, blues e jazz. Para matar a fome, o lugar conta com um espaço para food trucks.

Leia também:

Sharing is caring

Luiz Antonio Mello
Luiz Antonio Mello
Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.
|

3 thoughts on “Niterói ganha nova e inovadora cervejaria, totalmente sustentável

Comments are closed.

Menu