New here? Register. ×
×

Do Natal ao carnaval, Sohail faz a festa

Escrito por Gilson Monteiro às 10:32 do dia 21 de dezembro de 2018
Sobre: Noel no samba
21dez

Há 40 anos ele repete uma rotina na segunda quinzena de dezembro. Veste sua tradicional roupa vermelha, de veludo italiano com detalhes em pelúcia importada, e além do peso de 4,5 quilos da vestimenta, enfrenta feliz um calor que tem beirado a casa dos 40 graus.

Seu nome é Sohail Saud, que na mocidade se encantou pelo teatro, mas que agora só  faz dois papéis. No Natal, ele representa muito bem a figura de Papai Noel, fazendo muitas crianças e até adultos, se emocionarem com suas palavras e gestos. No carnaval, veste a fantasia da Viradouro e desfila pela avenida comandando a Ala dos Artistas, que fundou há 46 anos e dirige juntamente com a mulher Suely.

Sohail diz que não faz regime para manter a estatura física (gordinho) e também treina para a voz ficar como a de um idoso, para não se diferenciar da figura tradicional. Ho! Ho! Ho!

No dia 24 de dezembro cumpre agenda intensa. Começa às 18h e nunca termina antes das 2 da manhã. Inicia a noite distribuindo presentes para as crianças em hospitais e orfanatos, levando mensagem de muitos sonhos.  Por último, se dirige aos adultos. Muitos gostam de receber as lembranças das mãos de Papai Noel, que sempre deixa uma palavra de otimismo e de esperança para o ano seguinte.

Já teve ano em que um pai não tinha condições de comprar os presentes dos filhos para entregar na noite de Natal. Comprou-os depois e pediu a Sohail para Papai Noel entregar no dia 31.  Ele se paramentou como o Bom Velhinho e disse para as crianças que seu helicóptero tinha dado problema, por isso estava chegando com uma semana de atraso. Foi uma alegria só.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Do Natal ao carnaval, Sohail faz a festa

  1. Meu primo HABIBI!! É assim que o chamo, sempre de bem com a vida e sorridente .Sohail é filho de meu tio-avô , Esper Saud, onde completou um século de vida trazendo alegria e ensinamentos . Sohail tem a genética do pai e ainda trará alegria a muitas crianças , porque seu nome é ESPERANÇA !!

  2. Meu amigo Sohail sempre foi uma figura emblemática em Niterói. Com sua simpatia contagiante se fazia sempre presente na vida cultural na nossa cidade. Não há Niteroiense que não conheça o meu amigo Sohail, portanto é com muito orgulho e alegria que o cumprimento com muitas saudades, pois hoje moro na cidade do Rio de Janeiro, reconhecendo de forma contundente o seu valor. Parabéns amigo!

Comments are closed.

Menu