New here? Register. ×
×

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Escrito por Gilson Monteiro às 19:37 do dia 25 de abril de 2024
Sobre: Mamma mia
  • Secretário de Educação de Niterói na Itália
25abr
Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe

Com mais de três mil crianças sem creche ou escola em Niterói, segundo denúncia da Defensoria Pública do Estado do Rio, o Secretário de Educação, Bira Marques, passou uma semana na Itália. Nas redes sociais, ele diz que foi lá para conhecer como as escolas devem colocar a criança “no centro do processo educativo”.

Desde o ano passado, porém, mães tentam conseguir uma vaga nas creches e escolas para seus filhos. Em fevereiro, diante da promessa de novas vagas, centenas de mães fizeram fila na porta da Secretaria de Educação, mas muitas ainda aguardam resposta. Naquele mesmo dia, a Câmara de Vereadores aprovava a criação da 66ª secretaria municipal, a da Mulher, para a esposa de Rodrigo Neves ser a titular.

De fato, a dupla Axel Grael/Rodrigo Neves faz escola. Gostam tanto de viajar para fora do país que o secretário de Educação acabou aprendendo a lição. Bira Marques foi com sua equipe para um “período de imersão” nas escolas de Milão e Reggio Emilia para aprender “novas experiências, a fim de avançar ainda mais as Umeis de Niterói”, postou ele no Instagram.

O prefeito Axel Grael e seu secretário executivo, Rodrigo Neves têm optado por gastar os mais de R$ 6 bilhões de arrecadação do município em obras faraônicas, em megas eventos e shows milionários, visando às eleições de outubro para continuar mantendo a estrutura viciada e inchada de 66 secretarias e órgãos. Estes pagam mais de 10 mil cargos comissionados, dos quais a grande maioria só aparece no fim do mês para receber.

Três mil de fora

Segundo a Defensoria Pública, no início de 2023, quando entrou com ação civil pública contra o município de Niterói, havia cerca de 3.000 crianças à espera por uma vaga em creche municipal.

Atualmente, o número dos  que estão aguardando uma vaga, não tem sido divulgado pela prefeitura de Niterói, em descumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo a qual o poder público deve “divulgar a lista de espera nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista”.

A Defensoria obteve uma liminar, mantida pela Quarta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, determinando prazo para a prefeitura de Niterói matricular as crianças inscritas em seu cadastro, seja em sua rede municipal ou em creches e escolas particulares, arcando com as despesas de matrícula e as relativas ao transporte escolar, material, uniforme e merenda sob pena de bloqueio e sequestro de verba pública correspondente às mensalidades da rede privada.

A decisão, porém, não atende as necessidades imediatas dos responsáveis e das crianças. O prazo para a prefeitura de Niterói cumprir a liminar foi dilatado pelos desembargadores para até julho deste ano.

Para a Defensoria, a falta de vagas nas creches e escolas é uma grave violação dos direitos das crianças, prejudicando o desenvolvimento de meninos e meninas nos primeiros anos de vida, além de impactar na vida de milhares de mães que dependem desses equipamentos para criar e educar seus filhos.

– A universalização do acesso à creche é uma pauta histórica da Defensoria Pública. O poder público não pode ficar inerte, prejudicando o desenvolvimento das crianças que, nessa fase da vida, experimentam uma janela de oportunidades incrível. Vamos cobrar da Prefeitura de Niterói o cumprimento dessa decisão, inclusive publicidade dos atos e da fila – ressalta o coordenador de infância e juventude da Defensoria, Rodrigo Azambuja.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

17 thoughts on “Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

  1. Educação não se aprende nas escolas, mas em casa. As escolas são meros depósitos de crianças que serão doutrinadas por pseudo-educadores para depois se transformarem em eleitores do Lula.

  2. Niterói da show, mas de vergonha, agora quer fazer um CAS na esquina da Mal. Deodoro com a Aurea Lima, ou seja, quer transformar aquele logradouro, que é vizinho de escolas infantis, universidade, supermercado, condomínios e residências numa nova CRACOLANDIA. Os moradores das imediações estão fazendo um abaixo-assinado e não vão cruzar os braços. Para assinar é só acessar o link. https://chng.it/sqNJTFjxDF

    1. A educação pública serve aos trabalhadores e trabalhadoras para formação e alguns cuidados de seus filhos e filhas. Quem tem como pagar outro tipo de educação, que o faça!
      Mas o direito à educação pública é inalienável! Ou pelo menos deveria!

  3. Sabe qual é a verdade a maioria dessas mães e pais que não conseguiram colocar seus filhos para estudar foram os mesmos que votaram nesses dois incompetentes que estão na frente da gestão de Niterói e sabe qual é a verdade essas mesmas pessoas irão votar neles de novo o povo não aprende não cobra e parece que está tudo bom sem vagas nas escolas saúde precária e segurança não existe e os gestores contratando comicionados e viajando com o dinheiro do povo mas no final de tudo eles ainda vão ganhar mais uma eleição porque tem um povo que adora esses caras.

  4. STF deu como trânsito em julgado o processo dos concursados da Educação de 2008 para que o município cumpra a ordem de convocar todos dos editais 001/2008 e 002/2008.

    Faltam profissionais nas escolas, professores P1, P1 APOIO, P2, pedagogos, auxiliares de portaria, agentes administrativos, merendeiros, etc. Os profissionais estão sobre carregados.

    Município rico com apenas 94 unidades, 500 mil habitantes, com arrecadação de 6 BILHÕES, ROYALTIES DO PETRÓLEO…

    FALE SOBRE O DESCUMPRIMENTO DA ORDEM JUDICIAL DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE O MUNICIPIO FAZ CONTRA OS CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO DE 2008.

    #FORABIRAMARQUESNITEROIFME
    #FORAAXELGRAELNITEROI

    CHEGA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA!!!!!

  5. Total falta de sensibilidade desses camaradas da prefeitura de Niterói. Qual valor agregado para os pais que não conseguem matricular seus filhos ao saber que esse servidor (?) público municipal encontra-se em uma viagem pela Itália ? NENHUM VALOR FOI AGREGADO !!!
    Cada vez mais sair de casa para votar torna-se uma atividade inútil pois a mesma turminha acaba se elegendo em razão da ignorância política da maioria.
    Basta ver quem voltou a se candidatar ao sair de cargo da prefeitura. Mais do mesmo como sempre, infelizmente.
    O sujeito viajando pela Itália e a lagoa de Itaipu secando. Belas prioridades tem essa prefeitura atual.

  6. Infelizmente é o que está acontecendo em nossa querida cidade. Faltam escolas,creches,profissionais de educação, da saúde.
    Pergunto aos senhores, será que a população está satisfeita com este governo?
    Hoje mais uma vez tive uma surpresa com a prefeitura do garoto das praças. Fui ao nosso respeitadíssimo Instituto Vital Brazil para tomar a vacina da gripe e qual foi a minha e da minha esposa,que a mesma não estava liberada para as outras faixas etárias,somente para acima de sessenta anos e para profissionais da saúde.
    Questionei a senhora e a mesma não soube informar o porquê não estava liberada e ela me lembrou que em quase todo o Estado do Rio de Janeiro a vacina da gripe e outras vacinas estão liberadas para toda a população.
    Senhores, não mais palavras para estar indignado com este nosso prefeito Zé pracinha.

  7. Faça um favor a Niterói. Nas próximas eleições, IGNOREM OS SEGUINTES CANDIDATOS: DADO FOLLY, ANDRIGO DE CARVALHO, ADRIANO BOINHA, FABIANO GONÇALVES, ANDERSON PIPOCO, LEANDRO PORTUGAL, LEONARDO GIORDANO, BINHO GUIMARÃES, RODRIGO FARAH, EMANUEL ROCHA, BETO DA PIPA, RENATO CARIELO. Esses bandidos se venderam à dupla BATMAN E ROBIN.

  8. Que sirva de alerta para a população de niteroi tirar esses sanguessugas do poder. Porque o dinheiro arrecadado do petróleo seria para educacao saúde e uma reserva para o futuro. E essa fonte vai secar
    O meu neto de 2 anos aguarda vaga em creche. Na posição 241 e até agora nada. E uma vergonha.

  9. Hoje as crianças estão matriculadas na escola, porém não tem professores,o pior,isso acontece nas creches,onde os pais têm necessidade das crianças em aula nas creches para trabalharem.Temos uma cidade rica porém educação e saúde não funcionam,o que deveria ser de qualidade,que é nossa necessidade, está uma porcaria,um excesso de secretarias para se criar novos cargos gastando dinheiro público e as secretarias que deveriam ter um investimento maior não têm ou estão mal administradas por conta de acordos políticos!

      1. Essa e a farra do boi!!
        Dinheiro fácil, a justiça faz vista grossa !!
        E tudo que eles precisam.
        O povo de Niterói e muito pacivo vai colocar esses gatunos de novo na prefeitura.

    1. Temos que votar em outra gestão essa que está aí do pensa no financeiro e dane se os filhos de pobres e pobres acorda Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *