New here? Register. ×
×

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Escrito por Gilson Monteiro às 18:32 do dia 18 de abril de 2024
Sobre: Filme antigo
  • Cine Icaraí abandonado, Niterói
18abr
Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói

Mais uma vez caiu o tapume que veda a entrada do antigo Cine Icaraí. Moradores vizinhos reclamam do descaso com a coisa pública dispensado de Norte a Sul da cidade pela administração de Niterói, a cargo da dupla Axel/Rodrigo. Fechado desde 2006, mas alvo de transações imobiliárias entre a prefeitura, uma construtora e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o que deveria ser um espaço cultural virou, faz tempo, latrina de moradores de rua e esconderijo de cracudos.

O tapume caiu na madrugada desta quinta-feira (18). Somente à tarde apareceu uma equipe da prefeitura para fazer o remendo de sempre, pregando as placas de alumínio. Há mais de duas semanas, a prefeitura vem sendo alertada pelos síndicos vizinhos de que estava caindo reboco da fachada. A providência tomada foi a de apenas interditar a calçada com uma fita amarela, deixando cadeirantes e mães com carrinhos de bebê andando no meio da rua.

Os síndicos de trechos da Avenida Alberto Torres e da Rua Álvares de Azevedo estão formando uma comissão para cobrar providências do município. Apontam a gravidade da situação que o abandono do antigo cinema provoca na vizinhança, como a insegurança para quem necessita transitar por aquele movimentado trecho de Icaraí.

Todo mundo condena a conivência da UFF, considerada a inteligência da cidade, uma instituição centenária e respeitada, com a administração da prefeitura, o que vem sendo alvo de repetidas investigações do Ministério Público estadual.

A obra de restauração do Cinema Icaraí é um imbróglio danado. O imóvel que foi comprado pela UFF, depois cedido para a Prefeitura de Niterói, envolve cifras milionárias. O projeto de restauro e transformação do espaço em um centro cultural está sendo questionado pelo Tribunal de Contas do Estado, que aponta superfaturamento nas propostas apresentadas pela Emusa para a realização da reforma.

Seria de suma importância para Niterói se a UFF participasse de parcerias com a prefeitura nas áreas de mobilidade urbana, educação, transporte e saúde, inclusive com a abertura da emergência do Antônio Pedro, cujo prédio do hospital foi cedido para a universidade com a condição de manter também um pronto-socorro.

A prefeitura agora tem repassado dinheiro para a UFF, que já recebe milhões do MEC, como os R$ 20 milhões destinados à universidade para a conclusão do prédio do Instituto de Arte Comunicação e Cinema, no Campus do Gragoatá. Outros milhões também estão sendo entregues pela prefeitura à UFF para a execução de projetos que não trazem nenhum retorno ou benefício para a população nem para a cidade. Com sua Reitoria instalada no prédio do antigo Cassino Icarahy, pelo jeito agora o jogo é o do interesse político.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

  1. Acho que a Construtora que era dona do imóvel em questão enterrou uma caveira de burro no terreno, antes de ser indenizada pela Prefeitura em função da desapropriação do mesmo.

  2. A obra na Praça Araribóia já dura 3 meses. Uma vergonha tanto tempo apenas para colocar pedra portuguesa. Não resta dúvidas de que o prefeito vai deixar para terminar próximo da eleição em outubro.

  3. Bom dia.
    O Niterói Palace Hotel atrás do Plaza shopping,agora não está permitindo que os motoristas parem na rua em frente ao Hotel,do lado de fora da calçada do Hotel,dizendo que a rua faz parte do Hotel, inclusive colocaram cones para impedir que os motoristas parem,mas dizem que os hóspedes do Hotel podem parar. E segundo eles a guarda municipal de Niterói disse para o hotel que aquela parte da rua pertence ao Hotel.

    1. Gilson, faça uma matéria sobre o casarão histórico de 110 anos (pasmem!) de portugueses que a prefeitura comprou no Fonseca (Alameda, perto do Mc Donalds e estação Mercês), e LARGOU! A casa está se degradando com o tempo. Já roubaram TODAS as janelas históricas de ferro e estão roubando o que mais conseguem levar de dentro da casa já que, como falei, está ABANDONADA. Um crimes contra a história de Niterói e o bairro do Fonseca. O que seria um centro cultural virou um nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *